Ir para o conteúdo
Demonstração
  • solução
    produto

    n.º 1 em Sales Engagement na LATAM

    produto

    funcionalidades

    conheça as vantagens em cada etapa do funil

    funcionalidades

    preços

    saiba qual o melhor plano para o seu negócio

    preços

    Veja nosso
    software
    em ação

    Assistir demo
  • cases
  • conteúdo

    conteúdos

    conheça estratégias comprovadas para vender mais

    qualificação de leads

    descubra como qualificar seus leads e aumentar suas vendas

    conteúdos

    qualificação de leads

    academia exact

    top #1 cursos de pré-vendas

    academia exact

    x inside sales
    Prospecção e Qualificação de Leads

    [GUIA] Inside sales: o que é e como implementar

    Leia mais »
  • contato

    fale com a gente

    saiba mais sobre nossa solução

    fale com a gente

    suporte

    é nosso cliente e precisa de ajuda? Entre em contato!

    suporte

    trabalhe conosco

    confira as vagas abertas e faça parte do nosso time

    trabalhe conosco

RECEBA UMA DEMONSTRAÇÃO
RECEBA UMA DEMO
LOGIN

Glossário de termos técnicos para marketing e vendas

termos tecnicos vendas e marketing
  • Por Equipe Exact
  • 30 abril 2019
Voltar

Quem trabalha com marketing e vendas sabe que essa é uma área recheada de termos técnicos e que os conceitos costumam mudar com certa frequência. Estar atualizado sobre as siglas que fazem parte das negociações nesses dois setores é muito importante para evitar problemas de entendimento e garantir que a comunicação flua facilmente.

Tempo de leitura: 8 min


Você vai ler sobre:

– Conceitos utilizados em marketing e vendas;

– Processos comerciais;

– Diferenças entre os principais termos técnicos.


 

Saber o que significa SQL, SDR, pipeline e tantas outras expressões utilizadas no processo de vendas é o primeiro passo para a elaboração de estratégias comerciais vencedoras. Para ajudá-lo a entender melhor os conceitos que fazem parte da rotina de vendedores e gestores, preparamos um glossário com os principais termos e suas respectivas definições.

Termos utilizados pelas áreas de marketing e vendas

B2B

B2B é uma sigla para Business to business. Essa expressão refere-se à relação entre empresas. Vendas B2B ocorrem quando uma empresa vende um produto, ou serviço, para outra empresa. Quando as vendas são feitas diretamente para o consumidor final (como no varejo), são denominadas B2C, ou Business to customer.

BDR

Os Business Development Representatives (BDRs) atuam com as listas ativas, como aquelas obtidas em eventos e associações, além dos contatos buscados nas redes sociais e procuras no Google. De forma parecida com os SDRs, eles são responsáveis por realizar a qualificação dos leads, encontrar as melhores oportunidades e repassar para os vendedores.

A diferença é que enquanto o SDR recebe uma lista de leads pré-qualificados, o BDR pode se deparar com um grande volume de leads em diferentes estágios de compra e que precisa segmentar e qualificar rapidamente. Ou, ao contrário, tem um baixo volume de leads altamente qualificados, mas frios, e que precisam ser aquecidos rapidamente.

Bonificação

A bonificação é um valor de gratificação concedido à partir do atingimento de metas. A bonificação é um prêmio para a performance de um colaborador. Ela também se configura como uma maneira de engajar uma equipe no atingimento de metas.

CAC

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é o investimento feito pela sua empresa para conquistar novos consumidores. Ele considera duas variáveis: o valor gasto por lead (custo de marketing) e o custo de vendas. Na primeira variável entram fatores como anúncios, compra de banco de dados, campanhas de marketing digital, eventos, cold call, pré-vendas etc. Já a parte de vendas leva em conta salários, deslocamentos, reembolsos, trials etc. Para chegar ao CAC, é preciso somar o custo de marketing e o de vendas e dividir o resultado pelo total de clientes.

Conquiste mais clientes e reduza seu CAC, clique nesse banner para agendar uma demonstração!

Churn

Churn equivale a cancelamento: quando um cliente cessa o relacionamento com uma empresa. Independente se ocorreu pela adoção de um produto substituto ou uma solução concorrente. O contrato encerrado passa a compor o churn rate, a taxa que indica a saída de clientes da carteira. É importante fazer o gerenciamento do churn por meio de processo de pós-venda.

