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qualificacao leads

Sucesso do Cliente

na imagem, três bonecos gráficos ao lado de um funil representando o funil de vendas

Funil AIDA: aprenda a usar esse modelo em suas vendas

O funil AIDA é um tipo de metodologia ágil para impulsionar resultados em Vendas. Muito aplicado no segmento B2B, o modelo AIDA é focado no comportamento do prospect. O objetivo é que o time comercial consiga entender a fundo as dores de seu potencial cliente para, assim, oferecer uma solução 100% compatível com aquela jornada de compra. Embora muitos gestores entendam a importância de utilizar metodologias inteligentes em Vendas, nem todos sabem aplicá-las do jeito certo, pois essa atividade requer inteligência comercial e emocional em doses certas Pensando nisso, preparamos este conteúdo que trata especificamente do funil AIDA, mostrando como explorar ao máximo as possibilidades desse método. Confira! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   O que é o funil AIDA? O funil AIDA é uma metodologia de venda que se baseia em quatro pilares básicos: Atenção (A), Interesse (I), Desejo (D) e Ação (A). A intenção é partir desses critérios subsequentes para conseguir guiar o lead da maneira mais natural possível pelo ciclo de vendas. O modelo AIDA é bastante antigo, tendo sido criado no final do século XIX pelo norte-americano St. Elmo Lewis, uma referência importante no ramo da publicidade. A ideia inicial era utilizar os critérios do AIDA para tornar os materiais gráficos mais atrativos para o público. Apesar de o AIDA em Vendas já existir há muito tempo, esse método foi ganhando novos contornos ao longo das décadas, conforme as evoluções tecnológicas se consolidavam no mercado. No entanto, a premissa segue basicamente a mesma: tornar a jornada de compra mais satisfatória para o lead e mais ágil para o time comercial. Será que você está falando com o lead certo? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e aprenda a encontrar os leads similares ao histórico de sucesso da sua empresa! Quais são as 4 etapas do funil AIDA? Por se tratar de uma metodologia centrada na jornada de compra, o ponto de partida do funil AIDA é refletir sobre algumas questões cruciais para que o prospect possa seguir adiante na proposta, por exemplo: Como seu lead pensa? Quais desafios ele pode estar enfrentando? O que ele mais precisa no momento? Qual a urgência em resolver os pontos de dor? O que não pode faltar para ele fechar a compra? Quais as possibilidades de ajuste no orçamento? A partir dessa reflexão, as quatro etapas do método AIDA vão se construindo conforme hacks compatíveis com cada fase do ciclo. Vamos lá: Atenção (A) No primeiro pilar do AIDA em Vendas, a ideia é captar a atenção do seu lead, fazendo com que ele perceba que ali existem possibilidades da oferta ser interessante. Em um conteúdo gráfico, como um e-book por exemplo, é importante caprichar na diagramação para que o lead se sinta convidado