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O guia completo para discurso de vendas por telefone

#290 (1)
  • Por Equipe Exact
  • 22 junho 2023
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Foi-se o tempo em que o discurso de vendas por telefone era formulado com técnicas tradicionais, a exemplo da repetição insistente de ligações ou daqueles contatos onde o vendedor fala, fala, fala e não dá espaço para o cliente argumentar.

Atualmente, com as evoluções trazidas pela transformação digital, as vendas pelo telefone ganharam uma nova roupagem, completamente diferente dos métodos convencionais. A escuta ativa é um dos diferenciais desse novo tipo de abordagem.

Além disso, o uso dos dados comerciais para conhecer a fundo o lead e estreitar relações com ele também ganhou força. Isso é essencial para que os vendedores consigam elaborar roteiros mais humanizados, empáticos e consultivos.

Quer entender melhor essa relação? Preparamos este guia completo que explica por que vale a pena investir no contato telefônico e dá dicas de como montar um discurso de vendas impecável neste canal. Vamos lá!

Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.

 

Discurso de vendas por telefone: por onde começar?

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao pensar em discurso de vendas por telefone é a seguinte: as cold calls evoluíram. Como dissemos na introdução, não existe mais a concepção de que é necessário convencer o lead a todo custo, empurrando um produto ou serviço que pouco ou nada tem a ver com ele.

Saber com quem você está falando é, portanto, um bom ponto de partida para começar a elaborar seu discurso de vendas. Na era da cold call 2.0, é esse conhecimento que vai munir o vendedor de argumentos compatíveis com o perfil de compra de cada lead. Isso é imprescindível para um diálogo fluido e consultivo.

Outro ponto de atenção é que, como a disponibilidade de informações é vasta hoje em dia, o vendedor precisa entender que seu lead provavelmente já está por dentro das soluções que serão oferecidas. Basta um tempinho navegando na internet para avaliar a autoridade e a reputação de uma marca, por exemplo.

Por isso, antes de começar a preparar seu discurso de vendas por telefone, faça uma reflexão e avalie se os argumentos que você está construindo realmente dialogam com o propósito da sua empresa. Se houver incoerências, o prospect perceberá e pode imediatamente perder o interesse na chamada.

E o momento certo para ligar? Você sabe qual é? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como não perder o timing da ligação!

Por que investir nesse canal de discurso de vendas?

Engana-se quem pensa que o telefone se tornou um meio de contato obsoleto. Na verdade, o que ficou pra trás foram os velhos métodos de abordagem por esse canal. Hoje em dia, graças às inovações tecnológicas, o contato comercial por telefone se tornou mais fluido, dinâmico e cativante.

Com o auxílio de um bom suporte tecnológico, o vendedor consegue acompanhar o histórico de interações com aquele prospect em tempo real durante a ligação. Desse modo, consegue prestar um suporte mais eficiente e adequado, sem falar na agilidade de já entrar na ligação estando por dentro das dores e interesses do prospect.

Nesse sentido, o telefone se torna um canal de comunicação imbatível em termos de instantaneidade do contato. Isso acelera a negociação e favorece a condução de um diálogo direto, claro e objetivo, de modo que o lead possa se posicionar de imediato diante das propostas do vendedor.

Este, por sua vez, estará munido de um roteiro consultivo planejado previamente, o que possibilita contornar de prontidão as objeções apontadas pelo lead, ganhando a confiança dele a partir dos diferenciais da solução oferecida.

Em linhas gerais, podemos dizer que o contato por telefone também é vantajoso pelos seguintes motivos:

  • Permite trabalhar com uma quantidade maior de leads, o que significa mais oportunidades de venda;
  • Acelera a decisão de compra, pois a superação das objeções e a construção de valor no diálogo imediato favorece o posicionamento do lead;
  • Possibilita avaliar as interações em tempo real, o que fortalece o relacionamento com o lead e torna a negociação mais humanizada;
  • Contribui para replicar padrões de sucesso, já que as ligações podem ser gravadas e estudadas posteriormente pelo gestor e equipes nos treinamentos.
  • Facilita a inserção de gatilhos mentais, porque a interação é mais instantânea e imediata, o que favorece o uso da inteligência emocional.

Se você ainda está em dúvidas sobre o potencial do telefone como canal de vendas, veja mais de 30 dicas comprovando que as cold calls ainda funcionam! 

