Para empreender com sucesso é necessário primeiro, fazer uma pesquisa de mercado na área que se pretende investir, além de uma reserva para o investimento inicial e um bom planejamento estratégico de marketing. Assim, é possível validar as probabilidades da sua ideia de fato alavancar e atingir os seus objetivos.
No Brasil, o verbo empreender tem conquistado cada vez mais pessoas que buscam em sua grande maioria recolocação profissional e autonomia profissional. De janeiro a agosto deste ano foram abertas 2.716.269 milhões de novas empresas, totalizando 21,8 milhões de empresas ativas em todo o território nacional. Destas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Para ajudar nessa fase de ideias e planejamento, trouxemos algumas dicas de como empreender.
Você verá neste post elementos que vão te ajudar a empreender:
Faça uma análise de mercado e da sua concorrência para empreender
Antes de começar a empreender, é de grande importância fazer uma comparação com a sua concorrência de modo a observar: como se apresenta aos clientes, quais as principais soluções que oferecem, quais as estratégias de marketing que utilizam e valores que oferecem.
Faça uma análise SWOT para identificar suas forças e fraquezas. Isso vai ajudá-lo a entender como seus pontos fortes podem superar seus pontos fracos, além de ser uma maneira de contornar objeções em vendas.
Depois de organizar melhor suas ideias, é necessário também fazer uma análise do mercado que pretende atuar, seu público alvo a quem o seu produto ou serviço é destinado e um breve resumo dos seus principais concorrentes.
Outro ponto importante é a criação da persona, que vai ajudar a traçar o perfil de cliente ideal, de acordo com suas principais dores, necessidades, hábitos e preferências, etc. O ideal, é que as personas sejam criadas a partir de dados reais, coletados por meio de pesquisas, para obter resultados mais eficazes.
Elabore um plano de negócio
O plano de negócio, é uma projeção mais detalhada que reúne todas as etapas que compõem as ações que serão realizadas pela empresa. A ferramenta mais utilizada para estruturar um modelo de negócio é o Business Model Canvas, ou Canvas.
Um plano bem estruturado servirá como guia para suas ações e deve conter: o segmento de clientes que pretende atuar, a oferta de valor do produto ou serviço, quais serão as fontes de receita e a estrutura de custo que envolvem todas as etapas operacionais.
O SEBRAE explica como criar um modelo de negócio.
Invista em presença online
Vivemos conectados ao celular e essa presença online tem contribuído e refletido muito na forma de ofertar e consumir um produto ou serviço. O público agora, busca por um atendimento mais rápido, fácil e simplificado.
Segundo o relatório “Digital 2023 – Global Overview Report”, da We Are Social, os brasileiros gastam 5 horas e 28 minutos do tempo usando a internet em celulares. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial, com 3 horas e 46 minutos dedicados às redes sociais.
Para estar sempre online e conectado a sua audiência, alguns pontos são importantes:
- Crie um site responsivo e de qualidade;
- Produza conteúdos relevantes e relacionado ao seu segmento no blog;
- Invista na nutrição de leads por meio do e-mail marketing;
- Elabora uma boa estratégia de SEO (de acordo com as regras de mecanismos de busca).
Defina o posicionamento da sua marca
O posicionamento de marca são os diferenciais competitivos que sua empresa ou serviço podem oferecer aos consumidores.
Faça uma rápida reflexão que responda às seguintes questões:
– Quais são seus diferenciais?
– O que a empresa oferece ao público?
– Além do produto, você entrega algo mais para quem compra com você?
– Quais sensações o seu atendimento e pós-venda tem transparecido aos clientes?
Além do aspecto afetivo trazido pela marca, é preciso planejar uma estratégia efetiva para poder se comunicar com todas essas percepções. Por isso, é necessário entender os melhores canais de contato para que essa interação aconteça, qual a linguagem mais adequada (tom de voz da marca), e o que mais agrada o seu público-alvo.
Organização e persistência
A saúde financeira da empresa é fundamental para qualquer empreendedor. Tendo isso em mente, mantenha suas contas organizadas e em dia, o ideal é que empresas de pequeno e médio porte façam um acompanhamento semanal ou diário de entrada e saída da sua receita.
Um erro clássico (e que ainda é muito comum) nas pequenas empresas é “misturar” as contas pessoais com as do negócio, por isso, separe as contas pessoais das da sua empresa e peça o auxílio de especialista, como consultores financeiros ou empresas de contabilidade, que irão orientar os melhores caminhos para manter a saúde financeira da empresa organizadas e bem estabelecidas.
Uma má administração das finanças, pode contribuir para o fechamento de empresa. Mas mesmo que leve um certo tempo para você obter os resultados que deseja, e se consolidar no mercado, continue investindo uma parte do seu lucro, em benefícios para a empresa. Portanto, seja persistente e acredite no sucesso do seu negócio.
Vale a pena começar a empreender em 2024?
Mesmo com os desafios que qualquer empreendedor pode enfrentar, abrir uma empresa traz também muitas vantagens, como:
- Mais autonomia e controle sobre suas decisões; (de acordo com seus próprios objetivos e metas).
- Flexibilidade de horário;
- Possibilidade do aumento da renda;
- Maior satisfação pessoal.
Para quem quiser empreender em 2024, é importante entender que o empreendedorismo acima de tudo requer empenho, coragem e muita disposição para assumir riscos e resolver problemas, por isso, pesquise bastante e esteja preparado para trabalhar duro, principalmente nesta fase inicial.
E se a sua ideia for empreender online, pode criar sua plataforma de cursos com a ajuda da EAD Plataforma!
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