a engajar com o conteúdo. Interesse (I) O segundo ponto consiste em gerar interesse no lead. Agora que ele já está atraído pela oferta, quais são os aspectos que vão despertar aquela vontade de saber um pouco mais sobre a proposta? Pense nos diferenciais do produto ou serviço que sua empresa oferece e faça com que isso dialogue de alguma maneira com o contexto do seu lead. Pode ser por meio de uma Landing Page na qual a palavra-chave buscada pelo seu prospect esteja em destaque, chamando a atenção do seu lead e, ao mesmo tempo, gerando interesse naquele material que irá conduzir o prospect ao próximo passo. Desejo (D) As etapas anteriores do funil AIDA tendem a ser mais aceleradas, pois operam por meio de mecanismos de atração bastante específicos, como um CTA (Call-To-Action) bem construído e uma proposta de valor-agregado. Já na etapa do “Desejo”, a relação com o prospect tende a ganhar um pouco mais de profundidade, pois as informações da oferta serão analisadas mais criteriosamente pelo lead. Esse é o momento em que ele avalia se o produto ou serviço em questão atende às necessidades dele, se a oferta é confiável, quais são as objeções e, sobretudo, se cabe no orçamento. Portanto, o ideal nesse momento é trabalhar com dados mais sólidos na hora de configurar a proposta. Indicadores que atestam a credibilidade da sua empresa, cases de sucesso e valor agregado da solução são excelentes fatores para ganhar a confiança do prospect e fazê-lo se sentir seguro no funil. Ação (A) O momento da ação propriamente dito é, na verdade, o resultado natural das etapas anteriores. Se elas forem bem elaboradas, é bastante provável que a conversão aconteça. Isso vale tanto para o funil do Inbound Marketing em si, quanto para a condução de uma negociação já em andamento. Podemos dizer que a última etapa do funil AIDA consiste então em transformar o Desejo em Ação. Ou seja, agora que o prospect já está munido de todas as informações que atestam o valor agregado do produto, a conversão virá naturalmente. Alguns mecanismos que podem acelerar ainda mais essa etapa são os testes gratuitos, os descontos ou mesmo o uso da inteligência emocional por meio do gatilho mental da escassez.   Como funciona a técnica AIDA? Como vimos ao longo do conteúdo, o método AIDA é focado na jornada de compra do cliente, de modo a conduzi-lo de forma estratégica por etapas subsequentes que vão levar à conversão. Esse funil é dividido nas etapas que já conhecemos amplamente: topo, meio e fundo. Ao aplicar a técnica AIDA em conjunto com essas etapas clássicas, é possível otimizá-las para acelerar as conversões – sejam elas no Marketing, sejam elas no fechamento de uma venda em si. Portanto, o modelo AIDA funciona como uma espécie de “catalisador”, um “combustível” que visa dar velocidade à decisão do seu prospect. Tudo isso, é claro, sem comprometer a satisfação dele quando já estiver na etapa de fundo. A ideia é cativá-lo desde o topo justamente para que ele chegue ao fim do