 

Quais características tem o discurso de vendas ideal?

Já demos algumas pistas sobre o que não pode faltar em um discurso de vendas por telefone. A empatia, por exemplo, é crucial para que o lead estabeleça uma relação de confiança com o vendedor e não queira abandonar o contato.

Se o vendedor inicia o diálogo sem demonstrar interesse pelo contexto do prospect – como se aquele lead fosse apenas mais uma das centenas de oportunidades de vendas – é bastante provável que a conversa fique superficial.

Uma excelente maneira de aprofundar o relacionamento já no primeiro contato é praticar a escuta ativa. Quanto mais o vendedor se propõe a ouvir o lead, mais informações ele consegue obter sobre aquele contexto específico.

Dessa forma, poderá se colocar no diálogo a partir dos pontos de dor que o próprio lead trouxe, fazendo assim um gancho com as funcionalidades do produto em questão e mostrando como a solução “dá conta do recado”.

Além da empatia e da escuta ativa, outra característica de um discurso de vendas ideal é a geração de valor em relação ao produto. Isso pode ser feito não só por meio da apresentação das funcionalidades, vantagens e diferenciais da solução, mas, também, com o ganho de autoridade a partir de evidências de cases de sucesso.

Nesse sentido, pontuamos alguns quesitos que vão ajudar você a estreitar os laços com o prospect, estimulando o engajamento e acelerando a decisão de compra. Vamos então ao que é necessário em um discurso de vendas ideal:

  • Definir o momento mais adequado para abordar seu lead conforme o horário corporativo dele;
  • Chamar seu contato pelo nome e manter um tom de voz agradável, que demonstre empatia e autoridade ao mesmo tempo;
  • Despertar a curiosidade do seu ouvinte, de modo que ele queira saber mais sobre a sua empresa;
  • Demonstrar conhecimento sobre aquele contexto de compra, colocando-se como um consultor capaz de oferecer as melhores ferramentas ao prospect;
  • Mostrar os resultados que seu produto ou serviço pode entregar e em quanto tempo os ganhos começar a surgir;
  • Recomendar conteúdos que conversem com as dores e interesses do seu lead, preferencialmente citando cases de sucesso de um segmento semelhante ao dele;
  • Colocar-se à disposição dos prospects para dar suporte a quaisquer problemas ou objeções que possam apontar.

Discurso de vendas pelo telefone em 6 etapas

A seguir, preparamos um passo a passo para você caprichar no discurso de vendas pelo telefone, priorizando pontos como o conhecimento sobre o lead, a dinâmica da fala e a construção de valor do seu produto.

1. Identifique o perfil do lead

Ao longo do conteúdo, ressaltamos o quanto é importante estar por dentro do perfil do seu cliente para elaborar o discurso de vendas por telefone. Esse é o primeiro ponto para construir um roteiro que dialogue com os pontos de dor envolvidos, contribuindo também para que o vendedor se antecipe às objeções.

Assim, logo que o prospect apontar uma objeção, o vendedor já estará preparado para contorná-la a partir de alguma característica do seu produto. Essa característica pode ser, por exemplo, o tempo de retorno sobre o investimento, os resultados que a solução entrega, o aumento de produtividade no setor, entre outras.

Está com dificuldade para identificar o perfil do seu lead? Conheça técnicas valiosas para lidar com todo tipo de lead, do ansioso ao pechincheiro!

2. Seja educado, gentil e atencioso

Esses valores são essenciais quando se trata de qualquer tipo de abordagem de vendas. A diferença é que, no telefone, isso fica mais evidente, devido ao contato por voz. O tom de voz, inclusive, diz muito sobre o entusiasmo com que o vendedor está abordando o lead e ajuda a “trazê-lo” para o diálogo. Afinal, quem não gosta de uma conversa cativante?

Outra dica nesse sentido é evitar fazer outras tarefas enquanto está conversando com o lead. Algumas demandas operacionais, como a verificação de dados no sistema, às vezes roubam a atenção do vendedor.

Se precisar de um minutinho para checar algo, peça esse tempo educadamente ao lead e, quando estiver falando com ele, concentre-se apenas no que ele está dizendo.

