É preciso ainda garantir que haja um processamento rápido desse grande volume de dados para tirar insights para a estratégia, e nesse momento percebemos um grande impacto da Inteligência Artificial em vendas.
Neste post, veja como a IA pode automatizar o operacional para que a equipe comercial se dedique mais às atividades estratégicas do negócio. Acompanhe!
Tempo de leitura: 9 min
Você vai ler sobre:
- Eficiência e precisão: o impacto da inteligência artificial em vendas.
- Vantagens da IA em vendas.
- Aplicações da IA em vendas.
- Mais inteligência comercial para vender mais e melhor
Eficiência e precisão: o impacto da inteligência artificial em vendas
A IA deixou de ser apenas tema para filmes de ficção científica e já é adotada por empresas em muitos processos, inclusive em CRM.
Com o desenvolvimento de tecnologias de machine learning e análise preditiva, profissionais do marketing e vendas estão atuando cada vez mais com o apoio de dados.
A IA facilita a conexão ao cliente e assim você pode entendê-lo melhor, descobrir suas preferências e oferecer produtos e serviços que atendam e/ou superam as expectativas.
Leia também: Além da ficção científica: a inteligência artificial em vendas
Vantagens da IA em vendas
Na prática, a IA realiza em segundos o que uma pessoa levaria horas, dias ou meses. A tecnologia otimiza a coleta, organização e análise de dados, para que você e sua equipe tomem decisões baseadas em informações confiáveis e atualizadas.
Quando pensamos nas atividades executadas pelo time comercial — busca por contato de novos clientes, envio de e-mail, follow-ups, pesquisa de informações sobre os leads, agendamento de reuniões, etc—, logo vemos que muitas podem ser automatizadas.
Por meio de dados, a IA auxilia a captação de leads para que seus vendedores tenham mais agilidade e eficiência no trabalho.
Um sistema inteligente pode, por exemplo, coletar os dados e filtrá-los de forma autônoma, facilitando o processo para que os vendedores só entrem em contato com os interessados pelo fechamento.
Veja algumas vantagens e o impacto da Inteligência Artificial em vendas:
Mais proximidade com o cliente
Os dados dos seus clientes e do público que você deseja atrair são fundamentais no mercado atual. Eles devem ser analisados com precisão e a IA contribui para isso.
Assim, você consegue se aproximar mais dos clientes e definir melhor um perfil, determinante para elaborar abordagens e atendimentos mais personalizados.
Disponibilidade 24/7
Com softwares com IA integrados ao seu site, seus produtos ou serviços podem ser adquiridos a qualquer hora e dia da semana. O atendimento e suporte ao cliente também podem ser oferecidos 24/7 através de chatbot ou assistente virtual, soluções que dispensam a operação humana.
Essas tecnologias podem atender integralmente muitas demandas e adiantar tantas outras para serem continuadas por operadores.
Dados rapidamente estruturados e disponíveis
Toda empresa tem um volume muito grande de informações que, quando tratados manualmente e sem IA, limita a produtividade da equipe e produz resultados passíveis de erros.
Com a Inteligência Artificial você estrutura e disponibiliza os dados rapidamente. Dashboards, por exemplo, são rapidamente criados e facilitam a visualização de todo o processo de vendas.
Leia também: Alto volume de informações ou dados estruturados? Saiba como se diferenciar e vender mais
Portanto, se você quer mais precisão na geração e qualificação de leads, aumentar a eficiência, impulsionar a conversão e estruturar informações sobre seus clientes, sistemas com IA vão ajudá-lo.
Aplicações da IA em vendas
As principais vantagens da IA em vendas dão uma ideia do seu potencial para o setor. Não é por acaso o crescimento da sua adoção por empresas inovadoras de todo o mundo.
Não se trata de acabar com o trabalho humano, mas de aprimorá-lo. É mais interessante eliminar as atividades operacionais da rotina dos profissionais para que eles possam se dedicar à estratégia do seu negócio.
Veja algumas aplicações, a seguir:
Otimização de preço
Negociar é preciso, mas às vezes é desafiador chegar numa proposta que agrade um potencial cliente e que também não faça você pagar para fechar. O ideal é analisar diversos dados para ter certeza de qual valor de desconto incluir na proposta. Com a IA isso é possível.