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O que é e como fazer uma boa apresentação comercial

Diálogo consultivo, escuta ativa e conhecimento das dores do lead são alguns itens indispensáveis em uma apresentação comercial bem-sucedida. Sabemos que não é fácil articular todos esses quesitos no segmento B2B, pois muitas vezes o seu prospect sequer tem tempo disponível para acompanhar toda a sua apresentação. Nesse sentido, ser direto e objetivo também faz parte do pacote de habilidades do vendedor na hora de apresentar a solução aos prospects. Neste conteúdo, vamos ajudar você a ajustar todos os pontos necessários em uma apresentação de vendas. Continue a leitura e conheça 5 dicas práticas para acertar em cheio na abordagem! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   O que é uma apresentação comercial Antes de tudo, vamos ao conceito: a apresentação comercial é aquele momento em que o vendedor apresenta as funcionalidades, vantagens e diferenciais do seu produto ou serviço ao prospect. Mas atenção: não vá com muita sede ao pote. O ideal é guardar algumas cartas na manga para utilizá-las de forma estratégica, por exemplo, na hora de contornar alguma objeção. Tenha em mente que uma boa apresentação comercial se baseia no diálogo. Isso significa que o vendedor não deve ficar falando sozinho. É preciso ouvir também o seu cliente em potencial, até mesmo para captar as primeiras impressões dele acerca da sua oferta. Essas impressões são muito valiosas para personalizar os seus argumentos, mostrando como o produto ou serviço que você oferece dialoga com aquele contexto que o seu prospect está descrevendo. Pronto! Assim, você já ganha atenção dele de primeira. Falando em ganhar a atenção dos prospects, você sabe qual é a conexão perfeita em Vendas B2B? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e entenda como o ataque multidirecional otimiza a sua prospecção! O que uma apresentação comercial deve conter Uma boa apresentação comercial deve ser pensada por etapas. Afinal, da preparação do roteiro até a condução dos follow-ups há muitos quesitos para ajustar. Vamos pensar de forma didática, dividindo a apresentação em fases: antes, durante e depois. Antes O “antes” está relacionado à elaboração do roteiro e do material que será apresentado ao prospect. Muitos vendedores pulam essa etapa porque utilizam um material padrão para todos os clientes. Esse é um erro grave. Embora a princípio pareça poupar tempo, esse artifício acaba atrapalhando a apresentação por falta de dados personalizados. A dica, portanto, é estudar o seu cliente em potencial e preparar um roteiro voltado para as particularidades daquele perfil de compra. Faça uma análise dos dados disponíveis, procure avaliar o contexto da empresa do seu lead, entenda as dores que ele enfrenta, qual a urgência em resolvê-las, entre outras questões mais subjetivas. Tudo isso é essencial para fazer uma apresentação personalizada e ganhar a confiança do lead. Afinal, quando ele percebe que está conversando com alguém que realmente está por dentro daquele contexto, as chances de seguir adiante na negociação são muito maiores. Durante O momento da conversa em si deve ser pautado pela escuta ativa. Sabemos que existe uma tendência natural para o vendedor falar de forma continuada. No entanto, se ele for prolixo ou ficar repetindo certos assuntos, é bem provável que o lead não veja futuro no diálogo e queira sair da reunião. Para evitar esse risco, procure ser conciso na sua apresentação comercial, destacando a princípio apenas o que é mais relevante e deixando o prospect falar. Inclusive, uma boa maneira de inseri-lo no diálogo é gerando rapport já no início da conversa, “quebrando o gelo” da negociação e mostrando-se interessado no que ele tem a dizer. Depois Assim que a conversa estiver se encaminhando para o final, pergunte ao prospect se ficou alguma dúvida em relação ao que foi apresentado e coloque-se à disposição para oferecer suporte sempre que necessário. Lembre-se de que o contato não se encerra aí. Essa é a hora de caprichar nos follow-ups para manter o fluxo de engajamento e não deixar a relação com o cliente esfriar. Apenas cuide para manter o equilíbrio e não parecer insistente, mas já deixe agendado um próximo encontro para avaliar as conclusões dele sobre aquela conversa.   5 dicas para fazer uma boa apresentação comercial Vamos agora a algumas dicas práticas para aperfeiçoar a sua apresentação comercial e ganhar a confiança do prospect já nas primeiras interações. 1. Ensaie a sua apresentação comercial Parece bobagem, mas não é. Ensaiar a apresentação comercial deixará o vendedor muito mais seguro para conduzir o diálogo. Não se trata de perda de tempo. Pelo contrário, os minutos gastos nessa preparação vão contribuir para uma conversa fluida, natural e dinâmica. Ou seja, o vendedor vai recuperar esse tempo otimizando a negociação e fazendo com que o prospect avance sem entraves pelo funil. Outra dica interessante é gravar a apresentação para conferir o material sempre que necessário e até ajudar outros colaboradores da equipe. Assim, dá para notar certas minúcias que às vezes passam despercebidas no momento da abordagem comercial. É possível perceber, por exemplo, se o vendedor está falando demais, interrompendo o cliente ou mesmo deixando de captar informações valiosas trazidas pelo prospect ao longo da conversa. 2. Aposte no storytelling O storytelling é um velho conhecido das abordagens de venda, embora tenha ganho uma expressividade maior no contexto da transformação digital. Hoje em dia, como os clientes têm acesso a uma vasta base de dados na internet antes de fazer contato com uma empresa, não é tão fácil assim convencê-los de que vale a pena investir no produto em questão. É aí que entram as técnicas de inteligência emocional como o storytelling, que nada mais é do que uma narrativa com o objetivo de trazer o lead para dentro do contexto, fazendo com que ele se identifique com a história que está sendo contada e perceba que aquele produto ou serviço pode ser útil para ele também. 3.

