Marketplace B2B é um modelo de negócio virtual no qual empresas vendem para outras empresas. Em outras palavras, trata-se de uma plataforma de vendas web que funciona como uma espécie de shopping online, mas que não faz vendas para os clientes finais.
A sigla B2B significa business to business, que traduzido para o português quer dizer “de empresa para empresa”. O objetivo, portanto, é vender produtos e/ou serviços entre negócios, para que esses possam continuar suas atividades comerciais.
Uma das vantagens de usar plataformas como essas é a facilidade para encontrar, em um único ambiente, diversas opções de potenciais parceiros para sua empresa. Desse modo, ao invés de fazer pesquisas separadas na internet, tudo está centralizado em um mesmo local, otimizando seu tempo de busca e contribuindo para fazer comparações.
Em um marketplace empresarial é possível encontrar, por exemplo, diversos prestadores de serviço como limpeza, segurança, manutenção e TI, além de fornecimento de insumos e matérias-primas, entre outras soluções.
E como identificar bons fornecedores em um marketplace para empresas? Siga a leitura deste artigo e confira a resposta para essa pergunta e também o que é, como funciona e demais benefícios de usar essas plataformas B2B.
O que é marketplace B2B?
Marketplace B2B é um ambiente virtual. Nele, diversas empresas apresentam suas soluções para que outras empresas possam adquirir. Assim como explicamos logo na abertura deste artigo, trata-se de um shopping digital voltado especificamente para pessoas jurídicas.
Para deixar esse conceito mais claro, vale complementarmos a explicação destacando a diferença entre marketplace e e-commerce.
O marketplace hospeda negócios distintos em um mesmo ambiente web (site). Nesse caso, dependendo da proposta da plataforma, é possível até mesmo encontrar concorrentes que comercializam produtos/serviços iguais ou similares.
Já o e-commerce é uma página web exclusiva da companhia. Essa página apresenta somente as soluções que a empresa comercializa. E todas as negociações são feitas diretamente através dela.
Sobre isso saiba que, no marketplace, é comum a plataforma receber a venda e o pagamento ao invés da companhia vendedora. Nessa dinâmica, é o shopping virtual que recebe os valores e, após descontar a taxa de uso do espaço, os envia para os vendedores.
Quanto à entrega, essa costuma ser de responsabilidade de quem vende os produtos ou fornece os serviços.
Como funciona o marketplace B2B?
O marketplace no formato B2B funciona semelhante ao modelo B2C. Isto é, o comprador acessa a plataforma de vendas e navega por ela em busca das soluções que precisa para a empresa.
Ao encontrar o que precisa, finaliza a compra de acordo com o passo a passo definido pelo site.
Porém, aqui vale um adendo! Por se tratar de negociações entre empresas, dependendo do que está sendo adquirido, esse fluxo é um pouco mais complexo e com mais etapas a serem cumpridas.
Isso acontece porque, comumente, as companhias fazem compras em grandes quantidades e com valores bem mais expressivos que os consumidores finais. Por isso, pode acontecer de a aquisição não ser finalizada no site de vendas.
Em casos como esse, o marketplace é utilizado como um portal para encontrar os fornecedores, acessar seus dados de contato e, a partir dessa informação, dar início às negociações para firmar parceria.
Quais as vantagens do marketplace B2B?
O marketplace para empresas pode até ser usados somente para esse fim, mas tem uma série de vantagens. E elas contemplam tanto quem vende quanto quem compra. Separando por esses dois grupos, confira os benefícios que mais se destacam.
Vantagens para quem vende
- apresentar os produtos/serviços em uma página web com visibilidade;
- estar no mesmo ambiente que outras marcas, elevando o potencial competitivo.
- não se preocupar com questões relacionadas à oferta de meios de pagamento e divisão de valores;
- ficar livre de manutenções e atualizações do site.
Vantagens para quem compra
- possibilidade de comparar várias opções em um único espaço, elevando as chances de encontrar o melhor custo-benefício e otimizando a gestão de compras;
- não precisar fazer pesquisas individuais, ou seja, ir em cada e-commerce para analisar as ofertas das empresas;
- conhecer companhias com as quais ainda não trabalha, ampliando as escolhas e, com isso, as oportunidades de fechar bons negócios.
É possível encontrar fornecedores nesse modelo de marketplace?
Sim! É totalmente possível encontrar fornecedores nos marketplaces, desde que essas empresas estejam nessas plataformas. Porém, o fato de estarem nesse espaço virtual, não significa que você não precise avaliá-las pontualmente.
Ou seja, o fato de uma companhia fornecedora estar em uma plataforma de vendas não quer dizer que ela é mais confiável que aquelas que não estão.
A fim de evitar diversos problemas para o seu negócio, é fundamental realizar uma boa gestão de fornecedores, mesmo para aqueles que se encontram nesses portais.
Nesse caso, é fundamental realizar um bom processo de homologação, solicitar e analisar documentos, mensurar os potenciais riscos que a empresa fornecedora pode trazer para a sua, entre outros pontos relacionados.
Uma forma de não deixar nada passar é considerar critérios de avaliação como:
- histórico e reputação;
- saúde financeira;
- custo-benefício;
- qualidade dos produtos/serviços;
- capacidade produtiva;
- formas, meios e condições de pagamento;
- flexibilidade na negociação;
- logística de entrega;
- canais de atendimento e suporte.
Para fazer isso de forma prática, precisa e otimizado, o melhor é contar com um bom software de gestão de fornecedores. Somente desse modo, você e seu time de compras e procurement conseguirão verificar todos esses critérios de maneira mais dinâmica, elevando a produtividade e evitando erros gerenciais.
Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!