Crescer é um desafio para todas as empresas, para agências, o momento, apesar de desafiador, traz muitas oportunidades de crescimento, já que, por mais que possam existir cortes no investimento com comunicação, continuam sendo buscadas ações mais precisas, consultoria e estratégias que potencializam o investimento.
Não existe uma fórmula mágica para o crescimento das agências, mas reunimos aqui algumas dicas para driblar alguns dos principais desafios desse setor.
Tempo de leitura: 6 minutos. Você vai ler sobre:
- Vendarketing
- Gestão de processos
- Agências digitais
*Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Umbler.
Primeiramente, vamos falar de como estão as coisas internamente. Assustou? Calma!
Conforme o Censo das Agências, o principal motivo que impede as agências de crescerem é a gestão interna – ou falta dela. Esse é um problema muito comum quando pensamos que muitas agências têm equipes pequenas – de uma a cinco pessoas – e muitos donos/diretores estão ativamente envolvidos na prospecção de clientes e atendimento, deixando as questões internas para o segundo plano.
Sem a gestão interna, porém, as dificuldades no dia a dia acabam impedindo que ações para a retenção de clientes possam ocorrer, sem contar todos os desafios de manter os prazos, trabalhar com briefings precisos, entre outras questões diárias das agências.
Você se identifica com algumas dessas dificuldades: definição e organização de processos, cumprimento de prazos e produtividade da equipe? Essas questões, que impactam muito nos resultados da empresa, são as dificuldades de gestão internas mais citadas pelas agências.
Para auxiliar, conte com ferramentas para a gestão de tarefas, como o Trello, mantenha documentos e briefings acessíveis em ferramentas na nuvem, como o Google Drive e invista em uma ferramenta de comunicação como o Slack para manter a equipe alinhada. Se preferir, opte por um sistema de gestão focado em agências, que integra diversas funcionalidades.
Se quiser, tente aplicar metodologias ágeis na gestão de projetos da agência. Conhecidos no meio de desenvolvimento de software, os métodos ágeis e seus frameworks, como Scrum, apostam na divisão de tarefas e colaboração entre equipes para realizar entregas frequentes.
Cada vez mais comuns em áreas como vendas e marketing, os métodos ágeis podem ser grandes aliados na hora de priorizar tarefas e realizar entregas com qualidade e frequência – diminuindo o tempo de refação das peças.
Invista em Marketing e Vendas
Quando perguntados sobre o que estavam fazendo para atuar contra a perda de receita devido à instabilidade econômica, a resposta da maioria das agências foi aumentar a prospecção para agregar mais clientes à empresa.
Isso é muito importante, mas nem sempre é fácil por dois principais motivos: muitas agências não investem no próprio marketing e não têm um sistema de processo de vendas estabelecido. Segundo o Panorama das Agências Digitais de 2017, 69% das agências pretendem investir no próprio marketing digital. Isso é extremamente importante, porque torna a sua própria marca um “case de sucesso” do que você pode oferecer aos clientes.
Então, sim, invista no SEO, no conteúdo, nos anúncios e não deixe de lado a automação de marketing e o e-mail marketing para atrair novas oportunidades de negócio e não depender apenas das indicações para novos jobs. Se você já estiver gerando leads através das ações de marketing da agência, a pergunta é: você já tem um processo de vendas definido?
Segundo o panorama das agências, quase metade não tem. E mais: 70% das agências não definem uma meta de vendas. Não se preocupe, criar um processo de venda para agências não é um bicho de sete cabeças, é só conferir aqui um guia completo sobre o assunto.
Faça um esforço para manter seus clientes atuais
Gerar novas oportunidades de negócio é muito importante, mas, e manter os clientes atuais? A maioria das agências do Censo afirmou que não realiza ações para retenção dos clientes que já estão na carteira.
Considerando que é cerca de sete vezes mais difícil conseguir novos clientes do que manter aqueles que já estão com a sua empresa, a dica de ouro aqui é: invista na retenção dos seus clientes. Para essa tarefa, vale entender, primeiramente, porque eles deixam uma agência.
O Censo das Agências, os principais motivos são: concorrência (mudança para outra agência), houseficação (quando a empresa passa a fazer internamente aquilo que contratava a agência) e quando a agência não demonstra proatividade. É neste último item que iremos nos deter que: seis de 10 novas tarefas feitas pelas agências são solicitadas pelos clientes.
Se isso, por um lado, demonstra confiança e um bom relacionamento, também pode demonstrar que as agências não estão tão ativas nas propostas de novos serviços. E está aí uma importante oportunidade de negócios: observar novos nichos para atuação, entender os desafios do cliente e propor novas ações são formas de não só garantir novos jobs, mas manter quem já confia no trabalho da agência.
Para estreitar o relacionamento com os clientes, vale a pena investir em técnicas de marketing para a própria agência. Na filosofia de Inbound Marketing, uma das etapas mais importantes – mas, que muitas vezes não ganha a devida atenção – é a de retenção e transformação de clientes em advogados de marca.
Aplique isso à sua agência: use o e-mail marketing para manter relacionamento com os seus clientes, invista na produção de conteúdo que vá auxiliar, faça perguntas e tente entender como os serviços que você oferece podem ajudá-los a ter melhores resultados. Invista em Sucesso do Cliente e lembre-se: uma das principais formas de conseguir novos clientes é através de indicação, então invista na retenção de clientes, pois eles podem significar novas oportunidades.
Crie Parcerias Estratégicas
Fazer parcerias estratégicas com associações ou outras empresas que tenham públicos semelhantes pode ser uma ótima estratégia para o crescimento da agência.
Por meio de co-marketing e produção de conteúdos, por exemplo, com outras empresas que tenham um público em comum com o seu, é possível gerar novas oportunidades de negócio e “aparecer para outros públicos, de outras regiões ou de outros segmentos. Outra parceria interessante é participar de associações de publicidade da sua região.
Participar de eventos e meet-ups também é muito interessante, já que, além de parcerias, é possível trocar ideias e mesmo discutir dores comuns a muitas agências. Para agências digitais focadas no desenvolvimento e hospedagem de sites e aplicativos, vale a pena formar parcerias com agências mais focadas em off, porque esses serviços são os mais terceirizados.
Cartão de visita na mão e vá em frente! Quais são os maiores desafios que você está enfrentando?