Conheça os melhores canais de vendas e veja como explorá-los.
Fazer uma venda complexa requer muita atenção e cuidado. Uma parte fundamental para aproveitar os melhores contatos é escolher bem quais canais de vendas sua empresa deve investir.
A cada dia surge uma nova ferramenta digital que auxilia nos processos de negociação. Para escolher com assertividade, é necessário conhecê-las e explorá-las ao máximo.
Quer entender mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e aprenda a explorar novas ferramentas digitais que vão te permitir abrir novos canais de vendas.
O que são canais de vendas?
Canais de vendas são os caminhos que um negócio pode seguir para encontrar um novo lead e fechar negócio.
Hoje em dia existem diferentes canais de vendas, tanto digitais, quanto físicos. No meio digital é possível citar as redes sociais, sites, WhatsApp e e-mail.
Já no mundo físico é possível dizer que lojas, quiosques e telefones são canais de vendas.
Por meio das ações e ferramentas disponíveis em cada canal, o vendedor pode criar suas estratégias de atração e abordagem comercial.
Tipos de canais de vendas
Se você está pensando em investir em um novo canal de vendas, mas ainda não sabe qual escolher, vamos te apresentar alguns a seguir.
Fizemos duas listas curtas, uma com canais de vendas offline, para que você os conheça rapidamente e outra com ferramentas digitais.
Canais de vendas físicas
Se você vende um produto físico ou um serviço, explorar um canal de vendas offline pode ser uma boa opção.
Normalmente eles são mais custosos, no entanto, também podem ser mais eficientes. Tudo depende da sua estratégia e produto/serviço.
Ponto de vendas
Esse com certeza é um dos principais canais explorados, principalmente para vendas no varejo.
Se esse é o seu caso, foque no atendimento ao cliente, conexão por meio de rapport e explore os diferenciais do seu produto ou serviço.
Vendas diretas
As vendas diretas são uma estratégia de boca a boca. Ao contrário dos pontos físicos, onde é o cliente que vai até a loja, nas vendas diretas é a loja que vai até os clientes.
Ou seja, os vendedores vão oferecer seu produto individualmente em casas, ruas ou empresas.
Canais de vendas digitais
Mesmo que você comercialize produtos físicos, explorar canais de vendas digitais pode alavancar seus resultados.
Empresas que possuem um processo de vendas mais robusto também podem (e devem) explorar os canais a seguir.
Vendas pelo WhatsApp
Esse mensageiro online veio para ficar. Uma pesquisa, feita pela Opinion Box junto a Mobile time para construir um panorama sobre mensageria móvel no Brasil, apontou que cerca de 99% dos brasileiros que possuem smartphones possuem o aplicativo instalado.
Cerca de 93% das pessoas afirmaram que usam o aplicativo diariamente.Ou seja, esse é um canal de comunicação que pode ser muito eficiente durante um processo de negociação.
Além de ter o contato direto com seu cliente, explorar o WhatsApp para fazer vendas pode contribuir para que essa comunicação seja mais fluida devido às funcionalidades da plataforma.
Você pode aproveitar de diferentes mídias para convencer seu lead a comprar de você. Desde enviar fotos, áudios, vídeos ou fazer uma ligação rápida para sanar dúvidas.
Uma dica importante é que você utilize a versão empresarial disponível no mercado. O WhatsApp Business possui muito mais funcionalidades que a versão pessoal.
E-mail marketing
Muitas pessoas dizem que o e-mail morreu, mas ao contrário desse pensamento, o e-mail está mais vivo e eficiente do que nunca.
Para você ter noção, segundo uma pesquisa da McKiney & Company, funcionários de empresas passam, em média, 13 horas da sua jornada semanal de trabalho verificando sua caixa de entrada.
Ou seja, se o seu setor é B2B, o e-mail marketing pode ser uma ótima opção para impactar sua pessoa.
Telefone VoIP
Com a tecnologia VoIP, é possível realizar chamadas on-line a custos mais baixos, sendo uma importante aliada em processos de Inside Sales.
Os benefícios em utilizá-la são vários. Além da redução de custos, ela também é muito mais segura que uma telefonia convencional, visto que as ligações são criptografadas e podem ser gravadas, transformando-as em dados.
Também podemos citar que, através do telefone, conseguimos fazer uma abordagem dinâmica e humanizada com o lead, coletando informações ricas.
Programa de afiliados
Já pensou em ter milhares de vendedores do seu produto espalhados pelo Brasil inteiro sem que isso gere um custo fixo para você?
Com um programa de afiliados bem estruturado isso é possível. Ele funciona da seguinte forma.
Sua empresa deve fornecer um código único para ficar interessado em se tornar seu afiliado. A pessoa deve fazer vendas compartilhando esse código. A cada venda feita você comissiona o afiliado com uma porcentagem.
Essa estratégia é muito interessante, principalmente para empresas que fazem vendas complexas.
Uma dica para integrar essa estratégia entre os seus canais de vendas é oferecer um treinamento de vendas para seus afiliados. Assim eles terão mais chances de obter êxito nas indicações.
Mas afinal, como explorar novas ferramentas digitais?
Atrelado a esses canais de vendas você pode contratar plataformas de gerenciamento que vão auxiliar seu time de vendas durante as negociações.
Por exemplo, se você tem vários vendedores na sua empresa, usar um mesmo número de WhatsApp é difícil, já que a plataforma permite apenas 1 conta por celular.
No entanto, ferramentas como o Bume, permitem que você centralize todas as conversas do mensageiro online na sua plataforma, onde todos os seus vendedores podem acessar simultaneamente. Isso garante que:
- Os discursos de vendas fiquem alinhados.
- A produtividade da sua equipe aumente.
- Centralização de todas as conversas num só lugar.
Aliada ao Exact Spotter, é possível armazenar os dados coletados por meio dos canais de comunicação e possibilitar o uso desses dados para guiar as estratégias.
Portanto, sejam quais forem os seus canais de vendas escolhidos, procure ferramentas que otimizem o seu trabalho nelas e garanta mais produtividade ao seu time.
Gostou do conteúdo deste texto? Aproveite para conhecer o Blog do Bume e entender mais sobre estratégias de vendas e atendimento.
*Essa publicação foi escrita pelos nossos parceiros da BUME.