4 estratégias para gerar leads qualificados

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Sua empresa precisa gerar leads de Vendas B2B, mas não sabe por onde começar? Encontrar decisores online é um bom começo. 

“Caçar” perfis interessantes nas redes sociais é o primeiro passo para ampliar a sua base e priorizar a prospecção ativa.

 Nesse conteúdo, falaremos dessa e outras estratégias de geração de leads que podem ser aprimoradas com o auxílio de um software de vendas. Contar com o suporte das ferramentas tecnológicas é fundamental para refinar a qualificação e gerar leads com potencial de compra.

 Se você se interessou pelo assunto e quer gerar  leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.


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Conheça 4 estratégias para gerar leads

A seguir, resumimos 4 técnicas que vão ajudar você a aprimorar o processo de geração de leads a partir do estudo do Ideal Customer Profile (ICP) — ou perfil de cliente ideal — e dos lugares certos para encontrá-lo.

1. Utilize as redes sociais a seu favor

 A internet não serve somente para a prospecção passiva. Para além dos anúncios, o mundo online é uma ótima fonte de pesquisa. E não estamos falando apenas dos buscadores. Isso vale também para os seus clientes em potencial!

O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente fonte para prospectar online. O mecanismo de busca avançada dessa rede social permite utilizar palavras-chave e outras informações como nome, sobrenome, cargo, empresa, instituição de ensino e localidade, para encontrar leads mais qualificados.

 Além disso, é possível ganhar a confiança de um decisor mais rapidamente ao pedir para ser apresentado por um contato em comum.

2. Crie Landing Pages atrativas

 Landing Pages e formulários com boas ofertas de valor ajudam a gerar leads de maneira orgânica para o seu negócio. No entanto, para que um lead se sinta realmente atraído pela sua proposta, a oferta deve possuir valor agregado, ou seja, algo que de fato fará diferença no contexto do seu lead.

Além disso, certifique-se de que os conteúdos disponibilizados por meio da sua Landing Page tenham download gratuito, pois isso também impulsiona a decisão do leitor de compartilhar os dados dele com a sua empresa.

Entre os materiais mais comuns nas LPs estão os e-books, planilhas, webinars, infográficos e demais conteúdos que dialoguem com as dores da persona.

Os blog posts também são aliados importantes, pois tendem a responder mais rapidamente aos anseios do seu lead, despertando nele o interesse de conhecer melhor o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

 3. Capriche no fluxo de nutrição

Sabe aqueles leads que têm algum potencial de compra, mas que ainda não estão maduros o suficiente para fecharem negócio?

O ideal é não enviá-los diretamente ao departamento de Vendas, pois isso apenas sobrecarrega os vendedores, que precisam direcionar grandes esforços para tentar converter um lead morno.

No entanto, esse lead também não está completamente perdido. Caprichando no fluxo de nutrição, seu time comercial poderá aquecer essa oportunidade de venda até que o lead obtenha a prontidão de compra. Isso pode ser feito por meio do envio de materiais ricos compatíveis com as dores do seu lead e com o nicho de mercado em que ele atua.

4. Estude o comportamento do usuário

Conhecer a fundo o seu perfil de cliente ideal (ICP) talvez seja a parte da estratégia mais importante para gerar leads qualificados. Afinal, se você não sabe quais são as características do seu potencial cliente, como vai alcançá-lo?

Será que você está prospectando o cliente certo? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco para encontrar bons leads!

É fundamental estudar o comportamento do lead que chega ao seu funil para validar o fit de negócios dele com a sua empresa. Sabemos o quanto essa tarefa é desafiadora, especialmente para quem trabalha com uma base de leads volumosa.

Uma maneira muito eficaz de validar o fit e identificar o grau de prontidão de compra do seu lead é investindo em softwares de venda.

Sobretudo no segmento de vendas complexas B2B, esse tipo de ferramenta é essencial para refinar a qualificação de leads e, assim, permitir que o time comercial trabalhe somente as chances claras de negócio.

 

Por que gerar leads é importante?

 Gerar leads é importante em qualquer processo comercial, já que os leads são o “coração” da empresa. Sem eles, não há negociação. Contudo, mais do que se preocupar com a quantidade de leads gerados, o gestor deve priorizar a qualidade desses leads.

 Isso significa que a base de oportunidades da empresa deve reunir leads com potencial de compra. Caso contrário, o custo de aquisição será elevado, pois os vendedores terão que gastar muito tempo e recursos extras para tentar converter um lead que ainda não está maduro o bastante para a compra.

 Como vimos, as estratégias acima ajudam a gerar leads qualificados, mas elas não funcionam tão bem sozinhas. Para explorar ao máximo as estratégias de geração de leads, é imprescindível contar com ferramentas tecnológicas que otimizem o processo comercial de ponta a ponta.

 O Exact Spotter, software de aceleração de Vendas B2B da Exact Sales, faz esse trabalho por meio da análise de fatores técnicos e situacionais que influenciam no comportamento de compra dos leads. Funcionalidades como lead scorting e score de similaridade ajudam o time a encontrar as oportunidades que estão mais propensas a fechar negócio.

 Outra vantagem é que o software faz o gerenciamento completo dos dados comerciais, de modo que as equipes tenham sempre em mãos as informações necessárias para prospectar com segurança e assertividade. Assim, os roteiros ficam mais personalizados, consultivos e compatíveis com o perfil de compra de cada lead que chega ao funil.

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Equipe Exact

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