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Termos de vendas que você precisa saber

​​Quem trabalha com Vendas sabe que informação é uma palavra-chave clássica no dia a dia de um time comercial. Afinal, são muitos os dados que circulam nesse ambiente, seja em relação aos indicadores comerciais da empresa, seja em relação aos dados dos leads em si. É daí que derivam muitos termos de vendas amplamente conhecidos. No entanto, apesar de muitos desses termos serem populares para quem trabalha no ramo, pode ser que os colaboradores não saibam ao certo a origem de tais conceitos, o que pode acabar dificultando a aplicação deles. Pensando nisso, preparamos um glossário completo com 20 termos de venda básicos que todo vendedor precisa saber, especialmente os novatos. Vamos lá! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   20 termos de vendas que você precisa saber Fizemos uma lista em ordem alfabética de alguns termos de vendas clássicos para facilitar o dia a dia da sua equipe. Confira nosso glossário e o mantenha por perto para consultar sempre que necessário! 1. Annual Reccuring Revenue (ARR) Sigla para Faturamento Recorrente Anual, o ARR é uma métrica que prevê qual será o valor faturado pela sua empresa no próximo ano. Essa métrica é calculada a partir da Receita Recorrente Mensal (MMR) dos doze meses anteriores. Logo mais, falaremos do MMR neste glossário. Por ora, saiba que conhecer bem o ARR é fundamental para planejar os próximos investimentos do seu negócio. A partir desse número, o gestor consegue obter insights sobre eventuais gargalos da operação e pontos de melhoria. Do mesmo modo, conforme o faturamento, poderá prever possibilidades de expansão e de novos investimentos. 2. Apresentação comercial Entre os termos de vendas, o conceito de apresentação comercial é um dos mais simples. Trata-se de apresentação que o vendedor faz ao lead do produto ou serviço da empresa, podendo estar presente em todas as fases do funil, porém de forma mais intensa na reunião de Vendas. No entanto, o “pulo do gato” está no modo como essa solução é apresentada, pois não basta focar nas funcionalidades do produto se você não estiver dialogando com um cliente em potencial, ou seja, aquele que realmente poderá usufruir do seu produto sem frustrar as expectativas. Será que você está falando com o cliente certo? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como prospectar os melhores clientes! 3. Business To Business (B2B) A sigla B2B é amplamente conhecida no universo do Marketing. Uma venda Business To Business nada mais é do que uma negociação entre duas empresas. O que o vendedor precisa considerar nesse caso são as particularidades desse modelo de negócio. Como o segmento B2B tende a ter um funil mais longo e um ticket médio elevado (valor da aquisição), é preciso ser muito criterioso na abordagem para ganhar a confiança do lead. Afinal, um gestor só investe em uma solução empresarial quando está realmente seguro de que aquele produto ou serviço trará os benefícios esperados. 4. Churn O Churn é um tipo de métrica bastante utilizado na avaliação de performance das empresas. Essa taxa diz respeito ao número de clientes que cancelaram o serviço ao longo de determinado período. Por exemplo: uma empresa que começa o mês com 200 clientes e termina com 100, teve uma taxa de churn de 50%, o que representa um sinal de alerta gravíssimo! 5. Cold call As cold calls também são velhas conhecidas do mercado de Vendas. O termo vem do inglês e significa “ligação fria”, tendo em vista que o contato é feito sem que o lead tenha acionado a empresa. Justamente por ser uma forma de contato mais “agressiva”, é preciso equilibrar o tom da mensagem para ganhar a atenção do lead e despertar nele o interesse de seguir no diálogo. A inteligência emocional em Vendas é uma grande aliada dessa estratégia. Quer saber mais a respeito? Veja 5 técnicas de neurovendas para cativar o seu lead de imediato! 6. Cold mail O cold mail segue a mesma estratégia da cold call, no entanto, pode haver alguns entraves comunicacionais, como o fato de o vendedor estar trabalhando com endereços inexistentes. Montar uma lista de e-mails criteriosa é muito importante para ter certeza de que as suas mensagens não vão voltar. Uma boa dica nesse sentido é contar com ferramentas como o LinkedIn para montar uma base de dados mais acurada, conferindo os endereços na plataforma e direcionando corretamente as mensagens. Lembre-se: você pode fazer isso com o auxílio de uma ferramenta tecnológica, ganhando tempo operacional e evitando erros por falhas humanas. 7. Custo de Aquisição por Cliente (CAC) O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o valor que uma empresa investe na atração de clientes potenciais e na condução dessas oportunidades pelo funil. Isso significa que há muitas variáveis compondo o CAC, desde as ações de Marketing até o custo investido para fechar a venda em si. Estar atento a todas essas grandezas é muito importante para fazer uma avaliação assertiva do CAC, de modo a compreender se a sua empresa realmente está no caminho certo da prospecção. 8. Fluxo de cadência Denomina-se fluxo de cadência o conjunto de abordagens realizadas ao longo da jornada do lead pelo funil. O objetivo do fluxo é manter o engajamento do lead e otimizar as conversões por etapa, de modo que o vendedor não corra o risco de perder uma oportunidade qualificada já no fundo do funil. Follow-ups bem feitos, envio de materiais ricos, contatos sempre aquecidos. Essas são formas de caprichar no fluxo de cadência. 9. Funil de vendas O funil está entre os termos de vendas mais clássicos do Marketing B2B. Também chamado de ciclo de vendas, o funil é o compilado de todas as etapas pelas quais o lead passa durante a jornada de compra. O grande desafio aqui é fazer com que os leads sigam naturalmente pelo funil,

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como prospectar clientes pela internet

