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O que é escalabilidade? Tudo o que você precisa saber para vender mais

#312
  • Por Equipe Exact
  • 15 agosto 2023
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O que é escalabilidade? Certamente, você já ouviu esse termo em situações que tratam de assuntos relacionados com o crescimento de empresas, principalmente aquelas do ramo de tecnologia. 

Mas, podemos ir um pouco mais além: os processos para promover a escalabilidade de uma empresa tem uma grande ligação com os processos de vendas B2B.

Basicamente, para atingir a escalabilidade é preciso usar o máximo de tecnologia possível, otimizar processos, automatizar serviços repetitivos, atender bem e acompanhar os leads e os clientes, além de priorizar as empresas certas. Juntando esses procedimentos, você pode escalar as vendas e torná-las sustentáveis. 

Ao entendermos como os fundadores de empresas de tecnologia fazem para tornar um empreendimento escalável, podemos adotar algumas ações para aumentar as nossas vendas. 

Por isso, nós da Exact Sales, elaboramos este artigo para falar sobre o que é escalabilidade e estratégias para garanti-la. Acompanhe nossas dicas! 

Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.

O que é escalabilidade? 

Escalabilidade é uma jornada em busca da ascensão dos negócios. Ou seja, uma jornada para aumentar as vendas para o público B2B, setor que envolve vendas complexas e consultivas.

A escalabilidade é como subir uma escada: requer que os colaboradores sigam diferentes etapas. Isso é essencial para o crescimento. 

Segundo o Sebrae, a falta de planejamento é um dos vilões que levam empresas a encerrarem suas atividades. 

Logo, o termo escalar demonstra para os empresários que eles não devem se empolgar, dando saltos maiores que as pernas com tomadas de decisões desordenadas e sem previsibilidade, que possam trazer prejuízos para o negócio. 

Para a escalada ocorrer de modo que o seu crescimento seja sustentável, ela precisa ser feita no tempo certo e caminhar conforme a maturidade do negócio, para não haver aumento desproporcional dos custos e investimentos e investimentos feitos por impulso.   

Concluindo o raciocínio para o significado de escalabilidade, podemos dizer que a diferença entre a escalabilidade organizacional com o alpinismo, ou do ato de subir escadas, é que ela não tem cume e nem último andar. 

Portanto, a escalabilidade pode ser desenvolvida de modo constante, desde que seja feita com previsibilidade e siga as exigências do mercado, da economia e algumas dicas que listamos neste artigo.

 

Qual a importância da escalabilidade para uma empresa?

A escalabilidade é importante para promover o crescimento de uma empresa de maneira sadia e sustentável. Isso porque ela cresce de forma em que não há a necessidade de riscos como aqueles gerados por altos investimentos. 

O crescimento sustentável é um importante objetivo da escalabilidade, pois com ele o empreendedor aprende como evitar que hajam quedas e regressões bruscas nos patamares que a empresa atingiu.

Além disso, a escalabilidade oferece outros benefícios para os negócios. Alguns deles são:

  • aumento das vendas, do faturamento e dos lucros;
  • atração de investidores e, com o tempo, a possibilidade de estreia na bolsa de valores (IPO);
  • conquista de novos clientes e parceiros de negócios;
  • reconhecimento da marca no mercado;
  • fidelização e satisfação de clientes;
  • aumento da garantia de emprego e de contrato para os colaboradores e prestadores de serviço.

 

5 dicas para garantir a escalabilidade do negócio

Para implantar e seguir uma jornada de escalabilidade sustentável, garantir o crescimento do negócio e o aumento das vendas, acompanhe as nossas dicas a seguir.

1. Trabalhe com previsibilidade

Para que você cresça e dê os seus passos para a escalabilidade sem tropeçar, é preciso evitar as incertezas nas suas operações por meio da previsibilidade em seus processos comerciais e de vendas. 

As incertezas impedem os gestores de tomar decisões assertivas e delimitar os recursos disponíveis no empreendimento. Desse modo, fica difícil definir metas claras de escalabilidade.

Para isso, crie padrões para estruturar os seus processos. 

Os padrões criam processos estruturados que geram dados profundos para replicar as suas operações. A partir da replicabilidade você obterá a previsibilidade que precisa para definir o crescimento escalável.