Cold Call

O cold call é uma técnica de vendas bastante utilizada no Outbound Marketing. Neste método, a prospecção é realizada por telefone ou outros serviços VoIP. Ao longo dos anos, com a evolução das tecnologias de interação, as tradicionais ligações vêm sendo substituídas por outras formas de contato em um movimento chamado de Cold Call 2.0.

O termo surgiu no livro Predictable Revenue (Receita Previsível, em português), de Aaron Ross. Basicamente, Ross propõe que em vez de ligar para empresas que você não conhece vendendo o seu produto, você primeiro se apresente, pedindo para que seja colocado em contato com a pessoa responsável pelo processo de compra.

Cold Email

O cold email ou email de prospecção é uma evolução do cold call. A lógica é exatamente a mesma – porém, com uso de email para fazer esse contato em vez do telefone. Por meio de uma mensagem personalizada, busca-se atrair a atenção do lead para que ele responda solicitando mais informações. Embora muita gente acredite que essa forma de contato está ultrapassada, o email continua a ser relevante para o sucesso das estratégias comerciais.

Farmer Sale

A Farmer Sale é um tipo de venda caracterizada pelo longo prazo de negociação. Nesse tipo de venda o vendedor “cultiva” a oportunidade. Esse tipo de negociação é mais comum para contas-chave e leads com alto poder de barganha e em processos de pós-venda. Não é aconselhável a adoção desse tipo  de venda para leads com baixo ticket, uma vez que tende a inflar o CAC.

Força de Abertura

A força de abertura é composta por recursos e ferramentas utilizadas para abrir oportunidades. Tradicionalmente, ela é composta pelos próprios vendedores – afinal, são eles que realizam a prospecção e o fechamento.

Já os processos mais sofisticados preveem a separação dessas funções. Ao considerar ferramentas como a  pré-venda e SDR, promovem um aumento na eficácia da conversão e uma maior assertividade nas negociações.

Força de Fechamento

A força de fechamento é composta por recursos e ferramentas destinadas ao gerenciamento da negociação e a conversão em si. Em fluxo de vendas robusto voltado para resultados, é comum que sejam destinados recursos voltados exclusivamente para a conversão de oportunidades.

Funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico que ilustra o percurso que um cliente segue até a aquisição de um produto ou serviço. O funil possui gates, etapas em que se identificam os clientes potenciais e os reais consumidores.

Gate

Gates representam as transições entre as diferente etapas de um funil. A cada gate, são descartados leads que não são clientes em potencial.

Hunter Sale

A Hunter sale é um processo de venda ativo. Envolve não apenas a postura ativa na prospecção e fechamento, como também tende à ser mais agressiva nos prazos definidos para conversão. É o oposto da Farmer sales. Porém, ambas as abordagens podem ser utilizadas de maneira complementar.

ICP

Ideal Customer Profile é o termo que identifica o perfil do seu melhor cliente. Para descobrir quem é este prospect, não há segredo: estude e pesquise. Uma prática que adotamos aqui na Exact é analisar nosso histórico de vendas. Mapear as características do ICP e focar seus esforços de vendas nesse sentido é o segredo para conseguir vender mais e melhor. Isso é especialmente vantajoso para empresas que atuam com vendas complexas B2B, que envolvem um ticket médio mais elevado e têm diversas etapas no processo comercial.

 

Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração. O Inbound Marketing visa atrair os leads por meio da elaboração de conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais.

Inside sales

Esse tipo de venda é realizada sem uma reunião presencial, ou seja, o vendedor realiza a venda de dentro da empresa. Uma vez que o vendedor não precisa se deslocar para se reunir com os clientes, as inside sales podem promover uma redução do CAC.

Key Account

As contas-chave (ou key accounts) de uma empresa são os clientes com maior faturamento ou valor estratégico. Costumam se caracterizar por longos tempos de negociação e condições flexíveis.

Lead

Um lead é um potencial cliente que já passou por alguma avaliação e possui potencial para se tornar cliente da empresa. Isso não quer dizer que a venda ocorrerá à curto ou longo prazo. Ao invés, que há uma oportunidade em aberto, independente da qualidade.

Leads qualificados

O lead qualificado atinge esse status após passar por uma avaliação mais aprofundada. Comumente essa avaliação se baseia na percepção e subjetividade do avaliador. Quando há uso de filtros que combinam percepção e dados exatos, a tendência é de que melhores resultados sejam obtidos.

Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value é uma métrica de vendas e marketing que estima o lucro que pode ser gerado no futuro por meio do relacionamento com um cliente. A maneira mais eficaz de se administrar o LTV de um cliente é por meio de um processo de pós-venda bem estruturado.

MQL

Marketing Qualified Leads – ou leads qualificados pelo marketing – são aqueles que estão no começo do funil de vendas e que chegaram por meio de ações de marketing. Geralmente, são leads que preencheram dados simples em formulários, participaram de eventos e deixaram seus contatos, clicaram em anúncios, entre outros casos.

São empresas cientes das suas dores e que estão em busca de informações sobre como resolvê-las, mas ainda não podemos ter a certeza de que o negócio irá se concretizar ou não. Dizemos que eles já estão “educados” no assunto, pois tiveram algum contato com o seu negócio (lendo posts ou baixando conteúdos), mas ainda não encontraram o fornecedor ideal.

Outbound Marketing

O Outbound marketing envolve o fluxo oposto do Inbound marketing. Nessa modalidade, a prospecção é ativa, uma vez que a empresa vai atrás do lead e não o contrário. É o tipo de prospecção mais adequado para vendas complexas.

Apesar de se oporem em conceito, o  inbound e o outbound podem (e devem!) ser trabalhados em conjunto. Os dados coletados durante processos de prospecção ativa – por exemplo, a pré-venda consultiva – podem alimentar o inbound dando direcionamento ao conteúdo. Os leads gerados via  inbound, por sua vez, podem ser qualificados de maneira mais precisa.

Payback

O payback é o tempo entre um investimento e o momento em que o lucro gerado se iguala ao valor investido.  Payback e ROI não são a mesma coisa. ROI representa o quanto de retorno ($) um investimento gera, enquanto o payback representa quanto tempo ele leva para se pagar e começar a gerar lucro.

Pipeline

O pipeline de vendas, também chamado de funil de vendas, nada mais é do que a representação do seu ciclo comercial, normalmente apresentada na forma de um diagrama. Ele difere de empresa para empresa e deve ser construído com base nas características do produto que está sendo comercializado, além, claro, do perfil dos possíveis clientes. O pipeline mostra cada uma das etapas da negociação, indicando qual deve ser o direcionamento para o lead desde o momento em que a prospecção inicia até o fechamento da venda.

Pré-venda

Pré-venda é o setor que levanta informações, faz a segmentação e prepara o lead para encaminhá-lo à área de vendas. Essa é uma área-meio, um hub que recebe o lead, entra em contato com ele, levanta mais detalhes sobre sua empresa e suas dores e agenda uma reunião com o vendedor (caso identifique que tenha fit). Essa estratégia faz com que chegue às mãos do vendedor somente os melhores leads, aumentando a taxa de fechamento de negócios.

Prospect

Prospecto em português, é um nome, um contato. Pode-se dizer que o prospect é uma folha em branco. Ele pode ou não ser um potencial cliente. Quando uma empresa compra uma lista de contatos, estes são prospects e não leads.

Qualificação de leads

Nem todos os leads gerados pela sua empresa são fontes reais de receita. Para convertê-los em clientes, é preciso estudá-los a fundo. A qualificação de leads é o processo de segmentar os prospects que efetivamente têm probabilidade de compra, diferenciando-os do restante da sua base. Essa avaliação faz com que sua equipe de vendas trabalhe mais focada, sem perder tempo com reuniões improdutivas. Assim, o índice de conversão de seu time aumenta, o que também se deve ao acesso de informações estratégicas sobre o prospect, coletadas durante a qualificação.

ROI

Essa é talvez uma das siglas mais difundidas no universo de marketing e vendas. O ROI (retorno sobre investimento), como o próprio nome diz, é o quanto de retorno financeiro um investimento gera. Também pode ser chamado de taxa de retorno ou taxa de lucro. Essa é uma métrica muito utilizada para avaliar a efetividade das ações de marketing. É importante diferenciá-lo do payback, que representa quanto tempo o investimento leva para se pagar e começar a gerar lucro.

SDR

É sigla para Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas, em tradução livre). Basicamente, esse é o profissional que faz o primeiro contato da sua empresa com o lead e o qualifica em oportunidades de negócio. Na Exact, os SDRs não fazem prospecção ativa. Eles trabalham apenas os prospects que chegam de forma passiva, como a partir de conversão de materiais ricos.