Como prospectar clientes pela internet

São diversas as vantagens de prospectar clientes online. As principais delas estão relacionadas à diminuição do Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e ao melhor aproveitamento do tempo das equipes. Isso porque, como não há deslocamento, os colaboradores ganham horas preciosas para organizar melhor o fluxo de trabalho e focar na elaboração de um roteiro consultivo. Mas, mesmo que você saiba dessas vantagens, deve estar se perguntando como prospectar clientes pela internet de maneira efetiva e que realmente traga resultados. Afinal, o universo online proporciona uma extensa base de dados que, se não estiverem devidamente organizados, podem dificultar o trabalho das equipes, fazendo com que o seu time comercial encontre muitos leads frios pelo caminho. Contar com ferramentas inteligentes para refinar a qualificação é a melhor forma de evitar esse risco. Assim, as etapas da prospecção pela internet ganham fluidez e agilidade. Além disso, os colaboradores conseguirão identificar previamente os leads certos e, então, otimizar os contatos para encaminhar somente as chances claras de negócio ao departamento de Vendas. Continue a leitura e entenda como fazer isso na prática! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   Etapas da prospecção de clientes na internet Antes de falarmos das técnicas de como prospectar clientes pela internet, precisamos compreender as etapas que englobam esse processo. São elas: Planejamento estratégico Tudo começa com a definição de estratégias claras e objetivas de prospecção de clientes. Se você iniciar a sua prospecção sem saber ao certo onde quer chegar, muito provavelmente terá trabalho extra para ajustar o ciclo de vendas ao longo do percurso. Sem falar que isso muitas vezes gera prejuízo de tempo e dinheiro. Portanto, vale a pena direcionar seus esforços iniciais para a criação de um planejamento criterioso, pois isso trará uma série de vantagens lá na frente. O uso dos dados comerciais, por exemplo, é crucial nessa etapa, pois permite que o gestor identifique gargalos para definir estratégias mais assertivas. Falando nisso, que tal utilizar as conversas com seus prospects para criar uma base de dados mais confiável? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como retroalimentar estratégias comerciais a partir do diálogo consultivo! Ações de Inbound Marketing O Inbound Marketing é uma etapa importantíssima da prospecção pela internet. Afinal, essa é uma forma bastante efetiva de atrair leads para o negócio sem precisar empreender esforços gigantescos. A partir da disponibilização de conteúdos relevantes para os possíveis clientes, a empresa consegue atraí-los para a base de contatos e captar dados úteis sobre o público. Essas informações como nome, e-mail, porte da empresa etc. configuram o ponto de partida necessário para conhecer mais a fundo seus clientes e compreender quais são as demandas mais urgentes de certos nichos. Isso também ajuda na definição do planejamento estratégico, de modo a definir um passo a passo de conversão mais compatível com o perfil dos leads que chegam ao seu funil. Conhecimento dos produtos da empresa Saber ao certo quais as características, funcionalidades e diferenciais da solução que sua empresa oferece é imprescindível para prospectar com eficiência. Até porque ficaria muito difícil identificar o fit do seu lead com a solução se você não souber até que ponto o seu produto ou serviço dará conta das necessidades dos leads. Esse conhecimento também é fundamental para conseguir contornar as eventuais objeções que o lead venha a apontar no momento da abordagem. Assim, para cada objeção que ele levantar, o vendedor poderá apresentar uma saída a partir das funcionalidades da solução, mostrando como ela se adapta ao contexto específico daquele lead. Definição das metas do negócio Outra etapa bastante decisiva na prospecção de clientes pela internet é a definição das metas do negócio. Esse tópico anda junto com o que falamos primeiramente sobre a necessidade de criar um planejamento estratégico mais certeiro.  Para tanto, reforçamos o trabalho com Business Intelligence para definir metas palpáveis e validar as estratégias que já vêm trazendo bons resultados.   Aprenda como prospectar clientes pela internet com 4 técnicas Vamos agora às 4 técnicas infalíveis para prospectar online com agilidade e eficiência. 1. Definição correta do ICP Conhecer a fundo o seu Perfil de Cliente Ideal (Ideal Customer Profile – ICP) é essencial para não se perder no universo de informações que o ambiente online disponibiliza. Como dissemos na introdução do conteúdo, esse mar de dados pode colocar em risco a sua estratégia, caso não sejam bem utilizados. Filtrar os leads por meio da definição clara do ICP e de uma qualificação assertiva é indispensável para direcionar corretamente a sua prospecção, priorizando os leads quentes e conhecendo as principais dores de mercado desse público. 2. Qualificação aprofundada dos leads A qualificação anda de mãos dadas com a definição correta do ICP. Afinal, sem uma qualificação refinada, fica quase impossível saber quais leads realmente têm fit com a sua empresa e que, portanto, poderão ser prospectados com chances de bons resultados. Portanto, na dúvida de como prospectar clientes pela internet, priorize a qualificação de leads. Essa é a estratégia mais adequada para encontrar as chances claras de negócio sem desperdiçar o tempo operacional das equipes e sem risco de prejuízo financeiro. 3. Abordagem consultiva e personalizada Uma vez qualificados, os leads precisam ser abordados com máxima empatia para que estabeleçam o laço de confiança necessário para seguirem adiante no funil.  A qualificação, inclusive, favorece uma abordagem mais consultiva justamente porque capta dados ricos dos leads para que o vendedor possa elaborar um roteiro personalizado e compatível com os pontos de dor já levantados na Pré-Venda. 4. Recursos avançados para prospecção online Sabemos que a prospecção de clientes pela internet tem suas particularidades. Por isso, é importante contar com recursos específicos para filtrar o que é mais relevante nesse meio, estreitando os contatos a partir da identificação de informações valiosas como o poder de decisão do seu lead. Os

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acelerar funil de prospecção

Como acelerar seu funil de prospecção?