Há algoritmos que podem calcular a taxa ideal para que você tenha mais chances de fechar negócio. Esse cálculo é feito a partir das informações do histórico das transações já realizadas, como número de concorrentes, setor do cliente, receita anual, nível de tomadores de decisão, etc.
Previsão de vendas
Uma das suas responsabilidades é prever onde o número total de vendas do seu time irá cair a cada trimestre, o que deve ser calculado com precisão. Para isso também há algoritmos de IA para apoiá-lo.
Tais algoritmos vão permitir que você tenha uma previsão de venda com alto grau de precisão, fundamental para a gestão de recursos e do estoque.
Lead Scoring
O time de vendas toma decisões a toda hora, sempre tentando fechar negócios com sua lista de leads qualificados.O lead scoring pontua nessa lista mais quem está mais pronto para a compra.
Ferramentas como inteligentes, como o Exact Spotter, por exemplo, usam a chamada lógica booleana, baseada em análise combinatória, para configurar regras de detecção que dirão que uma determinada combinação de respostas indicam uma dor específica do lead.
Além disso, ele permite uma prospecção ativa que segmenta e qualifica leads. Baseado nessas respostas, os clientes potenciais vão receber sua pontuação.
Qualificação de leads e geração de oportunidades para vendas
Para a prospecção, por exemplo, uma solução de IA pode sugerir ações para encontrar os leads certos, qualificá-los e concluir vendas no menor tempo possível.
Essas ferramentas também permitem agrupar informações sobre cada perfil, além de suas dores, permitindo uma melhor argumentação para uma venda mais consultiva.
Assim, os vendedores poderão concentrar-se apenas nos leads que apresentam maior rentabilidade e que estão na iminência da compra. A ferramenta pode também informar, por exemplo, quais são os leads nos quais o time deve centrar esforços em uma semana, sem deixar de lado nenhuma oportunidade gerada.
Gerenciamento de desempenho
Conte também com a IA para acessar rapidamente os canais de receita dos seus vendedores. Você pode visualizar os dados em dashboards, o que facilita a avaliação dos canais para conferir quais negócios precisam ser promovidos e quais estão mais perto de serem concretizados.
Isso representa um ganho de tempo, uma vez que você vai poder dedicar sua atenção aos vendedores e negócios que podem ajudar a cumprir suas metas.
Controle de operações
Todo o seu processo comercial — inclusive o funil de vendas — pode ser controlado com ferramentas de IA. Com isso, os dados são rapidamente analisados e disponibilizados em painéis, gerando insights essenciais para o planejamento estratégico.
Você também pode treinar suas equipes com apoio de dados mais sólidos, organizar rotinas mais assertivas e orientar a operação de vendas para que todos sigam um script eficiente.
Upselling e Cross-Selling
Vender mais para as empresas que já compõem sua base de clientes é a maneira mais rápida e econômica de aumentar sua receita de primeira linha. Mas como saber se aqueles que já adquirem seus produtos ou serviços vão realmente comprar mais que os leads?
Uma estratégia é continuar investindo em marketing para atrair mais leads, mas também há a opção de usar a IA para identificar, na sua base, os clientes com maior probabilidade de up-sell e/ou cross-sell. Dessa forma, você consegue ter aumento da receita e reduzir custos com marketing.
Mais inteligência comercial para vender mais e melhor
Depois de entender os impactos da Inteligência Artificial em vendas, vamos falar de uma solução específica para ajudar sua empresa a vender mais e melhor.
O Exact Spotter é o software de inteligência comercial da Exact Sales que permite acelerar as vendas.
Veja algumas funcionalidades:
- Dicas e roteiro adaptáveis e pré-definidos;
- Coleta e registro de dados ricos ao gerar interesse dos leads;
- Detecção de fit de negócios com básica em lógica booleana;
- Segmentação de leads por lead scoring;
- Gestão de agendamentos de oportunidades com potencial de vendas;
- Cruzamento de dados para geração de inteligência mercadológica;
- Relatórios personalizáveis, com múltiplas opções de gráficos e envio automático, e muito mais!
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