A tecnologia Big Data já faz parte da rotina de trabalho na maioria das empresas do Brasil e no mundo. E quando o assunto é aumentar a receita, esse tipo de ferramenta se mostra uma ótima saída, pois permite análises detalhadas que revelam insights sobre comportamento do cliente e tendências de mercado.
Mas você sabe o que é Big Data e como essa tecnologia é aproveitada para transformar dados brutos em informações que podem direcionar estratégias de negócio e melhorar a eficiência de uma operação comercial?
Big Data é um rico conjunto de dados que permite aos gestores identificarem o perfil e o comportamento dos perfis que estão em sua base de clientes e prospects, o que é fundamental para traçar estratégias de venda compatíveis com esses perfis, para atrair os leads certos.
Quer saber mais sobre o assunto e como utilizar essa tecnologia na sua operação? Então, continue a leitura e veja como acelerar o desempenho do seu time comercial!
Você vai ler sobre:
- O que é Big Data?
- Os 5 V’s do Big Data
- Como a tecnologia Big Data pode otimizar as estratégias comerciais?
- Searching: a tecnologia Big Data decisiva na sua estratégia comercial
- Ferramentas inteligentes e Big Data: uma dupla imbatível para o ROI
Neste artigo, você vai aprender tudo sobre big data em vendas e como utilizar essa tecnologia para acelerar a performance do seu time comercial. Continue a leitura!
O que é Big Data?
O Big Data corresponde a um grande conjunto de informações que podem ser processadas e interpretadas de diversas maneiras.
No caso da tecnologia Big Data para vendas, esse volume de dados se origina basicamente dos processos internos, das interações com os clientes e do mercado em geral. Estes insumos coletados pela própria empresa também podem ser incrementados por informações vindas de fontes públicas online.
Mas o que importa, nesse contexto, é que analisar e interpretar todos esses dados significa utilizá-los a favor da tomada de decisões na empresa, de modo a traçar estratégias de venda mais assertivas e 100% compatíveis com os diferentes perfis de consumidores.
E como analisar todas essas informações de um jeito ágil, prático e confiável?
É aí que entra a tecnologia e seu potencial de transformar esse enorme volume de informações em dados estruturados para as empresas, proporcionando percepções prévias para criar um planejamento comercial infalível.
Claro que a matemática e a estatística são peças-chave, considerando o trabalho time de Vendas como um todo, o Big Data acaba se tornando um aliado em potencial para proporcionar um direcionamento estratégico.
Os 5 V’s do Big Data
Para facilitar a compreensão da tecnologia Big Data, vamos aos 5 V’s que resumem o conceito:
Quais as principais aplicações dessa tecnologia nas empresas?
Como vimos, as tecnologias em Big Data podem favorecer o processo comercial de uma empresa, pois o banco de dados precisa estar estruturado de alguma forma – e isso só pode ser feito com auxílio da tecnologia.
A partir desses dados, os gestores conseguem compreender o que aquelas informações têm a dizer e utilizá-las a favor do negócio.
Não é à toa que uma parte significativa da coleta de dados diz respeito aos clientes e suas interações com uma empresa. Um exemplo básico são as redes varejistas que cadastram os clientes via CPF para documentar as compras e, a partir disso, recomendar ofertas personalizadas.
Entre as aplicações mais comuns da tecnologia Big Data estão as análises de mercado, o aperfeiçoamento de processos internos e a captação dos leads certos.Esta última ganha ainda mais valor no Marketing B2B e no segmento de vendas complexas, tendo em vista que o funil comercial tende a ser mais longo nesses casos.
É por isso que, para aplicar a tecnologia Big Data de forma bem-sucedida, é preciso muito mais do que apenas conhecer o conceito.
Contar com boas ferramentas para operacionalizar as análises também é fundamental na jornada.
Confira como resumimos os principais tipos de dados que viabilizam essas análises e de onde se originam:
Aqui na Exact Sales, temos um recurso que incorpora tanto Enterprise Data e Public Data, para assim, dinamizar seu processo comercial e diminui custos operacionais.
