No mercado digital, é muito importante que você entenda a dor das suas personas e consiga encontrar estratégias para solucionar seus problemas. Mas, além disso, também é necessário educar seus clientes para que eles consigam perceber sozinhos como a sua solução é a melhor para as dores que eles têm.
Tempo de leitura: 7 minutos Você vai ler sobre:
- Adoção e engajamento
- Educação de clientes
- Automação do relacionamento com clientes
- Marketing de conteúdo
*Guest post escrito por Bárbara Santos, da Hotmart.
Por causa do grande acesso à internet, muitas pessoas procuram novas formas de conhecimento, e isso quase sempre significa pensar em uma maneira mais prática e acessível de conseguir boas informações. E apesar de quererem adquirir conteúdo de forma rápida, a maioria dos usuários sabe distinguir um bom material daquele que é ruim. Por isso é necessário atrair as pessoas com conteúdos valiosos e que sejam realmente relevantes e completos.
Então, nada melhor do que criar uma ‘academia’ de ensino sobre a sua solução. Assim, quem buscar por seus produtos ou serviços já terá a certeza de que você é uma autoridade em sua área de atuação. Então, que tal sair na frente de seus concorrentes e começar a pensar nessa forma de distribuição de conteúdo como uma estratégia para impulsionar o seu próprio negócio? Aprenda, neste post, como criar soluções eficientes para educar clientes.
Por que criar uma ‘academia’
Você já parou para pensar em como nos interessamos mais por aquilo que agrega algum valor nas nossas vidas? Criar uma ‘academia’ significa ajudar as pessoas que procuram por seus produtos ou serviços a adquirirem mais conhecimento a fim de tomarem decisões mais assertivas. Pode ser através de um curso online e conteúdos ricos em texto, como um ebook. Na era digital, isso é muito importante, afinal, surgem novas informações a todo momento. Então, quanto mais valor você gerar, mais atualizados e educados seus prospects e clientes serão e mais tendenciosos serão a comprar com você.
Antes de aprender como você pode montar sua estratégia para educar clientes no uso da sua solução, você precisa entender por que essa estratégia é interessante. Pense que é possível impactar positivamente a vida dos usuários ao criar um curso que os ajude a entender melhor as soluções que você propõe a eles. Assim, você consegue ter um conteúdo interessante, alinhado com o seu negócio, gera confiança e ainda cria um bom relacionamento com seus clientes.
Investir nessa estratégia é importante porque você educará o mercado e principalmente em sua área de atuação. E pessoas que têm mais certeza das soluções que querem não hesitam na hora de fazer investimentos para sanar seus problemas. Então, um dos grandes motivos para você criar uma ‘academia’ que ajude a educar seus clientes é também gerar mais renda e engajar mais o seu público. Além do mais, essa é também uma estratégia para divulgar seu produto de uma maneira menos invasiva. Isso porque você mostra para as pessoas uma boa solução, e não tenta apenas vender algo sem que o indivíduo conheça exatamente o que ele estará comprando.
Como montar uma solução para educar clientes
Se você chegou até aqui, já percebeu como é importante educar seus clientes sobre a sua solução. Por isso, o que você precisa fazer agora é aplicar essa estratégia em seu negócio. A seguir, trouxemos algumas dicas para te ajudar a dar o passo inicial de montar sua própria ‘academia’.
1 – Defina o conteúdo
Antes de colocar a mão na massa e montar a parte prática do seu material, você precisa pensar no conteúdo que ensinará. As pessoas que entram em contato com a sua marca precisam saber com exatidão o que você tem a oferecer.
E é para isso que você criará seu conteúdo: para que você e os especialistas que trabalham com você possam explicar exatamente o seu produto ou serviço. Assim, quando alguém decidir usar a sua solução, não terá dúvidas do que está comprando. Afinal, com o conteúdo bem definido, você consegue sanar diversos questionamentos que podem surgir quando alguém não conhece bem a solução que você está oferecendo.
Pense em seu conteúdo como uma forma de atender às necessidades e desejos do seu público, mesmo que ele ainda não tenha manifestado que precisa do que você tem a oferecer. Dessa forma, seu material mostrará as soluções até mesmo para problemas que as pessoas ainda não sabiam que tinham. Lembre-se sempre de que você está construindo um espaço de aprendizagem. Por isso deve ter como foco a capacitação de pessoas quando for definir o conteúdo que será ministrado.
2 – Faça um passo a passo
Se o seu objetivo é mesmo contribuir para que o seu mercado de atuação esteja cada vez mais preparado, você precisa desenvolver um conteúdo de muita qualidade. Isso significa que você deve pensar em todas as possíveis pessoas que procurarão pelo seu material. Pode ser que vários usuários não tenham nem mesmo uma mínima ideia dos seus produtos ou serviços. É por isso que você deve mostrar detalhadamente o caminho inicial para quem está conhecendo sua marca agora.