Acelerar o funil de prospecção é algo que exige técnicas bastante específicas.  Como sabemos, o funil de vendas envolve diversas etapas até que se efetive o fechamento do negócio. Todas elas são muito criteriosas e demandam abordagens estratégicas.  O objetivo é expandir o número de oportunidades que entram no funil e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo as perdas à medida que o lead vai avançando até tomar a decisão de compra. Quando se trata de Vendas B2B complexas, acelerar o funil de prospecção passa a ser uma tarefa ainda mais desafiadora. Afinal, o funil B2B é longo e minucioso, de modo que o lead pode desistir do negócio ao menor sinal de risco. Como o ticket médio da solução tende a ser elevado, todo cuidado é pouco para que o prospect se sinta seguro na decisão de compra. Portanto, cabe ao time de pré-vendedores e vendedores estarem 100% alinhados com as demandas de cada lead que chega ao funil de prospecção. Isso dá trabalho, mas, com o auxílio de ferramentas inteligentes, fica mais fácil conhecer de antemão o seu lead e conseguir trabalhar as dores enfrentadas por ele da maneira mais consultiva possível. A qualificação dos leads, como sabemos, é decisiva nesse processo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica todas as etapas do funil de prospecção e o passo a passo para acelerá-lo de forma consciente. Ou seja, a ideia é otimizar o ciclo de vendas sem que para isso seja necessário sobrecarregar sua equipe ou empreender esforços financeiros robustos. Com as ferramentas certas, dá para acelerar o funil de um jeito prático e funcional. Vamos lá! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   Etapas do funil de prospecção Antes de entendermos as técnicas para acelerar o funil de prospecção, precisamos compreender as etapas envolvidas no negócio B2B. Em linhas gerais, essa divisão do ciclo de vendas é bem simples, contemplando três etapas básicas: Atração (topo): voltada para a geração de leads; Segmentação (meio): voltada para a qualificação de leads; Tração (fundo): voltada para a conversão de leads. Um dos erros mais comuns em um processo de vendas complexas é o foco no fundo do funil, ou seja, na etapa de conversão de leads. Muitos vendedores não dão a devida atenção às etapas anteriores porque têm receio de desperdiçar tempo operacional. No entanto, essa é uma grande armadilha, porque, leads pouco qualificados sequer vão chegar ao fundo do funil. As consequências desse erro são graves, pois o time comercial terá empreendido diversos esforços – sobretudo em relação a tempo e recursos financeiros da empresa – na tentativa de converter um lead pouco maduro. Como resultado, o Custo de Aquisição por Cliente pode aumentar de forma considerável, enquanto a taxa de conversão permanece estagnada. A motivação do grupo, por sua vez, vai lá para baixo.  Conhecer bem as etapas do funil de prospecção é o primeiro passo para evitar esses riscos.  Quando o processo comercial está organizado e bem estruturado, o time comercial consegue enxergar com clareza o percurso que o lead precisa fazer até o fechamento. Assim, poderá pensar em estratégias compatíveis com cada etapa do ciclo, em vez de focar apenas no resultado final. A seguir, vamos detalhar essas etapas.    Atração A atração em Vendas B2B nada mais é do que o processo de captar clientes potenciais para o seu negócio. A captação dos leads pode ocorrer de diversas maneiras, sendo muito comum a via do Inbound Marketing.  As ações de prospecção ativa também são bastante eficazes. Normalmente se dão por visitas presenciais, contato telefônico – a famosa cold call – e-mail, entre outros recursos atrativos. Você deve estar se perguntando: cold calls ainda funcionam? Veja mais de 30 dicas para provar que sim! O mais importante nesse processo é ter em mente que, quando o lead é atraído para a sua base, é hora de trabalhar o ponto decisivo: a qualificação. Caso contrário, você corre o risco de gerar inúmeras oportunidades de venda, mas poucas qualificadas. Isso polui o funil com contatos mornos ou frios – que não vão fechar negócio, o que gera a falsa sensação de que a atração foi bem-sucedida. Segmentação  Chegamos à etapa seguinte, que envolve diretamente o processo de qualificar os leads em profundidade. Nesse momento, já podemos destacar a importância de estar bem assessorado por ferramentas inteligentes, as quais vão otimizar a qualificação dos leads para que o time comercial não perca tempo fazendo isso manualmente. Hoje em dia, com os avanços trazidos pelas inovações tecnológicas, já existem diversos softwares que automatizam o processo de qualificação por meio da análise de dados. Assim, além de ganhar tempo, os colaboradores ganham também mais acurácia nesse processo, garantindo a confiabilidade dos resultados. Uma segmentação bem feita, portanto, é aquela que filtra os leads para acelerar o funil de prospecção, de modo a manter no ciclo de vendas somente as chances claras de negócio. Dessa maneira, a passagem de bastão entre os times de Marketing, Pré-Venda e Vendas fica mais assertiva, blindando as equipes da sobrecarga de trabalho e reduzindo ao máximo o CAC. Falando em passagem de bastão, aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como avaliar o fornecimento de oportunidades pela Pré-venda! Nutrição A etapa de nutrição é uma das que mais exige habilidades consultivas do time comercial. Isso porque é nesse momento que o contato com o lead precisa ser “irrigado” para que ele mantenha o interesse na negociação. Se você está trabalhando com uma base de leads qualificada, não terá grandes dificuldades para nutrir seus leads. Ainda assim, saiba que os follow-ups devem ser constantes e bem construídos. Um fluxo de nutrição com materiais ricos, por exemplo, é um catalisador importante na negociação B2B. Isso estreita os laços com o prospect e o ajuda a compreender porque aquela solução pode ser útil

