Você já ouviu falar em smarketing? Se você ainda não sabe do que se trata esse conceito que integra toda a área comercial, tornando-a em uma linha de produção eficiente. A partir dessa prática, é possível levar sua empresa a uma eficiência maior.
O mercado evolui, o consumidor evolui e as metodologias que surtem efeito nas vendas também. Quando um empreendedor deixa de buscar por novos processos e outras novidades do mercado, sua empresa perde a vantagem competitiva.
Não é à toa que as instituições que não estão preocupadas com atualização de métodos e tecnologias representam 38% das empresas fechadas, conforme aponta este relatório do Sebrae. Temos certeza de que você não quer fazer parte dessa estatística.
Por isso, vamos reforçar aqui a importância do smarketing. É hora de atualizar processos internos e implementar uma gestão empresarial mais eficiente, com foco na qualificação dos leads e na inteligência de dados para garantir uma boa passagem de bastão entre os departamentos de Marketing e Vendas.
Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.
O que é smarketing?
O smarketing é uma tendência de otimização que vem ganhando espaço entre as empresas nos últimos anos. A palavra de origem inglesa é a junção entre “sales” e “marketing”, ou seja: um alinhamento entre os departamentos de marketing e vendas.
Apesar de ambos estarem diretamente envolvidos no processo comercial e suas ações terem impacto direto um sobre o trabalho do outro, muitas vezes essas áreas não conversam muito bem.
Em empresas com pouca estruturação, parece até que as duas divisões trabalham contra — agindo como se seus resultados não tivessem nada a ver com a produtividade geral do negócio. Contudo, na teoria não funciona dessa maneira. O Marketing é quem fornece o material para que o departamento de Vendas trabalhe.
É por meio das ações planejadas pelo Marketing, como as estratégias de Inbound e Outbound, que boa parte dos leads entra na base para receber a proposta de venda. É por isso que manter marketing e vendas alinhados é tão importante para o crescimento escalável do negócio.
Benefícios do smarketing
A percepção apurada do departamento de Vendas sobre as personas (já que estão em contato direto com elas) também gera insights e inteligência comercial que servem para aprimorar as estratégias de Marketing. Ou seja, a relação entre marketing e vendas é sempre uma via de mão dupla.
Por isso, investir em metodologias que otimizem a comunicação e a integração entre esses departamentos é tão vantajoso, permitindo validar estratégias e retroalimentá-las por meio da identificação de padrões de sucesso. Veja os principais benefícios do smarketing:
- Aumenta o engajamento dos profissionais de ambos os departamentos, pois o alinhamento mantém os times empenhados e os resultados positivos são motivadores;
- Gera resultados mais eficientes em ambas as divisões: o Marketing usa da inteligência comercial para gerar leads cada vez melhores, enquanto o departamento de Vendas tem acesso a leads mais quentes, que convertem mais vendas;
- Proporciona maior aproveitamento e controle da base de leads: o alinhamento evita queima de base, sinalizando os leads que precisam de mais nutrição e evidenciando aqueles com real prontidão de compra;
- Diminui o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), afinal, com o ciclo de Vendas mais curto e com a utilização de tecnologias que promovam o smarketing, as despesas operacionais são menores e há maior retorno sobre os investimentos;
- Aumenta a taxa de conversão, já que leads mais quentes e devidamente qualificados convertem mais.
Integração Marketing e Vendas: a importância do smarketing
Marketing e Vendas trabalham sob a ideia da jornada do consumidor. Isso quer dizer que um percurso deve ser respeitado, tracionando o lead ao longo do funil comercial. Nesse sentido, o Marketing executa o papel primário de planejar e viabilizar a jornada do consumidor.
Seu papel é acompanhar o lead pelas etapas, garantindo que ele esteja devidamente engajado e informado conforme avança no ciclo de vendas.
Os colaboradores desse departamento fornecem informações que servem para o lead tomar consciência de suas dores e saber como solucioná-las para, só então, descobrir qual é a solução ideal. É uma estratégia completamente voltada para o consumidor e suas necessidades.
O time de Vendas, por sua vez, também mantém uma postura consultiva — na qual o vendedor se apresenta como um especialista capaz de auxiliar a empresa do lead. A intenção é que, por meio de um roteiro consultivo, o vendedor possa orquestrar uma venda honesta, buscando o sucesso real do consumidor.
Se você quer saber como transformar conversas em dados de forma confiável e segura, aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como as abordagens consultivas ajudam a retroalimentar estratégias!