3. Faça uma abordagem consultiva

O terceiro passo tem a ver com o que falamos anteriormente sobre educação e gentileza. É impossível conduzir um roteiro consultivo se o vendedor não se preocupar em dar atenção ao lead. Atuar como um consultor é justamente colocar-se à disposição para compreender todos os problemas que o lead aponta e, assim, mostrar como a sua solução seria capaz de saná-los.

Uma abordagem consultiva, portanto, não tem a ver com imposição de tendências, mas sim com a compreensão do cenário de cada lead e das dificuldades que ele enfrenta. Mais uma vez, reforçamos que escutá-lo com atenção é o que vai gerar a conexão necessária entre as partes, aprofundando o relacionamento e fazendo com que o lead se sinta seguro para fechar o negócio.

4. Demonstre autoridade no seu tom de voz

As palavras escolhidas e o ritmo da conversa têm muita influência no modo como o lead vai lidar com seu discurso de vendas por telefone. Mas pouco adianta escolher as palavras certas e manter um diálogo dinâmico se o tom de voz não estiver adequado.

Falar baixo demais, além de dificultar o entendimento, pode dar a entender que o vendedor não está no seu melhor dia e que não quer “render” assunto. Por outro lado, falar muito alto assusta o lead e pode transparecer uma impressão de arrogância. Portanto, busque o equilíbrio no tom de voz para mostrar autoridade sem perder a simpatia.

5. Evite falar de preço antes de valor

Quando o lead já está bastante avançado na negociação, é natural que o diálogo acabe indo mais para o lado do preço. No entanto, o vendedor precisa ter cuidado para que isso não vire a tônica do diálogo.

É muito mais interessante falar do valor do produto em vez de já dizer o preço de imediato. Isso porque, quando o cliente entende os ganhos que terá com aquela solução, ele passa a pensar a partir da lógica do custo-benefício. E aí o preço não vai assustá-lo.

6. Dê o tempo do lead, mas crie um senso de urgência

Um erro muito comum nos roteiros de venda por telefone é não dar tempo para o lead falar. Outra falha clássica é querer se antecipar às respostas dele, como se estivesse exigindo uma decisão em tempo recorde.

Se o lead pediu um tempo para pensar, dê esse tempo, mas lembre-se de que manter o contato aquecido é essencial. Ofereça opções de data para um novo contato e procure despretensiosamente criar um senso de urgência no seu lead.

Isso pode ser feito utilizando o gatilho mental da escassez, por exemplo, o que o impulsiona a decisão.

A importância da qualificação

Ao longo do conteúdo, falamos do quanto é importante estabelecer uma relação de confiança com o lead já no primeiro contato. Afinal, a fluidez na negociação depende disso. Caso contrário, o vendedor pode acabar perdendo o prospect no meio ou fim do funil mesmo tendo empreendido grandes esforços para cativá-lo nas etapas anteriores.

Especialmente no segmento B2B, essa conexão e segurança são decisivas para que o lead possa avançar naturalmente no ciclo de vendas. Um discurso bem construído é um combustível extra nesse processo. Mas o pontapé inicial é, sem dúvida, a qualificação de leads.

Somente com uma qualificação aprofundada o seu time comercial terá uma base de contatos sólida o bastante para prospectar ao telefone sem medo. Contudo, reconhecemos que essa não é uma tarefa simples.

Não à toa, existem no mercado diversos softwares especializados em qualificação de leads. Um exemplo é o Exact Spotter, solução de Vendas B2B da Exact Sales. O Spotter é um LRM (Lead Relationship Management) que opera a partir de metodologia exclusiva para atestar o grau de prontidão de compra de cada lead que chega ao funil.

Conheça melhor as ferramentas para Vendas B2B e entenda por que um LRM inteligente é destaque nesse segmento!

A partir de um minucioso trabalho com a inteligência de dados, o Spotter filtra automaticamente os leads que têm fit com a sua empresa para que o time de Vendas trabalhe apenas as chances claras de negócio.

Isso otimiza a passagem de bastão entre pré-vendedores e vendedores, reduz o Custo de Aquisição (CAC) e permite elaborar roteiros personalizados e consultivos. Afinal, com uma base de dados ricos em mãos, fica muito mais fácil conhecer a fundo seus leads e saber quais argumentos utilizar no seu discurso de vendas por telefone.