Pense em aulas divididas e estruturadas em módulos diferentes, desde o iniciante até o avançado. Assim, as pessoas conseguirão saber como sair do zero e dar os primeiros passos até encontrarem a solução final. Compartilhe dicas que só você, especialista na sua área, poderia dar. Com isso, você transforma os conhecimentos básicos das pessoas e torna-se referência em seu mercado de atuação. É visível que quem obtém o máximo de informação qualificada consegue se destacar entre os demais. Então, se seu conteúdo souber instruir com clareza os usuários, você cumprirá seu papel de educador do seu mercado.
3 – Escreva roteiros
Agora que você já definiu o conteúdo da sua ‘academia’ e sabe que dividirá todo o seu conhecimento em módulos, está na hora de colocar no papel o que você falará. É muito importante você ter tudo planejado, especialmente se for gravar videoaulas. Então, para se preparar bem, escreva um roteiro que você possa seguir. Divida seu roteiro em tópicos para que você consiga acompanhá-lo sem dificuldades.
O modelo mais tradicional de se preparar um roteiro é dividindo-o em duas colunas. Na primeira coluna, do lado direito, recomenda-se que você coloque aquilo que aparecerá na imagem do seu vídeo, os efeitos visuais e informações como a trilha sonora que você utilizará (especificações de background). E na segunda coluna, do lado esquerdo, escreva as falas que serão ditas no vídeo. Com um roteiro bem escrito e preparado, você consegue garantir que não faltará nenhum tópico em seu curso e será mais fácil vincular o conteúdo às cenas do vídeo.
4 – Escolha os professores
Se você quer mesmo educar seus clientes, precisa de especialistas que possam compartilhar seus conhecimentos com as pessoas. É por isso que você tem que escolher bem as pessoas que apresentarão cada tópico da sua ‘academia’. Tente optar por aqueles profissionais que trabalham com você e são experts no que fazem.
Pessoas que ensinam temas que amam e que têm facilidade em determinados assuntos conseguem passar melhor as informações. É claro que você precisa conversar e saber se eles têm alguma restrição em gravar vídeos. E mesmo que algum dos seus especialistas não se sinta bem em frente às câmeras, ele pode ajudar escrevendo o roteiro. Com isso, você terá o assunto bem explicado e pode chamar uma pessoa que goste de fazer vídeos para gravar. Afinal, com o roteiro já escrito será necessário apenas praticá-lo e depois gravar o conteúdo. O importante mesmo é você ter bom senso e escolher pessoas que poderão transmitir com segurança tudo o que você quer colocar na ‘academia’.
5 – Calcule os investimentos
Como todo novo negócio, montar criar materiais ricos exige certos investimentos, principalmente de tempo, já que a produção em si tem baixo custo. O que você precisa investir, geralmente, é na qualidade das suas videoaulas ou de seu texto. Para vídeos, pense em câmeras para fazer boas filmagens, iluminação, microfone e, se achar necessário, um estúdio de gravação.
Seu material deve ser feito com muita qualidade, por isso, você não estará desperdiçando, mas sim investindo no seu empreendimento. Além disso, se você ainda não tem uma pessoa especialista em vídeos, será necessário contratar alguém ou aprender a gravar e editar os vídeos. É muito importante gravar e editar bem todo o seu conteúdo para que as pessoas que o assistirem não tenham a sensação de que seu material é amador.
O mais importante antes de investir seu dinheiro nessa estratégia de educação de clientes é saber mensurar tudo o que você fizer. Então, lembre-se de sempre medir para perceber os gastos que são necessários ou não.
6 – Escolha sua plataforma
Assim que você tiver tudo gravado e pronto para começar a transmitir o conhecimento qualificado para outras pessoas, pense em qual plataforma você disponibilizará o seu curso. Hoje, há várias opções para isso. Então, pesquise e veja aquela que se adequa melhor com os seus objetivos. Mas lembre-se de escolher uma plataforma segura e que passe confiança para os seus clientes.
7 – Divulgue seu conteúdo
O último passo que você precisa dar é divulgar seu curso! Mostre às pessoas que você se importa com elas e que a sua ‘academia’ é para todos que desejam aprender mais sobre o seu negócio. Divulgue seu conteúdo em seu site, blog, redes sociais, e-mail marketing e em canais que chamem a atenção dos usuários. Quanto mais pessoas conhecerem e ficarem satisfeitas com o seu material, melhor será para aumentar a conversão dos seus clientes. E assim que eles terminarem seu curso e gostarem, você terá embaixadores da sua marca que divulgarão aquilo que você criou.
Conclusão
Criar um material para educar clientes no uso da sua solução é uma ótima opção de espaço para troca de experiências e conhecimentos. É por isso que essa estratégia tem sido muito utilizada, principalmente no mercado digital. Então, não fique de fora e comece agora mesmo a implantar isso em seu empreendimento. Ficou interessado e quer um exemplo de sucesso? Conheça o Hotmart Academy, nosso curso de empreendedorismo digital 100% gratuito feito para todos que querem construir um novo caminho pavimentado sob um universo de conhecimentos exclusivos.