Quando se fala de estratégias para gerar leads, com frequência são abordados canais como redes sociais, blog e Google Ads. Mas existem outros recursos tão poderosos quanto, ou ainda mais, para turbinar seu funil de vendas. Focaremos a seguir, portanto, no poder das mídias essenciais em estratégias para gerar leads. Vamos apresentar essa nova perspectiva para sua comunicação e mostrar como usar a televisão, a rádio e o jornal, impresso e digital, em prol da sua marca. Confira.
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- O papel das mídias essenciais nas estratégias para gerar leads
- Impacto positivo no topo do funil
- Atração indireta
- Conversão direta
O papel das mídias essenciais nas estratégias para gerar leads
De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 61% dos profissionais de marketing definem a geração de tráfego e de leads como a maior prioridade do setor.
Para atingir esse objetivo, é necessário expandir o topo do funil de vendas para alcançar mais pessoas. Contudo, é preciso ter ainda uma boa segmentação de público para atrair as pessoas certas para seu negócio. Caso contrário, terá problemas na qualificação desses contatos.
Do topo para o meio do funil, na geração de leads propriamente dita, o que a empresa necessita é otimizar a conversão.
Nesses dois aspectos, as mídias essenciais podem ajudar seja atraindo uma audiência maior e ainda qualificada, seja estimulando as conversões de forma direta ou indireta.
Impacto positivo no topo do funil
As mídias essenciais, como meios de comunicação de massa, naturalmente tendem a falar com um público muito maior do que a maioria das marcas está acostumada. Mas esse público está longe de ser homogêneo e varia conforme a região, o veículo e até mesmo o horário de divulgação.
Vale aqui o exemplo da NSC, a empresa líder em comunicação em Santa Catarina. Só na televisão, as emissoras da NSC TV chegam a cerca de 3 milhões de telespectadores todos os dias. Só que, assim como nas segmentações de campanhas na internet, existem ali diferentes perfis de consumidor para combinar com diferentes perfis de marcas. Tudo depende da abordagem do anunciante.
A possibilidade de alcançar um público muito maior — e ainda assim segmentado — é o primeiro benefício a destacar no uso das mídias essenciais. Ou seja, sua empresa estará atraindo mais pessoas certas para o funil de vendas.
A presença nas mídias essenciais, especialmente na TV, também é importante para melhorar o desempenho da comunicação on-line, inclusive para negócios com foco no digital. Um estudo de 4C e Turner aponta que um em cada cinco engajamentos para marcas nas redes sociais é diretamente originado por anúncios na televisão. Não à toa, empresas digitais como Nubank e Rappi estão no meio televisivo.
Além da maior exposição, a marca também recebe mais atenção quando aparece em TV, rádio ou jornal, comparado às redes sociais. Ilustrando esse ponto, a Universidade de Adelaide realizou um teste monitorando os movimentos oculares dos participantes em situações variadas. O resultado: um anúncio na televisão gerou o dobro de atenção ativa que o conteúdo do YouTube e 15 vezes mais que no Facebook.
Essa atenção ativa é capaz de gravar melhor sua marca na mente do público. Dados divulgados pela Hub Entertainment Research revelam que, na TV, 62% dos espectadores lembram-se dos anunciantes, enquanto no smartphone esse índice cai para 46%. Rádio e jornal também têm ótimos índices de atenção do público.
Atração indireta
Isso nos leva diretamente ao próximo ponto: a presença nas mídias essenciais aumenta a procura pela marca. Com um maior alcance e uma maior atenção voltada à sua mensagem, fica mais fácil despertar o interesse do público, não é mesmo?
A NSC comprova isso. Em diversos cases de sucesso, a empresa ajudou a elevar a busca on-line em Santa Catarina por termos desde “basquete” a “carne suína”, atingindo o topo entre todos os estados brasileiros. Esse maior volume de pesquisas por empresas, produtos ou palavras-chaves do negócio contribui fortemente com as estratégias para gerar leads.
Isso acontece porque o brasileiro cria cada vez mais o hábito de realizar buscas instantâneas na internet. Ao ver algo que desperte o interesse, como nas mídias essenciais, o consumidor pode agir no ato para saber mais a respeito. Inclusive, dados do Google mostram que 91% dos proprietários de smartphone usam os aparelhos para se informar enquanto estão no meio de alguma outra atividade.
Conversão direta
Além da atração indireta, que depende de o consumidor percorrer um caminho maior, as mídias essenciais estão cada vez mais encurtando distâncias entre o interesse e o contato direto com a marca.
No conteúdo patrocinado feito em parceria com publishers, como jornais com presença digital, isso já ocorre naturalmente. A entrega do conteúdo é contextualizada para o público leitor do jornal na internet, que tem uma percepção melhor do anunciante, fato observado em pesquisa da Nielsen, e pode clicar diretamente nos links da página. Isso ainda contribui para fortalecer a estratégia de SEO da empresa.
Agora, televisão e impressos seguem na mesma direção com os shoppable ads, ou anúncios compráveis, que funcionam por meio de QR Codes. Na China, isso já se tornou padrão, tanto em casa quanto na rua. Graças à difusão dessa tecnologia e do amplo uso de smartphones por lá, apontar e comprar é a nova norma.
No Brasil, a Rede Globo vem implementando QR Codes na televisão para gerar respostas imediatas do público ao longo da programação, e não só nos comerciais. Para as marcas, isso permite gerar conversões diretas de leads e vendas, além de oferecer métricas precisas para medir os resultados das campanhas televisivas.
Em Santa Catarina, a NSC passou a utilizá-los nos jornais impressos e na televisão. Inclusive, leva ao ar uma campanha para educar o público com essa tecnologia e acelerar o processo de adoção.
Portanto, mais que o amplo alcance, mais que a capacidade de encontrar o público ideal, mais que a atenção exclusiva, agora sua empresa tem também a resposta direta às suas campanhas nas mídias essenciais. Isso faz uma enorme diferença nas estratégias para gerar leads.
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Conteúdo produzido em colaboração com o Estúdio NSC Branded Content.