Solução SaaS: como usar o YouTube para atrair e reter mais clientes

Solução SaaS: como usar o YouTube para atrair e reter mais clientes
Por Equipe Exact  |   05 de Setembro de 2019
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Você é CEO de uma startup que oferece solução SaaS e deseja aumentar a atração de novos leads? Então, continue a leitura, porque temos uma dica quentíssima para você!

Para ter resultados extraordinários é preciso ir além do tradicional. Apesar de ser uma ferramenta bastante conhecida e utilizada no Marketing, muitas empresas SaaS continuam fazendo uso abaixo do seu potencial.

Estamos falando de ferramentas como o YouTube, por exemplo, que melhora a presença digital e ainda oferece conteúdo diferenciado para suas personas. É uma estratégia que pode ser usada tanto para atrair leads, quanto para tracionar e ter sucesso no uso da solução SaaS.

Isso resolve seu problema de geração e prospecção de leads? Descubra, a seguir!


 

Tempo de leitura: 5 min.

Você vai ler sobre:

  • Como é possível promover a sua solução SaaS para negócios B2B
  • Como usar o Youtube para atrair e reter clientes em empresas SaaS
  • Dicas para agregar o YouTube à estratégia de venda da solução SaaS

 


 

Como prospectar leads para uma solução SaaS?

Oferecer uma solução SaaS (Software as a Service) exige alguns processos diferenciados das demais soluções. Logo, por mais que ter um conhecimento geral sobre Vendas seja importante, você também deve buscar sobre empresas SaaS.

Uma das principais diferenças está no foco da prospecção para uma solução SaaS ou SaaP (Software as a Product), por exemplo.

A solução SaaP é mais adequada para o mercado B2C, no qual você disponibiliza um modelo que é vendido uma única vez para o cliente. Costuma ser uma solução estável e baseada em versões. Logo, não há processo de implementação, nem melhorias ao longo da experiência de uso.

Já solução SaaS, você oferece não somente um software, mas o serviço para o qual aquela tecnologia serve. Nesse caso, as vendas costumam ser por licenças de uso, através de contratos ou assinaturas de tempo limitado. Ao longo do tempo, a empresa também apresenta melhorias e oferece acompanhamento nos processos do dia a dia.

Naturalmente, atrair novos clientes é essencial em qualquer modelo de negócios. Mas quando você trabalha com uma solução SaaS, desenvolver planos para retenção de clientes é tão importante quanto. 

Devido ao fato de empresas SaaS venderem contratos por um tempo determinado, é fundamental mirar na recorrência. Isso porque elas trabalham com uma solução da qual o lead precisa para exercer parte do seu trabalho. Logo, é provável que continuem precisando dela por períodos mais extensos.

Conforme a empresa cresce, maior deve ser a demanda da solução SaaS, gerando uma fonte de renda constante e escalável.

Portanto, estes dois focos devem estar muito claros em seu modelo de prospecção. Por um lado, recomendamos a prospecção ativa para garantir qualidade na base de leads.

Por outro, investir em conteúdo para YouTube é uma saída eficiente para atrair novos clientes. Isso com a vantagem de instruí-los para que enxerguem valor no seu serviço.

E é nessa modalidade que focaremos a partir de agora!

4 dicas para usar YouTube na atração e retenção

Usar o YouTube, hoje em dia, é praticamente obrigatório para ter sucesso na estratégia de atração e retenção de leads. Segundo empresas que trabalham com produção de Vídeo Marketing, esse formato oferece uma série de vantagens para promover sua solução SaaS:

  • Com vídeos, seus leads aprendem 90% de todas as informações apresentadas (WordStream, 2018);
  • Quando desejam aprender mais sobre seu produto, 95% dos usuários assistem a um vídeo na Internet (State of Video Marketing, 2017);
  • 90% dos usuários são influenciados por vídeos na decisão de compra (Forbes, 2017).

Além disso, são materiais mais chamativos. Tudo graças a sua dinâmica, suas cores e seu formato facilmente consumível em qualquer situação. Portanto, se você utiliza (ou pensa em utilizar) vídeos para YouTube na sua empresa SaaS, fique atento às dicas abaixo!

1- Crie conteúdo de valor

A primeira dica para usar o YouTube na atração e retenção para solução SaaS é: crie conteúdos relevantes. Esse é o primeiro passo para garantir visualizações e engajamento. Pois lead nenhum será atraído por conteúdo raso, exaustivo ou desinteressante!

Esta é uma política do próprio YouTube, que prioriza os conteúdos mais buscados e assistidos, não levando como prioridade métricas de vaidade em seu rankeamento.

