Como fazer o planejamento anual de vendas complexas

x planejamento anual de vendas complexas

Quer dar uma guinada nos resultados? Este post guia você na elaboração do planejamento anual de vendas complexas para que nenhum detalhe fique de fora. Traduzimos na prática como direcionar a sua estratégia de mercado.


Tempo de leitura: 4 minutos Você vai ler sobre:

  • Etapas do planejamento de vendas
  • Ferramentas e metodologias
  • Templates para planejamento de vendas

Especialmente em vendas B2B, a interlocução com o comprador não se dá de forma pontual e direta. O processo comercial é influenciado por diversos fatores de ponta-a-ponta – e é por isso que um planejamento estratégico é fundamental.  Profissionalismo, treinamento, preços, produtos e táticas promocionais… não perca nada de vista!

O que é planejamento de vendas

O planejamento anual de vendas se sustenta com base em acompanhamento e controle. Grosso modo, este plano observa os números referentes ao exercício anterior (ano que passou) para definir ajustes para os próximos 12 meses.

Passo-a-passo estratégico: quanto você quer crescer?

1) Reúna dados concretos. Informações vindas da área de Marketing, Vendas e Customer Success devem ser combinadas. Ao fim da análise, você deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: O que foi vendido?  Quais são os produtos e serviços mais rentáveis? Quais clientes contribuem mais para os resultados? Qual foi o churn? 2) Construa cenários. Seja otimista. Seja pessimista. O mais realista encontra-se em algum lugar no meio. Identifique fatores que levam à diminuição, estagnação e aumento das vendas. 3) Estabeleça metas.  Combine as duas análises anteriores para estipular objetivos para o próximo ano. Para facilitar a análise dos resultados, o ideal é segmentá-las por solução e período. Dependendo do porte da sua empresa, também convém usar regiões geográficas como corte. Qual percentual de crescimento você vislumbra? Quais produtos serão ofertados a quais leads? Qual a meta de renovação de contratos?

Passo-a-passo tático/operacional: como aumentar a produtividade?

4) Estipule quotas para cada vendedor, com base na região de atuação e estilo de venda. Use como referência as métricas estabelecidas no passo 3. Você pode empregar aqui técnicas de motivação e associar incentivos. Quais vendedores serão responsáveis por quais negociações previstas no passo 3? 5) Mapeie o caminho a seguir.  Existe uma metodologia que vem da gestão de projetos – se chama 5W2H. Responda às seguintes perguntas para cada fator de crescimento encontrado no passo 2:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que?)
  • Where (onde?)
  • When (quando?)
  • Who (por quem?)
  • How (como?)
  • How much (a que custo?)

6) Não esqueça os recursos. É preciso empoderar sua equipe com treinamentos, materiais, sistemas de informação… Tudo que possa proporcionar dados robustos sobre o mercado, a empresa, o produto e o lead. Qual o tamanho da sua equipe de vendas? Os pré-vendedores estão qualificando leads adequadamente? Qual o perfil de cliente ideal?

Templates úteis à elaboração do seu planejamento anual de vendas complexas

Checklist de diagnóstico

Com base nos recursos disponíveis (tamanho da equipe, investimentos, etc.)  vislumbrar um panorama inicial. Use o nosso checklist para refletir sobre estratégias para:

  • Atrair novos clientes
  • Crescer com os clientes atuais
  • Acelerar as vendas

Planilha pronta para o cálculo de projeções  

Com base no ciclo anterior, é possível estimar resultados para o próximo ano – apesar da sazonalidade das vendas. Use a planilha como exemplo e ajuste à sua realidade. Depois é só otimizar o processo com tecnologia.  Quer saber como? Pergunte a um de nossos especialistas.

  Esse template é uma evolução de um modelo elaborado pelo professor Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper. A instituição de ensino superior e pesquisa não tem fins lucrativos, e é referência em Administração, Economia, Direito e Engenharia. Não deixe de nos contar os seus resultados!

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Equipe Exact

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