Para otimizar os nossos processos de vendas e manter as finanças das nossas empresas em dia, não se pode deixar de manter o relacionamento com quem já fez negócios com a empresa. Saiba que enviar mensagens para clientes inativos é uma das ações que ajuda a atingir esses objetivos com maior agilidade.
Uma das premissas da otimização de processos de vendas é a fidelização de clientes, pois por meio dela conseguimos manter os negócios sustentáveis diante dos desafios da economia e da pressão da concorrência.
E, além dessa sustentabilidade — que pode ser tanto financeira quanto estrutural —, não podemos esquecer que conquistar novos clientes é mais caro e mais trabalhoso do que manter aqueles que já temos.
Dizemos isso porque quem sabe mandar as mensagens certas, nos momentos certos, consegue manter a engrenagem de vendas B2B em funcionamento com um custo menor do que a captação e prospecção de leads.
Mas, para enviar as mensagens para clientes de modo que elas sejam eficientes, precisamos saber quem são eles e entender quais os motivos que levaram essa inatividade.
Para ajudar você a entender melhor como funciona esse mecanismo de puxar assunto com aqueles clientes que andam sumidos, nós da Exact Sales elaboramos este artigo com quatro exemplos de mensagens para clientes inativos. No final do conteúdo, também vamos indicar uma tecnologia de gestão de vendas que vai te ajudar a otimizar esse processo de maneira automatizada.
Acompanhe!
Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.
Quem são os clientes inativos
Clientes inativos são os clientes que não têm nenhum tipo de interação com os vendedores, com a empresa e não adquirem produtos da sua empresa por um tempo além do habitual.
Esse período dependerá do seu tipo de negócio, porque determinados produtos e serviços demandam mais tempo para serem consumidos ou atualizados.
Existem algumas maneiras para identificar os clientes inativos. Conheça as mais comuns.
- não compram produtos ou serviços da empresa;
- não entram em aplicativos ou em redes sociais do empreendimento;
- não respondem ou ignoram as mensagens enviadas.
> Trabalhar com o público B2B exige conhecimento e esforço: Conheça os principais hacks para vendas complexas.
Por que os clientes se tornam inativos?
Às vezes um ou mais clientes entram na lista de inativos pelo fato de haver alguma ocorrência pessoal ou profissional que foge do alcance de atuação da empresa e não temos como intervir. Por exemplo, mudança de atividade empresarial, de país, encerramento do negócio e aposentadoria.
No entanto, existem outros motivos para os clientes se tornarem inativos que você precisa conhecer e se manter em alerta, pois é possível evitá-los.
Falta de suporte técnico e pós-venda
Vender é bom, mas não podemos abandonar o cliente após a aquisição do produto ou serviço. Quando uma empresa não oferece uma boa experiência de pós-venda, como ajudá-lo nos primeiros passos por meio do onboarding, a chance de não ver esse cliente novamente é grande.
> Leia sobre: técnicas de vendas consultivas
Escassez de canais de comunicação
Existem empresas que oferecem poucas formas de contato e acabam por perder a oportunidade de interagir com os seus clientes. Para evitar isso, e conseguir enviar mensagens para clientes inativos, é preciso disponibilizar o maior número de canais de comunicação.
> Veja o vídeo do Théo Orosco e entenda como fazer o ataque multidirecional
Política de preço incompatível com o mercado
A pressão da concorrência é grande em praticamente todo segmento de empresas e, para muitos clientes, o bom atendimento é importante. No entanto, o preço do produto ainda é um fator decisivo para concretizar novos negócios.
Portanto, fique atento e verifique se a sua política de preços está compatível com o mercado. Caso contrário, os clientes não voltarão a fechar novos negócios com a sua empresa e se tornarão inativos.
Produtos ou serviços desatualizados
As exigências dos clientes e a rapidez em que a tecnologia muda a maneira de oferecer mercadorias e serviços obriga as empresas a estarem em constante atualização. Quem não faz isso, pode afastar a sua clientela. Dessa maneira, antes de enviar mensagens para clientes inativos, verifique a versão dos seus produtos, talvez precisem ser atualizados.
Como escrever mensagens para contatar clientes inativos
Para escrever mensagens para clientes inativos e fazer com que eles respondam os nossos contatos existem algumas dicas. Entenda como elaborar esse tipo de interação e obter resultados satisfatórios para gerar novas vendas.