Veja a demonstração completa desse recurso:
Como a tecnologia Big Data pode otimizar as estratégias comerciais?
Vamos agora entender de forma prática como o Big Data acelera um processo de vendas.
Geração de relatórios confiáveis
Com o auxílio dos softwares certos, os gestores conseguem obter relatórios didáticos e devidamente fundamentados para compreender o processo comercial na totalidade.
Nesse caso, as ferramentas inteligentes fazem a coleta e a análise dos dados de forma automatizada para que o gestor possa se concentrar apenas nos resultados da sua equipe.
Além de otimizar a tarefa de gestão, trabalhar com dados concretos permite identificar os eventuais gargalos da operação e manter o time sempre alinhado.
É importante ressaltar que, sobretudo para empresas que trabalham com uma base de leads numerosa, ter relatórios organizados é fundamental para agilizar as operações.
Aceleração da tomada de decisões
Tomar decisões estratégicas não é tarefa simples no Marketing B2B. Afinal, um planejamento de vendas complexas não permite achismos ou improvisos.
Nessas horas, contar com a confiabilidade das estatísticas é imprescindível para acelerar a tomada de decisões e garantir o sucesso das estratégias adotadas.
É justamente esse um dos objetivos mais importantes da tecnologia Big Data – transformar um grande volume de dados em insights que vão redirecionar o time comercial com mais assertividade e inteligência de mercado. Assim, as decisões serão mais rápidas e certeiras.
Definição do Ideal Customer Profile (ICP)
Saber qual o seu ICP, ou perfil de cliente ideal, é pré-requisito em qualquer processo de vendas. Grande parte das estratégias de captação e prospecção é definida com base nesse modelo de consumidor.
Até porque para que um lead se identifique com o produto ou serviço que sua empresa oferece é necessário haver compatibilidade de interesses.
E existe melhor maneira de oferecer uma solução 100% compatível com as expectativas do cliente, senão conhecendo seu perfil e hábitos de consumo?
O Big Data possibilita esse conhecimento e contribui de forma efetiva para que a empresa desenvolva soluções cada vez mais funcionais no contexto de cada cliente.
Elaboração de soluções eficientes
Com a ajuda das informações do Big Data, fica muito fácil elaborar aquele mix certeiro de produtos, elevando o ticket médio de vendas a partir de dados concretos sobre o comportamento de compra daquele cliente.
Ao oferecer as soluções certas no momento exato, ele não terá motivos para desistir do negócio.
Inclusive, vale ressaltar que a estratégia de vendas cruzadas – o cross selling – eleva bastante a lucratividade de uma empresa.
Portanto, explore ao máximo sua base de dados para saber tudo o que pode cativar o seu cliente ideal. Se pergunte o que eleva o nível de satisfação dos seus potenciais clientes com sua marca.
Por meio de dados é possível esclarecer esta questão.
Evolução das ações de Marketing
Conhecer as preferências e interesses dos clientes faz toda a diferença para planejar ações de Marketing mais eficientes.
Ter em mãos essas informações privilegiadas permite direcionar as campanhas de maneira assertiva, atingindo o público-alvo.
Sem falar que, com o auxílio da tecnologia Big Data, a equipe pode testar peças-piloto e monitorar em tempo real as interações para fazer eventuais ajustes.
Otimização do tempo operacional
Com todas as possibilidades citadas acima, é natural que as equipes fiquem mais produtivas e elevem seus indicadores de desempenho.
Até porque, como os processos estarão automatizados, o time não terá que “suar a camisa” com trabalhos “braçais”.
Dessa forma, além de ganhar a confiabilidade das estatísticas na condução das vendas, a equipe ganhará tempo para focar no que mais importa: uma argumentação impecável.
Searching: a tecnologia Big Data decisiva na sua estratégia comercial
Hoje, há no mercado uma variedade de exemplos de tecnologias pautadas em Big Data, algumas capazes de levantar empresas, segmentos ou faturamento.
Um recurso capaz de centralizar esses levantamentos, é o Searching, dentro do Exact Spotter. Essa ferramenta traz informações relevantes sobre empresas, mercados, funcionários e taxas de lucratividade, além de auxiliar na geração de demanda para sua equipe de prospecção.
