Manter um time comercial alinhado, engajado e motivado é fundamental para os resultados de uma empresa. No entanto, sabemos que é desafiador lidar com um grupo diverso onde nem sempre todos estão passando por um bom momento. Nessas horas, as frases motivacionais para equipe de vendas fazem toda a diferença no ambiente corporativo.
À primeira vista, elas podem até parecer clichês desimportantes, mas, vindas de um líder empático ou mesmo dos colegas de trabalho, demonstram acolhimento e apoio para lidar com os desafios do dia a dia. Você costuma estimular seu time usando alguma frase motivacional para vendedores? Continue a leitura e conheça algumas citações que vão ajudar a manter seu time sempre inspirado!
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10 frases motivacionais para equipes de vendas
Fizemos um compilado com algumas frases motivacionais que podem ser utilizadas em diferentes departamentos de uma empresa. É interessante avaliar o contexto em questão para escolher qual será o melhor recado à equipe naquele determinado momento.
Mas, em linhas gerais, não existe regra quando se trata de motivar a sua equipe. Apenas lembre-se de que, ao contextualizar sua mensagem, ela terá um potencial maior de atingir os colaboradores de maneira positiva, inclusive estimulando a produtividade.
Vamos às frases:
1. “O sucesso se encontra no cruzamento entre a sorte e o trabalho pesado.”
A frase de Dustin Moskovitz, cofundador e diretor executivo da Asana, traz uma perspectiva essencial ao mundo do trabalho: nem tudo é sorte e nem tudo é esforço. Esses dois fatores funcionam como uma via de mão dupla, afinal, quando se trabalha pesado, a “sorte” surge como um resultado natural da caminhada.
2. “Sejamos todos os líderes que gostaríamos de ter.”
A frase de Simon Sinek, autor e palestrante inspiracional, remete a um dos aspectos mais importantes na gestão de uma empresa: a horizontalidade nas relações e a empatia vinda das figuras de liderança.
Quando o gestor faz o exercício de se colocar no lugar de seus liderados, consegue compreender mais facilmente quais as demandas prioritárias do grupo e, assim, trabalhar para supri-las. O resultado será entregas muito mais qualificadas e em conformidade com os prazos.
Falando em entregas, como anda a passagem de bastão entre os departamentos da sua equipe? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e aprenda a avaliar o fornecimento de oportunidades pelo seu setor de Pré-Vendas!
3. “O pensamento positivo é uma ferramenta valiosa que pode ajudar você a superar obstáculos, lidar com a dor e alcançar novas metas.”
A frase de Amy Morin, psicoterapeuta e treinadora de força mental, nos explica por que é importante ter uma visão otimista dos processos de uma empresa. Afinal, é a partir dessa perspectiva que um colaborador se mantém motivado mesmo em cenários desfavoráveis.
Mas atenção: é preciso colocar os pés no chão e compreender o otimismo como uma válvula para impulsionar seu time, e não como um “disfarce” para esconder os problemas. Uma vez evidenciados os gargalos, é preciso pensar positivo e sair da zona de conforto para colocar em prática as melhores tratativas.
4. “Não importa quantas metas você já alcançou, mire em uma maior.”
A frase de Jessica Savitch, apresentadora de telejornais estadunidenses, tem tudo a ver com o cenário de Vendas. Até porque as metas são companheiras inseparáveis de um time que preza pela inteligência comercial. Sem esses objetivos claramente definidos, fica muito difícil direcionar sua força-tarefa e definir as prioridades da equipe.
A citação da autora chama atenção ainda para o risco do conformismo. Cair numa zona de conforto não é legal em nenhum tipo de empreendimento. Por isso, mesmo que seu time esteja voando, procure sempre expandir os horizontes e traçar metas cada vez mais promissoras. Isso faz com que os colaboradores percebam que ganharam a confiança de seus líderes.
5. “Individualmente, somos apenas uma gota. Juntos, somos um oceano.”
A frase de Ryunosuke Satoro, autor japonês, parece simplista, mas descreve algo essencial no universo corporativo: a potência do trabalho em equipe. É impossível falar em Vendas sem considerar um minucioso trabalho de grupo.