Por isso, faça um estudo aprofundado das personas para identificar os dados mais relevantes, como:

  • Temáticas de grande interesse por parte do seu PCI (Perfil de Cliente Ideal);
  • Duração mais amigável para que as personas assistam o material até o fim;
  • Melhores horários para publicação, veiculação e compartilhamento do conteúdo.

Lembre-se de criar chamadas e gatilhos para fazer com que o lead se inscreva no canal. Converter o visitante em um inscrito é a primeira grande vitória para atestar o sucesso da sua estratégia.

2- Organize playlists conforme os temas

Para engajar mais usuários no YouTube, organize seu canal em listas com tópicos importantes. Quando o lead pesquisa por um determinado assunto, ou está sendo nutrido com base em alguma dúvida, é natural que surjam outros interesses relacionados ao tema.

Por isso, se você organiza a playlist com uma lógica de sequencialidade, consegue guiar seu lead através de diversos vídeos.

Isso aumenta o engajamento com o seu canal, melhora a sua autoridade e garante um conhecimento de valor para o seu cliente.

Você pode organizar as listas, dividindo em grupos como:

  • Vídeos voltados para a atração do lead (conteúdo de topo do funil);
  • Vídeos voltados para a nutrição do lead (conteúdo de meio do funil);
  • Vídeos demonstrativos, focados na solução (conteúdo de fundo de funil);
  • Tutoriais e dicas de usabilidade para clientes já convertidos.

Primeiro, faça um estudo de quais vídeos geram mais engajamento e veja quais são as suas características. Analise o tempo do vídeo, a temática, o estilo, a linguagem… Tudo o que for possível para identificar padrões de sucesso. Quando surgirem temas relevantes e caminhos comuns pelos quais os leads percorrem no seu canal, monte as suas playlists.

3- Otimize o conteúdo para SEO

O SEO é outra prática indispensável para Marketing Digital, o que também se aplica aos vídeos do YouTube. Assim como o Google, a plataforma de vídeos tem um motor de busca e é rankeado junto aos resultados dos buscadores. Inclusive, os vídeos costumam vir destacados no topo das páginas de busca.

Logo, estar bem rankeado com um vídeo é uma excelente conquista para quem deseja atrair leads interessados em solução SaaS.

No YouTube, a otimização também leva em conta o volume das palavras-chave. Escolha as suas com sabedoria e aproveite para rankeá-las no título do vídeo, na meta-description, na descrição e até nos arquivos de legenda.

Além disso, você deve fazer um uso adequado das tags de marcação do vídeo para que o YouTube saiba diferenciar do que você está falando. Direcionando assim, um tráfego mais qualificado para o seu conteúdo.

4- Qualifique os leads gerados com Vídeo Marketing

Quanto mais refinada for a sua estratégia de vídeos para YouTube, mais assertivos serão os seus resultados. Por isso, é importante sempre indicar ao lead onde ele deve se inscrever, encontrar novos materiais ou preencher formulários. Tudo isso com o objetivo de gerar mais informações e enriquecer a sua base.

Entretanto, mesmo com essas ações executadas, ainda não é o suficiente. O lead pode mentir dados ou ter interesse, mas sem fit para negócios. Manter esse tipo de oportunidade dentro do funil gera gargalos desnecessários para o processo comercial.

Por isso, para vender mais e reter esses clientes, você precisa de leads com altíssima qualidade. Pois todas estas métricas estão diretamente ligadas ao potencial de sucesso de cada negociação.

A qualificação de leads deve ser realizada por um departamento de Pré-vendas, quando o profissional entrará em contato para compreender a sua situação. É um método consultivo, onde o pré-vendedor coloca a empresa à disposição para resolver os problemas do lead. Investigando assim, junto dele, as possibilidades de solução.

Perceba que o contato humanizado e atencioso também gera mais confiança, algo vital para reter e fidelizar um cliente.

Vale a pena investir parte do seu tempo em aprender mais sobre a qualificação de leads e como aplicá-la na sua empresa. Este método fará toda a diferença nas taxas de conversão. Caso queira saber mais, leia este post sobre qualificação de leads

Seguindo estas 4 dicas, você irá atrair mais leads e terá à sua disposição conteúdos adequados para tracioná-los ao longo da jornada. Junto destes benefícios, vêm o ciclo de vendas mais curto, a diminuição do CAC e o aumento considerável na qualidade das negociações fechadas.

Certamente, vender e reter clientes com uma solução SaaS ficará mais simples adicionando vídeos no YouTube, otimizados conforme as boas práticas.

Gerar leads com conteúdo é uma ótima estratégia! Mas e se você passasse a conquistar suas oportunidades com maior autonomia? Certamente, seus resultados seriam mais previsíveis e de ágil retorno!

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Boas Vendas!

Equipe Exact



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