Plano de implantação de software de pré-venda: como garantir o sucesso do projeto

Plano de implantação de software de pré-venda: como garantir o sucesso do projeto
Por Equipe Exact  |   23 de Novembro de 2021
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Muitos gestores estão focados nas operações e não têm tempo, nem colaboradores disponíveis, para se responsabilizar pela implantação de um software de pré-venda. 

Por isso, é importante contar com um plano de implantação, onde será definido todas as etapas do processo, isto é, desde como o projeto será executado, quem irá monitorar e controlar, até a etapa de encerramento. 

Nesse ponto, vale ressaltar que o plano precisa ter objetivos alcançáveis e garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas. Assim é possível gerar um maior engajamento e fidelizar os usuários. 

Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.


Tempo de leitura: 9 min

Você vai ler sobre:

  • Por que ter um software como o Spotter?
  • Quais os desafios da implantação de software em empresas?
  • O que avaliar em um plano de implantação de software? 

Por que ter um software como o Spotter?

Potencializa a análise de dados, acelera o fluxo de vendas e aumenta o Retorno Sobre o Investimento (ROI). 

Esses são alguns benefícios de contar com um software como o Exact Spotter na sua empresa, utilizando a tecnologia a favor das operações para elevar a performance do seu time de forma inteligente.

O Spotter guia e monitora as interações com o lead, sugerindo ações com base em dados para gerar leads cada vez mais qualificados na Pré-Venda

Assim, somente chegarão ao departamento de Vendas aquelas oportunidades claras de negócio. A ferramenta facilita a logística do departamento comercial e permite o controle efetivo de cada etapa do funil. 

Entre os resultados desse processo podemos destacar:

  • Redução do CAC;
  • Previsibilidade de vendas;
  • Replicabilidade de modelos;
  • Escalabilidade de processos;
  • Automação de processos;
  • Nivelamento da equipe;
  • Geração de indicadores sólidos;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Aceleração do ROI;
  • Redução do ciclo de vendas.

Não se trata de uma receita mágica. Esses resultados só são possíveis devido à expertise técnica e à inteligência artificial que opera por trás do software. 

Assim, é possível avaliar com exatidão os leads que vão trazer rentabilidade para o negócio e, assim, elevar seu planejamento estratégico a um patamar mais racional e menos subjetivo.

A seguir, demonstramos em números o potencial do Spotter por meio de cases de sucesso em pequenas, médias e grandes empresas de variados segmentos:

  • A HMAX reduziu o CAC em 3x e aumentou a taxa de conversão em 2,9x;
  • A Smart Baby reduziu o CAC em 32% e aumentou a taxa de agendamento em 87%;
  • A Zion Content aumentou em 3x as vendas ainda no período de implantação do software;
  • A Metalmatrix reduziu em 65% o tempo médio de negociação;
  • A Nomus aumentou em 7x o número de vendas;
  • A Mega Sistemas aumentou a taxa de conversão em 3x em apenas 8 meses de uso do software;
  • A Softplan aumentou a taxa de conversão em 58% e reduziu o tempo de negociação em 3x.

Quais os desafios da implantação de software em empresas?

Fazer um bom plano de implantação de software não é tarefa fácil. Afinal, nem sempre os gestores dispõem de tempo suficiente e equipes bem preparadas para assumir essa missão. 

Nesse sentido, contar com o apoio da empresa que oferece a solução é essencial para evitar a sobrecarga de trabalho e garantir que a implantação dos sistemas de venda seja bem-sucedida.

Um dos principais desafios é que cada empresa tem suas particularidades. Configurar o software conforme essas especificidades é algo que precisa ser feito por um expert com vasta experiência nas práticas de mercado. 

Além disso, esse profissional estará sempre de prontidão para fazer os ajustes e atualizações necessárias, pois implementar software em empresas não é algo linear.

Se alguma das etapas da implantação não estiver de acordo com a necessidade do cliente, o resultado pode ser um grande retrabalho, sem falar na dificuldade de acessar informações relevantes para as estratégias da empresa. 

O que avaliar em um plano de implantação de software?

A partir do know-how da Exact Sales, preparamos alguns pontos importantes para avaliar no seu plano de implantação: 

Configuração conforme as necessidades da empresa

Um bom plano de implantação de software precisa levar em consideração as especificidades de cada empresa. 

Aqui, a proposta é apresentar a solução de forma que engaje os colaboradores e possibilite desenhar bem as operações. A intenção é que a equipe se habitue à ferramenta e mantenha o time alinhado e motivado. 

A implantação de software em empresas nunca é um processo hermético.  As operações se dão de forma contínua, de modo que a ferramenta possa sempre se adaptar às novas demandas que vão surgindo dentro da empresa do cliente.

 

Treinamento e a capacitação dos colaboradores

Um dos pontos mais importantes para o sucesso da implantação é garantir que os colaboradores compreendam as funcionalidades e se sintam preparados para usarem a ferramenta. 

Muitas empresas acabam pulando essa etapa para reduzir os custos do projeto, entretanto, essa ação pode ter impacto direto na eficiência do time. 

Se alguma funcionalidade passa desapercebida ou não é utilizada por falta de conhecimento do colaborador, o time todo deixa de ganhar mais agilidade e produtividade da equipe. 

Time de atendimento robusto para suporte

Na Exact Sales, por exemplo, contamos um robusto de atendimento para oferecer suporte completo aos nossos clientes. Nossa equipe trabalha com uma visão holística que integra pessoas, processos e ferramentas para acelerar vendas B2B, visando extrair o melhor de cada departamento.

O time de atendimento pode contar com materiais de apoio para educar os clientes e mantê-los atualizados sobre as funcionalidades e atualizações do software. 

Esses materiais podem auxiliar na redução de demanda de suporte e atendimento, além de agilizar as principais dúvidas que a equipe pode ter. 

O sucesso da implantação de software está em ter um bom plano, atender as necessidades do cliente, treinar e orientar os colaboradores para conhecerem a ferramenta ao fundo, e assim, guiar o cliente até a utilização do sistema. 

Aqui na Exact Sales, nossa preocupação é ofertar aos nossos clientes o melhor atendimento durante a Pré-venda até o pós-venda. Agende uma conversa com nossos especialistas e tire todas suas dúvidas.

Equipe Exact



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