Na prática, este recurso simplifica o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), pois pode mandar listas direcionadas para os BDRs, encurtando assim o ciclo de vendas.
Com isso, vamos apresentar em detalhes como Big Data do Exact Spotter é capaz de acelerar o processo de vendas.
Descoberta de mercados potenciais
Através do Searching você tem acesso a levantamentos de dados públicos explorar mercados potenciais específicos que podem estar alinhados a sua solução ou produto.
A partir disso, você pode inserir filtros específicos, em seguida, a ferramenta irá listar empresas com base nos filtros estipulados.
Por exemplo, caso você tenha uma empresa que traz soluções para instituições financeiras, mas elas precisam ter mais de 5 funcionários.
Então, você pode direcionar um filtro para “Mercado financeiro” e outro para “empresas com mais de 10 funcionários”, em seguida, o Searching buscará as informações na Big Data partindo desta filtragem:
Geração de listas outbound
Um diferencial que o Searching proporciona é a geração de listas de leads para prospecção ativa, nele você pode gerar listas frias para sua equipe de prospecção, a partir de dados e informações públicas, ajustados conforme a atualização da base dados original.
Além disso, o Searching do Spotter oferece outra opção de geração de leads, por meio da Pesquisa do Google Maps, basta filtrar o segmento e o raio de distância desejado:
Look-Alike: a lista de clientes com base nos seus cases
Este mecanismo possível que o cliente insira os critérios de busca, a partir dos campos do Spotter, para criação de listas modelo para o Searching.
Estas listas possibilitam que o Searching busque em sua base de dados novos prospects semelhantes ao do modelo, criando assim novas listas de prospects a sere, enviadas ao Spotter.
Segmentação de mercado
Caso sua empresa lide com um mercado muito amplo, mas alguns nichos específicos são mais aquecidos, você poderá direcionar a atuação para estas ramificações, segmentando o mercado para criar listas para seus BDRs.
Por exemplo, uma empresa lida com o mercado de consignados e seguros, porém apenas o mercado de seguros é mais aquecido. Com isso, geraremos uma lista de prospects voltada para o mercado de seguros:
O Searching possibilita filtrar de maneira inteligente e com mais facilidade leads alinhados ao seu ICP.
Dessa forma, o recurso centraliza um grande volume de dados públicos, diz que vão redirecionar o time comercial com mais assertividade e inteligência de mercado.
Ferramentas inteligentes com Big Data: uma junção imbatível para o ROI
Como você pode ver, a tecnologia de ponta é a grande aliada do Big Data para vendas. Apenas com softwares inteligentes é possível filtrar – em meio a um extenso volume de dados – aquilo que realmente interessa para o planejamento estratégico de uma empresa.
Do ponto de vista da atração dos leads, por exemplo, contar um bom software de qualificação é essencial para encontrar os leads que têm fit com seu negócio, ao aliar com ferramentas.
Então, através de uma ferramenta inteligente, que faz isso a partir do cruzamento de dados, é possível traçar um plano de ação estratégico.
Assim, além de converter mais vendas e otimizar a desempenho do time comercial, as chances de fidelização também aumentam, tendo em vista que a satisfação do cliente com o produto ou serviço oferecido estará garantida. Afinal, a compatibilidade com a solução será a máxima possível.
Outra vantagem é a melhora no processo de gestão das equipes. Com os indicadores de desempenho sempre em mãos, o gestor pode acompanhar de perto os resultados do seu time mesmo em uma situação de home office.
Inclusive, dependendo das funcionalidades do software, dá para saber até qual vendedor é o mais indicado para atuar com determinado perfil de cliente.
Todos esses insights ajudam a ter uma visão mais clara do mercado, posicionando sua marca como a responsável por entregar ao lead exatamente o que ele está buscando, tudo isso com muita autoridade e credibilidade no assunto.
Dessa forma, alavancar os resultados da empresa será algo natural em seu processo de vendas. Ao mesmo tempo, as equipes se sentirão sempre motivadas para bater metas cada vez mais ambiciosas.
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