Por que a sua empresa precisa de um software de gestão de vendas?

software de gestão vendas

Custo de Aquisição elevado, equipes sobrecarregadas e desperdício de tempo operacional são alguns desafios comuns em um processo comercial B2B. Esses entraves acontecem devido a um o fluxo de trabalho mal organizado e falta controle das etapas do funil. Um software de gestão de vendas é a ferramenta capaz de “colocar ordem na casa”, otimizando as operações em todos os departamentos da empresa.

Na prática, o software te auxilia a manter sempre em mãos o histórico dos clientes, organizar a rotina dos vendedores e simplificar as tarefas do dia a dia por meio da automação. Assim, os colaboradores ganham tempo para focar em outras prioridades, como a elaboração de um roteiro consultivo que pode acelerar as negociações.

Muitos softwares de gestão também ajudam a refinar a qualificação dos leads para que o funil não fique poluído com oportunidades de negócio pouco maduras. É dessas vantagens que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura e veja como um software de vendas te ajuda a resolver os problemas mais comuns do universo B2B!

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O que é um software de gestão de vendas?

Um software de gestão de vendas é um tipo de ferramenta inteligente que opera tanto nos processos administrativos quanto operacionais de uma empresa. Essa ferramenta funciona como um sistema digital que automatiza tarefas e faz um minucioso trabalho de dados com o objetivo de acelerar as conversões.

Trata-se, portanto, de um recurso muito eficiente para a produtividade das equipes e, ao mesmo tempo, para o dia a dia do gestor. Afinal, com o auxílio de um software de gestão, o controle da jornada de trabalho fica mais eficiente. Além disso, quando os fluxos de trabalho estão organizados, o processo comercial ganha velocidade e fluidez.

A análise dos indicadores de performance do time comercial, por exemplo, ajuda a fundamentar feedbacks e a organizar a força-tarefa na empresa, de modo que o gestor possa delegar funções conforme as habilidades de cada colaborador. Isso resulta em um time mais potente e alinhado, o que naturalmente interfere na qualidade da negociação.

Um funil bem conduzido, por sua vez, mantém os leads sempre engajados com o produto ou solução oferecida e acelera as decisões de compra. Da mesma maneira, uma abordagem personalizada e bem construída — guiada por ações sugeridas pelo software — permite fechar mais negócios em cada vez menos tempo.

 

5 desafios que um software de gestão de vendas pode resolver

Sabemos que o universo das Vendas B2B é desafiador porque envolve um ciclo extenso e um ticket médio elevado. No entanto, com as ferramentas certas, é possível enxugar o funil e ganhar a confiança do lead já no primeiro contato. A seguir, listamos alguns dos desafios mais comuns nesse tipo de negociação e explicamos como um software de vendas ajuda a driblá-los.

1. Base de dados descentralizada

A importância de trabalhar com dados comerciais já é de conhecimento de boa parte dos gestores de Vendas. No entanto, muitos deles ainda sofrem com uma base de informações soltas e desencontradas, que só confundem os colaboradores em vez de dar suporte às negociações.

Trabalhando com um software de vendas, sua equipe não corre esse risco. Afinal, um dos carros-chefes desse tipo de ferramenta é a estruturação e a centralização da base de dados da empresa. Assim, sua equipe consegue ter sempre em mãos o histórico dos clientes e as informações sobre o perfil de compra de cada lead que chega ao funil.

Como prospectar na direção certa? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como utilizar o histórico de sucesso da sua empresa para captar leads de perfil semelhante!

2. Custo de Aquisição elevado

O processo de prospecção em vendas complexas pode gerar custos exorbitantes se não for bem conduzido. Por isso, as estratégias de captação precisam ser muito bem pensadas para que os vendedores não percam oportunidades ao longo do funil. 

Um software de vendas evita esse risco porque refina a qualificação dos leads, de modo que apenas cheguem ao departamento de Vendas aqueles leads que já têm a prontidão de compra.

3. Equipes sobrecarregadas e desmotivadas

Esse desafio também está relacionado às falhas no processo de qualificação dos leads. Quando a filtragem é mal feita, o funil fica poluído com leads mornos ou frios, que dificilmente fecham negócio. 