5 passos para integrar Marketing e Vendas
Agora que você já sabe que o smarketing traz diversos benefícios para os negócios, vamos ao passo a passo básico para fazer uma correta integração entre marketing e vendas.
1. Defina as personas entre os dois departamentos
Ter uma só buyer persona para basear sua comunicação pode não ser o bastante, considerando que nas vendas B2B há, em média, 6,8 pessoas envolvidas na tomada de decisão, conforme noticiou a Harvard Business Review.
Elas estão, inclusive, em diferentes níveis de hierarquia e atuam em variadas áreas. Os times de Pré-vendas e Vendas, como têm contato direto com essas pessoas específicas, podem ajudar na criação de personas que ressoem melhor com os desafios e necessidades delas.
Isso terá um papel fundamental na hora de criar conteúdos com maior adesão para cada momento de uma negociação.
2. Tenha um processo fluido e contínuo
O segundo passo é definir um fluxo em que as vendas sejam consequências naturais da estratégia de Marketing. Você não quer continuar com o pipeline dos vendedores aqui e o funil de vendas ali, certo? O equilíbrio está justamente no smarketing, isto é, na integração entre marketing e vendas.
Para isso, é preciso definir corretamente também o Service Level Agreement (SLA). Esse Acordo de Nível de Serviço, tradução do SLA, é um contrato entre o time de Marketing e a equipe de Vendas que estabelece metas precisas, responsabilidades e tarefas de cada um deles. Basicamente, é o contrato de “casamento” entre os setores.
3. Crie conteúdos com os vendedores
Entre os fatores que mais afetam negativamente as conversões pelo time de vendas, estão a baixa qualificação de leads e a falta de investimento em processos de qualificação. Se os contatos não chegam prontos para a abordagem comercial, com o reconhecimento claro do problema e o interesse por uma solução, os vendedores perderão um precioso tempo.
Além de debater as buyer personas, o setor de marketing deve trazer os vendedores para a criação de conteúdos específicos, antecipando objeções de venda, e também definindo estratégias de conversão mais precisas junto à Pré-venda. Dessa forma, quando os prospects chegarem aos vendedores, estarão maduros o suficiente para a decisão de compra.
4. Faça reuniões periódicas entre as equipes
Assim como é recomendável fazer reuniões do time de Vendas para apresentar resultados, compartilhar estratégias e identificar objeções, o smarketing depende de muita colaboração entre o pessoal de Marketing e o de Vendas.
Portanto, defina um cronograma de reuniões periódicas e procure sempre fundamentar com dados os feedbacks que você repassará às suas equipes.
5. Tenha indicadores-chave em comum
Esse é um processo contínuo, mas também circular: o desempenho do Marketing afeta as Vendas e vice-versa.
Colocar metas em comum para a empresa é uma forma de deixar claro o papel dos vendedores na geração de insights sobre o tipo de leads que estão sendo buscados, assim como demonstra o impacto do esforço de Marketing sobre o faturamento.
Em um ciclo de vendas mais longo, pode ser difícil perceber o retorno desse investimento sem analisar o todo. Por isso, tenha métricas claras sobre o seu processo comercial e procure tomar decisões baseadas no que os indicadores-chave estão indicando.
Como gerar smarketing com Pré-Vendas
A melhor forma de um gestor promover o smarketing dentro da sua empresa é investindo em tecnologias capazes de alinhar ambos os departamentos.
Os softwares de qualificação com Pré-Vendas, por exemplo, são muito eficientes na integração entre marketing e vendas. Essas ferramentas estruturam o trabalho dos pré-vendedores para que a passagem de bastão fique bem consolidada.
Os profissionais de Pré-Vendas atuam na base de leads antes que cheguem até o departamento de Vendas, fazendo a qualificação profunda das oportunidades geradas pelo Marketing.
Ou seja, os pré-vendedores pegam todos os leads da base e entram em contato direto para verificar as informações fornecidas e coletar outras que sejam importantes para elaborar estratégias de conversão.
Dificilmente uma estratégia de Inbound Marketing conseguirá informações como faturamento, ciclo orçamentário da empresa etc. Mais do que isso: o Marketing sozinho não consegue ter uma percepção mais sensível do lead, avaliando interesses e traços pessoais que ajudam muito no estabelecimento do rapport com o vendedor.