SQL

Depois de passar pela análise e qualificação do marketing e da equipe de Pré-vendas, é agendada uma reunião de venda. Nessa etapa do funil, o prospect está convencido de que a sua solução é a ideal e possui os recursos logísticos e financeiros para fazer a compra. O vendedor, então, entende que pode avançar com as negociações. Geralmente neste momento, o profissional responsável pela venda fornece todas as informações mais técnicas e comerciais sobre o produto e faz a negociação. Após essa reunião, o vendedor decide se o lead pode ser classificado como um SQL (Sales Qualified Lead) ou o descarta.

Venda complexa

A venda complexa é aquela que exige um método ou processo comercial para a sua realização. Nesses casos, o vendedor atua como um consultor. Suas prioridades são as dores e os problemas do cliente. Para que o negócio se concretize, são necessárias sucessivas interações com o profissional de vendas, ao contrário do que ocorre em modelos de vendas self-service. Suas características são ciclos longos, atendimento a nichos de mercado pouco explorados e alto grau de inovação.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre os termos técnicos mais utilizados em marketing e vendas. Aproveitamos para convidá-lo a acessar a biblioteca Exact. Neste espaço, você encontra uma série de materiais sobre qualificação de leads e estratégias vencedoras para aumentar o número de negócios fechados. Caso tenha outros questionamentos ou queira aprender mais, fique à vontade para contatar um consultor.

Post publicado originalmente em 04/01/2017 e atualizado em 30/04/2019.


software vendas exact sales

Equipe Exact

Compartilhe

Você pode também se interessar por:

x inside sales

[GUIA] Inside sales: o que é e como implementar

fluxo de cadencia

Fluxo de cadência: o que é e como fazer?

Discurso de vendas

Abordagem de vendas: 10 dicas práticas para melhorar a sua

gatilhos mentais simbolizados por uma silhueta iluminada

Gatilhos Mentais: o que são, 25 tipos e como utilizá-los

O que você procura?

Categorias
  • Exact Spotter (16)
  • Gestão estratégica (49)
    • CEO fazendo venda (2)
    • Crise econômica (9)
    • Performance e KPIs (17)
  • Sucesso do Cliente (18)
    • Adoção e engajamento (9)
    • Equipe de Sucesso do Cliente (1)
  • Vendas Complexas B2B (598)
    • CAC Elevado (8)
    • Ciclo de vendas longo (7)
    • Conversão em vendas (17)
    • Equipe Comercial (4)
    • Estratégias para Escalar Venda (136)
    • Gerenciar Dados de Vendas (51)
    • Gestão de Times Comerciais (133)
    • Inovação em Vendas (41)
    • Inteligência de Mercado (29)
    • Marketing de vendas (25)
    • Processos lentos e custosos (9)
    • Produto complexo demais (3)
    • Prospecção e Qualificação de Leads (184)

Infográfico

Inteligência Artificial para vendas:
a revolução no pipeline

ACESSE AGORA
DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
Aprenda a vender mais com nossos especialistas
QUERO ASSISTIR
Exact Sales
  • Quem Somos
  • Prêmios
  • Cases de Sucesso
  • Planos e Preços
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade
agende seu diagnóstico
Conteúdo
  • Blog
  • Biblioteca
  • Academia Exact
Contato

Rod. Virgílio Várzea, 587, 3º piso, sala 302 
Monte Verde, Florianópolis – SC

48 3025.7750
contato@exactsales.com.br
suporte@exactsales.com.br

Facebook Youtube Linkedin Instagram Twitter
Requisições relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Entre em contato conosco:
dpo@exactsales.com.br
2ª a 6ª feira – 8:00-17:30h
Para facilitar o exercício de seus direitos relacionados à LGPD, criamos um Formulário de Requisição de Direitos do Titular de Dados Pessoais. Ele é facultativo, mas permitirá avaliar sua requisição da forma mais eficiente e segura:
Formulário de requisição
© 2025 Exact Sales. Todos os direitos reservados.

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

Acessar ferramentas
Exact Sales
Visão geral de privacidade

Nós, da Exact Desenvolvimento e Programação de Software S.A. (“Exact Sales”, “Exact”, ou “nós”), damos grande importância aos seus dados e refletimos isto em nossa missão, garantindo que a proteção de seus dados e o respeito à sua privacidade é um fator preponderante em nossos negócios. Dessa forma, a Exact Sales entende a relevância em manusear informações pessoais com prudência e estabelece nesta Declaração de Privacidade o compromisso em garantir o direito de cada usuário à efetiva proteção de dados pessoais e à segurança da informação.

Ver política de privacidade na íntegra

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!