Você sabe como a produção de vídeo pode impactar nas suas vendas?
O formato de vídeo é um formato de conteúdo predominante na internet, seja pelo fato de que ele representará em breve 82% do tráfego da internet, segundo uma projeção da Cisco para 2021, seja pela impressão de que estamos em meio a uma explosão de transmissões ao vivo nos últimos meses.
Neste conteúdo, mostraremos como esse tipo de conteúdo pode ser uma estratégia para allcançar novos negócios, além de mostrarmos as técnicas de divulgação e vendas. Acompanhe!
Tempo de leitura: 8 min
Você vai ler sobre:
- Por que vídeo marketing é uma excelente técnica de divulgação
- A relação entre produção de vídeo e aumento das vendas
- O impacto da TV no engajamento das redes sociais
Por que vídeo marketing é uma excelente técnica de divulgação?
Existem diversas formas de demonstrar a importância de ter uma estratégia de produção de vídeo. Em primeiro lugar, a maioria das pessoas prefere o vídeo como formato de conteúdo.
Uma pesquisa da Brightcove mostra, nesse sentido, que 79% dos consumidores acreditam que vídeo é a forma mais fácil de saber de uma marca pela internet. Isso também vale para os negócios B2B: 59% dos executivos preferem vídeos na hora de aprender sobre outros negócios, segundo a Digital Information World.
Em segundo lugar, e por causa dessa predileção pelo conteúdo visual, temos o maior alcance dos vídeos em relação a outros formatos. No Facebook, por exemplo, vídeos têm um alcance orgânico maior até do que fotos, como revela a Socialbakers.
Temos igualmente um forte empurrão dos usuários das redes sociais no sentido de dar ainda mais visibilidade à produção de vídeo: a Simply Measured aponta que vídeos recebem mais compartilhamentos que textos e fotos nas redes sociais e, de acordo com a RendrFx, 92% dos consumidores em dispositivos móveis declaram compartilhar vídeos com outras pessoas.
Lição #1: vídeos não somente são preferidos para a descoberta das marcas pelo consumidor, como têm um alcance favorecido na internet.
A relação entre produção de vídeo e aumento das vendas
Então, como essa técnica de divulgação ajuda a vender mais?
Vídeos são capazes de colaborar com a qualificação de leads, levando a um melhor desempenho no fechamento de vendas. A explicação para isso está ainda no fato de que eles são mais atrativos para as pessoas. Isso leva a alguns efeitos interessantes em marketing, como a uma maior retenção em páginas com vídeos: os usuários passam 2,6 vezes mais tempo nelas do que em páginas sem vídeo, segundo dados da Wistia.
A produção de vídeo também facilita a retenção da mensagem, como revela a HubSpot. Após um mês, 80% das pessoas ainda mantêm a lembrança do que assistiram.
Logo, se a empresa tem pessoas interagindo mais e melhor com o conteúdo, ela pode conquistar leads mais qualificados. Falando nisso, dados divulgados pela Wordstream mostram que ter landing pages com vídeo pode fazer uma grande diferença nas conversões on-line. A inclusão do vídeo pode aumentar a taxa de conversão em até 80% nessas páginas.
Nesse sentido, ainda vale destacar mais uma informação da Brightcove, indicando que 74% dos consumidores comentam que há uma conexão entre ver um vídeo nas redes sociais e a decisão de compra.
Lição #2: o fato de ser um tipo de conteúdo preferido pelo público transforma o vídeo em uma ferramenta de otimização de marketing, trazendo melhoras significativas nos resultados.
O impacto da TV no engajamento das redes sociais
Quando falamos da força da produção de vídeo para a estratégia de marketing, não podemos nos esquecer de um dos recursos mais poderosos à disposição das marcas: o comercial de televisão.
Isso porque a TV pode ter impacto direto nas vendas, graças a novas tecnologias que prenunciam o futuro do meio e reduzem a distância entre o momento de desejo durante o anúncio e a ação de compra, como os anúncios compráveis. Mas, além disso, tem um papel fundamental em aumentar o interesse pela marca e o engajamento do público nas redes sociais.
Uma pesquisa da 4C, por exemplo, mostrou que, entre diversas marcas analisadas, os comerciais de TV geraram um em cada cinco engajamento nas redes sociais para essas empresas. Portanto, mesmo que o foco do produto ou serviço seja digital — e a comunicação de marketing dependa das redes —, ter uma produção de vídeo também voltada para as mídias essenciais pode trazer um melhor desempenho para seu negócio.
Lição #3: a produção de vídeo vai muito além da internet, e mesmo assim pode conferir ótimos resultados aos canais digitais da marca
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Conteúdo produzido em colaboração com o Estúdio NSC Branded Content.