É preciso estar sempre de olho nas novidades de Marketing para identificar oportunidades de alavancar as vendas da sua empresa.
Mas, com o passar do tempo, você começa a notar algumas dificuldades nessa tarefa: seja por encontrar as mesmas tendências de comunicação que já foram abordadas em outros lugares — como Vídeo Marketing e SEO para pesquisa por voz —, seja por ver dicas quase impraticáveis em termos de orçamento e de mão-de-obra.
Então, quer saber quais são realmente as novidades de Marketing relevantes no contexto da pandemia de Covid-19 e os impactos dela no mercado? Descubra a seguir.
Tempo de leitura: 8 min
Você vai ler sobre:
- Virtual experience economy
- Maturidade do Marketing de Influência
- Novos usos para aplicativos de mensagem
- Anúncios compráveis na TV
4 novidades de Marketing que ajudam a alavancar as vendas
Virtual experience economy
A economia da experiência virtual é uma evolução do Marketing de Experiência, como aponta a TrendWatching entre as maiores tendências para o mundo pós-Covid-19. No meio virtual, esse mercado em expansão tem dois objetivos: suplantar a experiência do mundo físico, que deixa de ser possível pelo distanciamento social ou por uma questão de encasulamento das pessoas, e aprimorar uma experiência virtual já saturada.
No primeiro caso, por exemplo, temos todo um mercado de turismo digital que pode ser feito em casa pelo Google ou até mesmo por jogos como Assassin’s Creed. No segundo, vemos uma busca de consumidores por experiências diferenciadas que já eram possíveis no meio on-line. Outro jogo, desta vez o Red Dead Redemption 2, ganhou destaque recentemente por ter sido usado para equipes escaparem à rotina de conferências via Zoom ou Hangouts.
Com essa novidade de Marketing, em breve sua empresa poderá fazer reuniões com prospects e oferecer tours guiados em qualquer cenário imaginável sem precisar gastar com viagens.
Maturidade do Marketing de Influência
Estamos atravessando também uma nova era de como os influenciadores são utilizados na estratégia de comunicação. Antes, um grande número de seguidores bastava para tornar uma parceria atrativa para a marca, mas isso está mudando.
O público está mais exigente com figuras de destaque. Nos últimos tempos, passamos a ver cada vez mais cobranças às empresas por causa do comportamento dos influenciadores, como no caso da blogueira que perdeu diversos contratos após realizar uma festa em meio à quarentena e o público ameaçar o boicote às marcas patrocinadoras. Diante disso, as marcas estão tendo mais cuidado ao escolher com quem se relacionam e ao estabelecer esse trabalho conjunto.
Mas os grandes influenciadores ainda têm um papel importante na comunicação. O que mudou foi o entendimento de que médios e microinfluenciadores são igualmente importantes em momentos distintos do funil de vendas.
Daí surgiu o conceito de pirâmide de influência. Basicamente, ele diz que quanto mais uma ação for destinada ao fundo do funil, maior deve ser a autoridade e a especialização dos influenciadores, o que leva naturalmente a uma maior segmentação do público. Mesmo com bases menores de seguidores, eles têm alto poder de alavancar as vendas.
Novos usos para aplicativos de mensagem
A essa altura, você provavelmente já sabe que é importante ter uma estratégia omnichannel de vendas e comunicação com seu público-alvo. O que talvez não saiba é a importância que aplicativos de mensagem como o WhatsApp terão daqui para a frente nesse contexto.
Muitas empresas já estão usando esses aplicativos além da troca direta de mensagens. Eles também podem ser usados para automatizar contatos, gerar leads dentro de grupos, estabelecer fluxos de nutrição de conteúdo e até transferir dinheiro, com o lançamento recente do WhatsApp Pay no Brasil (mas ainda aguarda liberação pelo Banco Central e pelo Cade).
A expectativa é que o mundo se aproxime cada vez mais da tendência chinesa de utilizar aplicativos de mensagens para compras, acelerando as transações.
Anúncios compráveis na TV
Esta é outra novidade de Marketing que foi difundida pelos chineses e ajuda não só a destacar sua empresa, como também a alavancar as vendas.
A tendência de o consumidor usar várias telas ao mesmo tempo pode ser usada a favor das empresas. Se ele está assistindo à televisão e navegando no celular em simultâneo, as empresas podem usar tecnologias de atalhos entre ele ver uma propaganda e acessar um site ou fazer uma compra on-line. Com um QR Code, por exemplo, basta apontar a câmera do celular para a tela da TV e conferir ou comprar uma oferta.
Na China, isso funciona com grande sucesso há algum tempo. A experiência também tem sido bem-sucedida nos Estados Unidos, na programação da NBC. E no Brasil a prática está sendo difundida pela Rede Globo e as afiliadas regionais, como a NSC TV.
Além dessa ponte ágil entre o momento de interesse no canal off-line e a ação executada no meio on-line, as empresas têm à disposição novas métricas para avaliar o desempenho direto da comunicação. Assim, a estratégia é perfeitamente integrada.
Quer ver como é possível colocar sua empresa na televisão e aproveitar essa novidade de Marketing? Baixe o e-book Como anunciar na Globo em Santa Catarina e descubra um universo de oportunidades.
Conteúdo produzido em colaboração com o Estúdio NSC Branded Content.