Outro diferencial do Spotter é a integração prática com o CRM e outras ferramentas de automação de Marketing, proporcionando ao time comercial um controle ainda mais amplo de todas as jornadas do funil B2B.

A seguir, pontuamos as funcionalidades, benefícios e diferenciais do Spotter conforme as principais frentes de atuação da ferramenta.

Geração e enriquecimento de leads

  • Searching: entenda o potencial do mercado e gere listas de leads que têm fit com seu negócio com a funcionalidade de Big Data do Exact Spotter.
  • Plugin Linkedin: otimize suas prospecções no LinkedIn com um plugin que importa os contatos da rede social com suas informações cadastrais direto para a plataforma.
  • Buscador de contatos: descubra o nome e o LinkedIn dos decisores de compra a partir do nome da empresa e o cargo que você deseja prospectar.
  • Validador de e-mails: descubra o email da pessoa que deseja prospectar ou avalie se um email que já possua previamente, de fato, existe.

Conexão e ativação da base

  • Webphone: realize chamadas diretamente pelo Exact Spotter, onde as informações de ligação (como a gravação de chamada e tempo de duração) serão armazenadas automaticamente.
  • Whatsapp Business: agilize o seu atendimento via WhatsApp por dentro do Exact Spotter, mantendo o controle das interações com os leads em apenas um lugar e os registros de conversa na timeline do lead.
  • Cadência de email: se conecte ao seu lead e garanta escalabilidade no fluxo de trabalho criando listas específicas e campanhas segmentadas, com templates padrões e variáveis, para que a abordagem com os leads seja muito mais personalizada e assertiva.
  • Workflow: padronize e automatize as tarefas e ações do playbook de atividades do pré-vendedor, criando uma cadência de contato para ampliar o potencial de sucesso da ativação de sua base.

Qualificação de leads

  • Roteiros de Abordagem: garanta que toda a equipe possua o mesmo nível técnico nos contatos realizados, com roteiros dinâmicos de abordagem que guiam o profissional na identificação das oportunidades de venda.
  • Dicas de auxílio e gatilho mental: inclua no roteiro da sua equipe dicas para auxiliar a condução da abordagem e gatilhos mentais para serem usados em momentos-chave do agendamento de reunião, influenciando na tomada de decisão.
  • Lead Score para segmentação: a partir da definição de seu Perfil de Cliente Ideal (ICP), cruzada com técnicas de qualificação, o sistema sinaliza quais leads têm potencial de compra e devem ser priorizados.
  • Score de Similaridade: por meio de um algoritmo exclusivo, atualizado em tempo real, nosso robô indica o grau de similaridade entre o perfil do lead analisado e os perfis de clientes com maior índice de fechamento de negócios em seu histórico.

Gerenciamento e controle

  • Dashboard Operacional: entregue aos profissionais de Pré-venda uma visão dinâmica do seu esforço e atingimento diário, para gerenciar de forma eficaz suas atividades e aumentar o resultado.
  • Dashboard Gerencial: tenha acesso a todas as informações de produtividade da equipe em tempo real, possibilitando tomadas de decisão rápidas e assertivas.
  • Business Analytics: faça o cruzamento de dados para geração de inteligência mercadológica e crie relatórios personalizáveis com os dados que são coletados pela equipe de prospecção diariamente para avaliar ações, enxergar tendências e ter insights táticos.
  • Sistema de Feedback de Reunião: analise a qualidade das reuniões realizadas no canal de feedback entre pré-vendedores e vendedores.
  • Gamificação da pré-venda: estimule sua equipe a gerar oportunidades qualificadas criando um sistema de recompensas em cima do volume de reuniões agendadas e qualidade de reuniões.
  • Integração do Funil: automatize seus processos e tenha a governança da informação por meio das integrações nativas do Exact Spotter, com as principais plataformas do mercado de automação de marketing, Big Data, agenda e CRM.

Com tantos recursos e possibilidades, o Spotter certamente guiará o seu time comercial não só na construção de um discurso de vendas impecável, mas também na replicação de outros padrões de sucesso para resultados cada vez mais promissores.

Gostou da ideia? Agende um diagnóstico gratuito e surpreenda-se com o que o Exact Spotter é capaz de fazer pelo seu negócio!

 

software vendas exact sales

Equipe Exact

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