É no contato de Pré-Vendas que todas essas características vêm à tona. O pré-vendedor aplica o filtro de qualificação e valida tudo isso junto do lead. Investiga suas dores para saber se tem fit de negócios e evita que falsas oportunidades cheguem ao time de Vendas, o que deixaria o funil poluído e os vendedores sobrecarregados.
A real importância da Pré-Venda nesse processo
A estruturação de um bom setor de Pré-Vendas evita um gargalo muito comum no ciclo comercial, pois, quando os colaboradores já sabem quais leads não estão maduros o suficiente, basta mantê-los engajados nas ações de Marketing para que sejam devidamente nutridos.
Quanto aos leads que já estão maduros e foram aprovados para a venda, a informação e o trabalho com dados também são grandes diferenciais.
Isso significa que, por meio dos dados coletados durante a abordagem inicial, o pré-vendedor prepara o terreno para o vendedor, construindo autoridade diante do lead e gerando expectativa em relação à reunião da proposta comercial. Assim, o vendedor pode se preparar de um modo mais estratégico, definindo um roteiro 100% alinhado com as dores do prospect.
Afinal, os vendedores já saberão exatamente qual é a dor do lead, suas principais objeções e reais interesses. Dessa forma, poderão preparar um material mais instrutivo, com dados e informações para contornar as objeções envolvidas e engajar o lead rapidamente.
Isso acelera a identificação com o produto, encurtando o funil e potencializando as conversões para que sua equipe se transforme em uma máquina de vendas.
Use a tecnologia para implementar o smarketing
Finalmente, os softwares de qualificação com Pré-Vendas são ferramentas imprescindíveis para o alinhamento do processo comercial. Podemos chamar esse tipo de ferramenta de Software de Sales Engagement. Atualmente, o maior software de Sales Engagement da América Latina é o Exact Spotter, da Exact Sales.
O Spotter permite uma integração direta com os softwares utilizados pelo Marketing, de modo que a base de leads possa ser importada diretamente do software de automação do setor para a base da Pré-Venda.
Dessa forma, nenhuma informação se perde na integração entre marketing e vendas, pois os feedbacks e o histórico de interação com o lead ficam registrados. Isso tudo é transformado em inteligência comercial e dados estruturados que são repassados para os gestores de cada departamento.
Com base nesses dados, os gestores podem aperfeiçoar o planejamento estratégico e operacional. O Spotter oferece suporte para o acompanhamento constante de métricas e KPIs de venda por meio de dashboards de gestão, contando com ferramentas para geração de gráficos e relatórios personalizáveis, facilitando a apresentação de resultados.
Esse processo evita improvisos e falhas na condução do funil, validando e racionalizando as estratégias comerciais para conversão em cada uma das etapas do ciclo.
Listamos as principais funcionalidades do Exact Spotter a partir de suas frentes de atuação. Para:
Gestão de vendedores e pré-vendedores
- Dashboards específicos por nível de usuário;
- Cruzamento de dados para geração de inteligência mercadológica;
- Relatórios personalizáveis, com múltiplas opções de gráficos e envio automático;
- Gamificação da operação de Pré-Vendas para metrificação da produtividade e cálculo de bonificação;
- Controle de metas e bonificação do time de Pré-Vendas;
- Direcionamento da abordagem comercial para maior poder de persuasão em Vendas.
Qualificação profunda dos leads
- Pré-configuração de filtros de qualificação de leads;
- Estímulo à coleta de dados ricos ao gerar interesse dos leads;
- Detecção de fit de negócios com base em lógica booleana;
- Segmentação de leads por sistema de pontos (lead scoring).
Produtividade do time comercial
- Automatização de processos com definição de playbooks de atividades;
- Derivação de perguntas em roteiros dinâmicos de abordagem;
- Histórico de interação com leads e registro de ligações;
- Transferência de leads guiada por dados coletados;
- Gestão de agendamentos de oportunidades com potencial de vendas;
- Canal de feedback entre pré-vendedores e vendedores com base em qualidade de entrega.
Com todos esses recursos e benefícios, ficou fácil compreender porque a integração entre marketing e vendas tem retorno garantido. Ela traz um diferencial competitivo na sua empresa, introduzindo uma cultura voltada para resultados.
Quer saber mais sobre como um software de engajamento de vendas ajuda sua empresa a faturar mais? Agende um diagnóstico gratuito e surpreenda-se com o que o Exact Spotter é capaz de fazer pelo seu negócio!