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prospecção ativa

Prospecção ativa: o que é e como fazer

A prospecção ativa é um dos métodos mais utilizados em vendas complexas para atrair clientes potenciais. No entanto, esse método requer doses extras de sagacidade do vendedor. Afinal, ele estará fazendo um contato mais direto com o lead. Então, se a confiança não for estabelecida de imediato, muito provavelmente o lead abandonará o funil. Com algumas estratégias bem definidas e o auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível otimizar esse tipo de prospecção, aliando roteiro impecável e diálogo consultivo para contornar todas as objeções envolvidas. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e veja como colocar em prática uma abordagem de sucesso na prospecção ativa! O que é prospecção ativa? A prospecção ativa consiste em buscar potenciais clientes de forma direta. Isto é, o time comercial não fica esperando que o lead chegue ao funil de vendas. Pelo contrário: vai até ele a partir de um estudo prévio sobre o potencial de compra envolvido. Uma das estratégias mais conhecidas de prospecção ativa é a cold call. Mas calma! Não estamos falando da “ligação fria” tradicional, aquela velha conhecida dos vendedores que ligam para uma base extensa de clientes e ficam tentando “empurrar” soluções milagrosas. Estamos falando de um novo conceito de cold calling, pautado na empatia e no conhecimento aprofundado acerca dos leads. Somente assim é possível compreender as dores enfrentadas por eles e, então, oferecer um produto ou serviço que de fato seja útil no contexto em questão. Dessa forma, o lead se sentirá bastante seguro para seguir adiante no funil, estabelecendo uma relação de confiança com o vendedor em vez de querer desligar logo o telefone. Por isso a sagacidade do time comercial é tão importante nos métodos desse tipo de prospecção de clientes – o que não tem a ver apenas com as habilidades comunicativas do vendedor em si. Quando falamos em prospecção ativa, estamos falando também de qualificação aprofundada e trabalho com a inteligência de dados. Caso contrário, ficaria quase impossível conhecer de antemão as dores do seu lead e, assim, trabalhar os argumentos de modo a solucioná-las. Ao longo do conteúdo, mostraremos como você pode fazer isso na prática. Vantagens da prospecção ativa Pensar em termos de Retorno Sobre o Investimento (ROI) e redução no Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é fundamental para desenvolver boas estratégias de prospecção ativa. Afinal, não adianta empreender esforços como tempo e dinheiro para prospectar ativamente um lead se ele não trouxer o retorno esperado para a empresa. Nesse sentido, a definição do Ideal Customer Profile (ICP) é imprescindível para direcionar corretamente os contatos, prospectando o lead certo para garantir uma negociação fluida. Assim, é possível enxugar o funil, acelerar a decisão de compra e obter o devido retorno. A seguir, resumimos as vantagens desse processo. Agilidade no Retorno Sobre o Investimento Especialmente quando se trata de vendas B2B complexas, é preciso ser muito cauteloso na avaliação do ROI. Como o funil nesse tipo de venda tende a ser mais longo, é natural que o time comercial precise empreender mais esforços para conduzir o lead ao longo do ciclo. Por isso é tão importante prospectar apenas os smart leads. Caso contrário, seu time terá perdido tempo na tentativa de converter leads pouco maduros. Isso compromete não só o ROI, mas, também, a motivação e o engajamento do grupo. Outra desvantagem é que isso gera sobrecarga de serviço, tendo em vista que o vendedor terá desperdiçado tempo valioso com um lead frio – tempo este que poderia ser utilizado para dar conta dos demais contatos da agenda do dia. Maior controle do ciclo de vendas Como vimos, a prospecção ativa permite ajustar o ciclo de vendas com mais facilidade porque o time comercial saberá exatamente quem entrará no funil. O resultado disso é uma gestão mais assertiva das oportunidades de negócio, o que é bastante útil para gerenciar o volume extensivo de contatos que chegam à empresa dia após dia. Assim, as equipes conseguem aproveitar melhor o tempo operacional e garantir a fluidez nas operações. Sem um controle rígido do funil, a rotina corporativa não rende e dificilmente os gargalos serão encontrados. Portanto, saber quem entra na sua base é o primeiro passo para redirecionar esforços, poupar energia do time e saber se vale a pena dar sequência à negociação. Eficiência no direcionamento do contato Esse benefício da prospecção ativa tem tudo a ver com o que falamos no tópico anterior. Afinal, quando o funil está bem ajustado e o vendedor já conhece o perfil do lead que chega à sua base, fica muito mais fácil encaminhar o prospect de modo eficiente. A análise prévia do grau de maturidade desse lead – quente, morno, frio – é o que determina o quanto ele está pronto ou não para ser guiado às etapas seguintes da negociação. Isso sem gerar prejuízo para a empresa e sem comprometer a agenda dos vendedores. Falando em agenda, você sabe como anda a passagem de bastão entre os departamentos da sua empresa? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como avaliar o fornecimento de oportunidades pela Pré-Venda! Prospecção ativa: como fazer? Vamos agora às dicas práticas para acertar em cheio na prospecção ativa. Crie um roteiro de abordagem detalhado Um bom roteiro é a base para uma negociação de sucesso. Portanto, não hesite em dedicar tempo para esta tarefa. Um script de vendas bem definido é aquele que alia inteligência emocional e comercial em doses certas. A primeira está relacionada à capacidade do vendedor de conduzir um diálogo empático, gerando rapport com o lead e lançando mão de recursos como os gatilhos mentais. Já a inteligência comercial tem a ver com o trabalho de análise de dados que precisa ser feito para prever o comportamento de compra de cada lead. Assim, conhecendo de antemão o perfil dele, as dores envolvidas e as possíveis objeções, fica mais fácil elaborar um roteiro consultivo, ou seja, que dialoga com essas dores e faz o lead se identificar de imediato com a solução que você oferece.

