O que é inside sales e como ela vem se transformando? (+ e-Book)

O que é inside sales e como ela vem se transformando? (+ e-Book)

Inside sales: descrição rápida

A Forbes diz que inside sales é simplesmente a venda feita remotamente. Em outras palavras, quando as interações entre o vendedor e o comprador não acontecem face-a-face. Quando se vende por Skype, Hangouts ou TotalVoice, a venda segue pessoal. Mas diminui-se o impacto das distâncias e flexibiliza-se o tempo.

 


Tempo de leitura: 2 minutos

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  • Vendas remotas

 

Como assim, você ainda faz field sales?!

Muitas empresas ainda possuem equipes de field sales. Vendedores vão a campo e fazem visitas, por vezes infrutíferas. Talvez faça sentido para as empresas cuja cadeia dependa de trade marketing… afinal, aumentar o interesse de um atacadista, varejista ou distribuidor passa pelo teste in loco. Mas para a grande maioria dos negócios – especialmente startups e PMEs -, a coerência está num processo comercial mais rápido e barato.

Algumas necessidades comuns incluem:

  • Otimização do trabalho de vendedores
  • Melhor evangelização de leads e clientes
  • Diminuição do tempo de conversão em venda
  • Queda do custo de aquisição de clientes
  • Aumento do faturamento

Aí não tem jeito: field sales deixa de ser uma opção inteligente. O caminho a seguir, então, passa a ser inside sales. A estratégia comercial tem se popularizado justamente por atender às demandas listadas. Olhe para o seu negócio: não faz sentido aderir ao movimento?

Rumo ao futuro

O boom das inside sales começou em 2008, quando vendedores passaram a usar redes sociais, chats e videoconferência, para prospectar. Hoje até mesmo as grandes corporações adotaram essas ferramentas ao processo comercial.

Até meados de 2015, o comum era usar a internet – com destaque para o LinkedIn – para encontrar contatos.  O que se percebeu é que, ainda que você obtenha um grande volume de dados, nem todos rendem oportunidades de negócio. Para ser eficaz, a inside sales depende de inteligência comercial.

Ferramentas como o Exact Spotter, por exemplo, surgiram para sanar esta demanda. O software dá suporte a uma metodologia de prospecção ativa que permite segmentar e qualificar leads. Hoje, cerca de 600 empresas brasileiras incorporaram inteligência artificial ao processo comercial. Com resultados animadores, a tendência é que a adesão aumente.

Atualmente, a taxa de conversão de apresentações para vendas das empresas que utilizam a ferramenta está em 17%. Muito acima dos habituais 6% a 8%.

Sua empresa está pronta para inside sales?

Provavelmente sim. Você só precisa de um pouquinho de apoio. Temos alguns conteúdos que podem ajudar você a descobrir o grau de maturidade da sua empresa.

Para onde eu vou agora?

Faça o download do livro Faça sua venda inside sales decolar: o guia dos resultados. Ele é fruto de uma parceria entre a Exact Sales e a ERPFlex, duas empresas que estão na vanguarda desta evolução.  Ou cadastre o seu e-mail no campo ao lado para receber convites exclusivos para eventos de marketing e vendas.

 

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Para checar a aplicabilidade de inside sales na sua empresa, peça um diagnóstico gratuito.

 

Scheila Farias Silveira, conteudista