Perceba que o ponto chave para despertar a curiosidade de clientes inativos envolve o disparo de mensagens que contenham gatilhos. Confira:
- Novidade: os lançamentos de produtos e serviços podem despertar a curiosidade dos clientes inativos;
- Exclusividade: grande parte das pessoas gostam de se sentir únicas;
- Aversão à perda: desperta o medo do cliente ficar sem um status ou um serviço que ele já conquistou;
- Escassez: esse gatilho é acionado quando as mensagens mostram que os produtos estão acabando e, se ele não contratar, vai demorar para ter nova oportunidade;
- Curiosidade: somos curiosos e gostamos de novas descobertas;
- Prova social: mensagens para despertar esse gatilho podem conter exemplos de grupos e comunidades que estão se beneficiando com o produto em questão.
Saiba como a qualificação inicial pode transformar visitantes em oportunidades de vendas
4 exemplos de mensagens para clientes inativos
Conheça agora quatro exemplos de mensagens para clientes inativos que preparamos para você conseguir recuperar o contato com os compradores e usuários.
1. Novidades
Olá, [nome do cliente inativo]! Tudo bem? Esperamos que sim!
Percebemos que não conversamos há algum tempo, esperamos que esses últimos meses tenham sido de sucesso para você e para a sua empresa, [nome do estabelecimento].
Como você é um cliente muito importante para nós, tomamos a liberdade de entrar em contato para divulgar em primeira mão o nosso [novo produto ou serviço]. Pelo seu histórico, acreditamos que essa novidade será de grande utilidade para as suas operações.
[apresentar a novidade]
Seria possível marcar um horário para esclarecermos mais detalhes? Para nós pode ser tanto na modalidade física quanto virtual.
Abraços da equipe (nome da sua empresa).
2. Exclusividade
Olá, [nome do cliente inativo]! Tudo bem?
Sentimos sua falta, afinal, já faz algum tempo que você não entra em contato com a nossa equipe de vendas. E, como você é considerado um cliente exclusivo para nós, gostaríamos de fazer uma pesquisa acerca dos nossos produtos.
Prometemos que leva menos de três minutos e assim que recebermos o seu retorno enviaremos um mimo especial para clientes exclusivos como você. Que tal? Podemos começar?
Abraços da equipe (nome da sua empresa)
3. Aversão à perda
Olá, [nome do cliente inativo]! Tudo bem com você?
Verificamos em nosso banco de dados que a sua assinatura (nome do produto), está próxima de expirar. Não perca os benefícios de (citar os benefícios oferecidos), como economia, agilidade, custo diferenciado.
Estamos à sua disposição para renovação da sua assinatura em nossa central de atendimento de domingo a domingo durante 24 horas.
Abraços da equipe (nome da sua empresa)
4. Escassez
Olá, [nome do cliente inativo]! Tudo bem com você?
Já fazem (número de dias) que você não adquire os nossos produtos (se possível citar nome dos produtos). Passamos aqui, para avisar que estamos em processo de queima de estoque e temos apenas (número de unidades) e a próxima (versão ou linha) virá com preços reajustados.
Corra antes que acabe, não perca essa oportunidade! Aguardamos o seu contato.
Abraços da equipe (nome da sua empresa)
Esses exemplos são para despertar a sua criatividade. No entanto, saiba que o ideal é que elabore as mensagens para clientes inativos com o toque especial e as características únicas que só a sua empresa tem.
Mensagem pronta: e agora?
Agora que a mensagem está pronta conforme o perfil do cliente que você pretende transformar o status de inativo para ativo, é hora de criar fluxos de cadências de e-mails. E a boa notícia é que você pode fazer esse processo de maneira automatizada.
Essa funcionalidade é um dos recursos do Exact Spotter.
O Exact Spotter é um software de vendas focado em resultados. Você analisa fatores técnicos e situacionais que influenciam a compra para vender mais – e melhor! O time de Pré-vendas descobre quais leads têm maior probabilidade de fechamento; a força de Vendas aborda o cliente certo, no momento certo. Processo comercial alinhado, novos recordes de vendas!
Com o Spotter você consegue:
- Otimizar a comunicação;
- Segmentar os leads de forma assertiva e investir seu tempo em leads realmente qualificados;
- Concentrar o gerenciamento dos dados do processo comercial em um lugar só;
- Aumentar a performance do seu time de Marketing e Vendas.
Agora que já conhece os nossos quatro exemplos de mensagens para clientes inativos e algumas das funcionalidades do Exact Spotter, que tal recuperar a clientela que anda meio desgarrada? Você deve ter percebido que as ações para esse processo são simples de fazer, basta adotar as estratégias que apresentamos aqui.
E, para entender melhor as funcionalidades do nosso software, agende um diagnóstico gratuito e surpreenda-se com o que o Exact Spotter é capaz de fazer pelo seu negócio!