2. Busque informações dos leads, do mercado e economia

Busque informações dos leads e clientes envolvidos em seu processo comercial para saber  quais são as suas principais escolhas e intenções. Com base nisso, você tem uma ideia de quais são os passos que pode tomar. 

Outra informação importante que você não deve abrir mão é a do caminho em que o mercado e a economia estão seguindo, pois a informação de ambos pode influenciar nos clientes e fazer com que mudem de ideia. Dessa maneira, fique na frente para obter tomadas de decisões mais seguras.

> Você já ouviu falar em softwares de qualificação de leads para aumentar vendas?

3. Dê atenção aos dados dos indicadores

Por mais conhecimento do mercado que você tenha e por melhor que seja o seu feeling acerca do seu negócio, é preciso que dê atenção aos dados dos indicadores de desempenho. Um dos motivos disso é a imparcialidade dessas ferramentas.

Os indicadores de desempenho, ou KPI’s, são imparciais e mostram o cenário real do negócio. Sendo assim, os gestores terão acesso a todas as métricas programadas nos softwares, sejam elas positivas ou negativas.

4. Use e abuse da tecnologia

Atualmente, dificilmente o seu negócio se tornará escalável sem o apoio dos recursos tecnológicos das ferramentas de gestão de vendas e de negócio. A inteligência artificial chegou para ficar e ajudar empreendedores, gestores e vendedores.

Mesmo que a sua empresa não seja do segmento diretamente tecnológico, como as startups de sempre, será possível encaixar uma ferramenta tecnológica para ajudar na escalabilidade do seus negócios.  

5. Treinamento

Aquele conselho dado pelos nossos pais e responsáveis de que devemos estudar para crescer como indivíduos e profissionais prevalece para quem pretende escalar nos negócios.

Em nosso caso, além dos cursos formais, ofertados pelas instituições de cursos técnicos ou superiores, devemos nos atualizar por meio de cursos profissionalizantes e treinamentos de capacitação.

A ideia é que, desde que as fontes sejam confiáveis, devemos aproveitar todo tipo de instrução que venha agregar valor às nossas profissões e às nossas rotinas em nossas empresas, sejam elas disponibilizadas de modo presencial ou online.

 

Como um software de gestão de vendas pode auxiliar na escalabilidade?

Um software de gestão de vendas auxilia na escalabilidade dos negócios porque normalmente os seus recursos são elaborados com base nos parâmetros que ajudam uma empresa a se tornar escalável.

No entanto, para isso, você precisa adquirir softwares de empresas compostas por especialistas em vendas e que também busquem a escalabilidade e o progresso constante e de maneira inteligente.

O Exact Spotter é um software de vendas focado em resultados. Você analisa fatores técnicos e situacionais que influenciam a compra para vender mais – e melhor! O time de Pré-vendas descobre quais leads têm maior probabilidade de fechamento; a força de Vendas aborda o cliente certo, no momento certo. 

Processo comercial alinhado, novos recordes de vendas!

Os clientes da Exact Sales, por meio do Spotter, conseguem padronizar processos e melhorar o desempenho de seus times de prospecção, proporcionando várias features na ferramenta para alavancar suas vendas. 

A missão e o foco da Exact Sales é o resultado, melhorando os índices de conversão de reuniões em vendas, reduzindo ciclos totais de negociação e reduzindo custo de aquisição de clientes (CAC).

Veja algumas facilidades que você consegue com o Spotter:

  • Otimizar a comunicação;
  • Segmentar os leads de forma assertiva e investir seu tempo em leads realmente qualificados;
  • Concentrar o gerenciamento dos dados do processo comercial em um lugar só;
  • Aumentar a performance do seu time de Marketing e Vendas.

Então, agora que você sabe o que é escalabilidade, conhece as dicas para implantá-la e garantir o crescimento do seu negócio e das suas vendas, que tal facilitar a sua vida por meio do Exact Spotter? Não deixe as oportunidades passarem.

Agende um diagnóstico gratuito e surpreenda-se com o que o Exact Spotter é capaz de fazer pelo seu negócio!

software vendas exact sales

Equipe Exact

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