O resultado disso é que os vendedores vão empreender esforços gigantescos na tentativa de converter leads pouco maduros e, ainda assim, não conseguirão efetivar a venda, terminando frustrados e desmotivados.

4. Desperdício de tempo operacional

Outra importante frente de atuação de um software de gestão de vendas é a organização dos fluxos de trabalho, de forma que as equipes saibam exatamente qual o passo a passo da negociação e estejam sempre munidas dos dados necessários para construir um roteiro impecável. 

Isso otimiza o tempo operacional das equipes e acelera a condução do lead pelo funil, sobretudo porque se trata de uma oportunidade previamente qualificada.

5. Taxa de conversão estagnada

Os benefícios trazidos por um software de vendas culminam no sucesso do processo comercial de ponta a ponta. Desde o momento em que o lead adentra o funil, as estratégias de conversão terão sido pensadas de modo que o prospect avance pelas etapas sem que o vendedor precise “forçar a barra”.

Isso dá agilidade à negociação e garante o nível de satisfação com a compra após o fechamento — o que é essencial para impulsionar as fidelizações. 

Um bom software de vendas aprimora esse processo graças a um rigoroso trabalho com a inteligência de dados, que permite compreender os diferentes perfis de compra dos leads. Assim, é possível traçar estratégias de conversão mais personalizadas e compatíveis.

Por que investir em um software de gestão de vendas?

Podemos dizer que o trabalho com Business Intelligence, a organização da rotina corporativa e o apoio à tomada de decisões são os aspectos que justificam o investimento em um software de gestão de vendas. Quando o gestor trabalha com esse suporte tecnológico, ele poderá basear seu planejamento estratégico em indicadores sólidos, claros e confiáveis.

Ou seja, não haverá mais espaço para improvisos. 

Isso é fundamental quando falamos em um processo comercial B2B, onde as decisões do gestor precisam ser criteriosas e racionais para que as equipes saibam exatamente como guiar o lead pelo funil. Afinal, não se trata de uma venda que pode ser tocada no impulso.

Antes de fechar o negócio, o lead precisa estar muito seguro quanto ao valor agregado da solução e à capacidade desse produto ou serviço de resolver o problema dele. Caso contrário, ele não investirá recursos significativos sem ter a certeza de que a solução cumpre o que promete. 

Qual é a melhor forma de garantir isso a ele? Mostrando que você sabe com quem está falando e quais as dores que estão em jogo.

Vantagens de um software de gestão de vendas

Um software de gestão de vendas possibilita uma visão detalhada do contexto do lead porque atua desde a Pré-Venda. Nessa etapa, os pré-vendedores aplicam uma série de filtros estratégicos para compreender o fit do lead com o produto ou serviço que a empresa oferece, quais as objeções envolvidas, o orçamento disponível, entre outras variáveis que vão atestar o nível de maturidade dele para a compra.

Em caso positivo, ele estará pronto para ser encaminhado ao departamento de Vendas. Os vendedores, por sua vez, poderão utilizar os dados captados na Pré-Venda para fundamentar os roteiros com os argumentos certos

Assim, a cada objeção que o lead apontar, o vendedor saberá como contorná-la a partir dos diferenciais do produto em questão, mostrando ao lead como aquelas funcionalidades resolvem o problema dele.

Todo esse percurso baseado na inteligência de dados, automação de tarefas e gestão efetiva se resume nas seguintes vantagens para a sua empresa:

  • Redução do CAC;
  • Vendas previsíveis;
  • Processos escaláveis;
  • Alinhamento das equipes;
  • Produtividade elevada;
  • Geração de métricas de resultado;
  • Correção imediata de gargalos;
  • Replicação de padrões de sucesso;
  • Diminuição do funil comercial;
  • Taxa de conversão impulsionada.

Com todos esses benefícios, não restam dúvidas de que um software de gestão de vendas é a ferramenta ideal para otimizar processos internos e guiar sua equipe em busca de resultados cada vez mais promissores.

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Equipe Exact

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