Por melhor que um colaborador performe individualmente, a dimensão dos resultados depende do esforço conjunto. Por isso, sempre que notar que seu grupo está instável ou desalinhado, invista nesse argumento para reintegrar sua equipe.
6. “Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que algo aconteça, outras fazem acontecer.”
A frase de Michael Jordan, empresário estadunidense e ex-jogador de basquete, é bastante conhecida no universo esportivo e pode ser aplicada nos mais diversos segmentos da sociedade.
A citação tem a ver com dedicação, coragem e altivez para fazer acontecer. Se não houver essas qualidades, provavelmente sua equipe ficará estagnada no plano da imaginação, sem converter as ideias em resultados palpáveis.
7. “Os verdadeiros heróis são feitos de trabalho pesado e integridade.”
A frase de Hope Solo, ex-goleira de futebol estadunidense, também demonstra a relação de proximidade entre o universo esportivo e a trajetória de quem trabalha com Vendas. Afinal, trabalhar duro e de forma disciplinada é imprescindível para alcançar resultados efetivos nessas duas carreiras.
A integridade, por sua vez, é um componente extra no âmbito motivacional. Isso porque pouco adianta trabalhar duro se o trabalho não for baseado em uma atuação íntegra, honesta e justa com todos da equipe.
8. “Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que nela trabalham.”
A frase de Mary Kay Ash, empresária estadunidense e fundadora da Mary Kay Cosmetics, evidencia um aspecto primordial do mundo do trabalho: a humanização das relações dentro de uma empresa.
Com essa citação, a autora parte do pressuposto de que um empreendimento só alcançará bons resultados se os integrantes da equipe forem devidamente capacitados. É como se o faturamento da empresa refletisse o quanto as pessoas ali dentro realmente se empenham para “fazer a roda girar”.
9. “Tenha a coragem de seguir o seu coração e a sua intuição. De alguma maneira, eles já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.”
A frase de Steve Jobs, magnata de negócios estadunidense, é amplamente conhecida no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Embora pareça controversa – pois sabemos que os aspectos subjetivos às vezes não combinam com a atuação comercial – a frase faz total sentido se considerarmos a relevância do fator humano no dia a dia da empresa.
Muitas minúcias de um processo comercial e de uma abordagem de Vendas só podem ser notadas com olhos humanos. O acolhimento entre os colegas de equipe, as parcerias, a comemoração após uma meta alcançada… Tudo isso são pequenas mostras do quanto o fator emocional é importante.
A intuição deriva daí. Se a equipe conta com as ferramentas certas e está bem liderada, é como se a intuição fosse aquele “empurrãozinho” que faltava para colocar em prática projetos mais promissores e desafiadores. Que tal?
10. “Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos.”
A frase de Madre Teresa de Calcutá, missionária católica albanesa-indiana, também dialoga perfeitamente com a humanização das relações de trabalho, sobretudo no que diz respeito a inspirar os demais colaboradores.
Além disso, empatia, gentileza e reciprocidade são pré-requisitos para uma atuação de sucesso em qualquer área do mundo corporativo. Então, se você tivesse que escolher apenas uma frase motivacional para vendedores, não seria má ideia escolher essa!
A importância do engajamento e motivação da equipe
Com certeza seu time se sentirá mais valorizado com frases motivacionais para equipes de vendas. Mesmo que às vezes as coisas pareçam estar bem, pode ser que algum colaborador esteja passando por um conflito interno e não queira se abrir. Essas situações são comuns em qualquer segmento de trabalho, afinal, somos seres humanos e precisamos lidar com muitas questões ao mesmo tempo.
Quando o gestor motiva a equipe com bons conselhos e se mantém sempre aberto ao diálogo, os colaboradores também vão desenvolvendo a confiança necessária para assumirem suas próprias vulnerabilidades e se mostrarem dispostos a contorná-las. Essa parceria é indispensável para a configuração de um ambiente de trabalho agradável, empático e acolhedor.
E você já sabe: um time alinhado, integrado e com confiança mútua vai muito mais longe. Os resultados desse processo incluem total engajamento com as metas, 100% de comprometimento com a agenda e muita disposição para cultivar o relacionamento com os clientes!