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software vendas b2b

Qual o melhor software de vendas B2B?

Qualificar leads em profundidade, estimular a produtividade dos colaboradores e facilitar a gestão do time comercial. Esses são alguns dos objetivos principais de um software de vendas B2B. Esse tipo de ferramenta já se tornou indispensável para quem trabalha com vendas complexas, sobretudo quando é necessário gerenciar uma base de dados comerciais volumosa. Sem o auxílio da tecnologia, isso se torna praticamente impossível. Neste conteúdo, falaremos mais sobre as funcionalidades de um software de vendas B2B e destacaremos qual é a ferramenta mais inovadora desse mercado. Continue a leitura e veja como potencializar a sua operação com o auxílio do Exact Spotter! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas. O que é um software de vendas B2B? Um software de vendas B2B é um tipo de ferramenta inteligente que visa otimizar o processo comercial de ponta a ponta, dando mais agilidade às operações para que o seu time consiga vender melhor e em menos tempo. As principais frentes de atuação da ferramenta são a qualificação dos leads, a organização do fluxo de trabalho das equipes, a automação de tarefas e a gestão da base de dados comerciais. Quando esses fatores estão alinhados, o resultado é um processo de vendas B2B otimizado. Ou seja, com estratégias de conversão muito bem definidas para cada etapa do funil. A seguir, falaremos mais sobre como alinhar esses pontos com o auxílio da ferramenta. Como escolher um software de vendas B2B? Vamos às funcionalidades que não podem faltar em um software de vendas B2B. Para isso, vamos considerar especialmente a qualificação aprofundada dos leads, o trabalho com a inteligência de dados e o suporte às abordagens de vendas das equipes. Feature de qualificação dos leads com Pré-Vendas Quem trabalha no segmento B2B sabe que a qualificação aprofundada dos leads é o coração de um processo comercial bem-sucedido. Nesse sentido, o software escolhido precisa contar com features que automatizam a qualificação dos leads e identificam o fit do lead com a empresa já na Pré-Venda. Assim, somente as chances claras de negócio chegarão ao time de vendedores, otimizando a passagem de bastão entre as equipes. Isso evita sobrecarga de trabalho nos diferentes departamentos da empresa. Além disso, seu time aproveita melhor o tempo operacional, pois não haverá desperdício de tempo com leads frios. Como anda a passagem de bastão entre as suas equipes? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como avaliar o fornecimento de oportunidades pela Pré-Venda. Recursos de envio automático de e-mails para follow-up Um bom software de vendas B2B também precisa fazer o envio automático de e-mails para follow-up. Também, precisa registrar o histórico de interações com os leads. Assim, os vendedores terão acesso aos pormenores da negociação.  Como sabemos, a prática adequada do follow-up é essencial para manter o fluxo de engajamento com os leads, evitando que o contato se esfrie ao longo do funil. Business Intelligence para estruturar a base de dados Os recursos de BI são indispensáveis em um software de vendas B2B porque são eles que permitem fazer um trabalho acurado com os dados comerciais. A partir dessa análise, o gestor poderá utilizar a inteligência de mercado para ajustar o funil de vendas, corrigindo os gargalos e replicando os padrões de sucesso indicados pelos números. Software de vendas B2B: conheça o Exact Spotter O Exact Spotter é atualmente o maior software de Sales Engagement da América Latina. Essa ferramenta é um LRM inteligente (Lead Relationship Management), cuja função é organizar os fluxos de trabalho e potencializar a inteligência de dados para que o seu time comercial encontre os leads certos. Entre as principais vantagens desse software de vendas B2B estão o enriquecimento de leads, a comunicação consultiva, o suporte às negociações e a tomada de decisões baseadas em dados concretos. A seguir, falaremos melhor sobre esses e outros benefícios do Exact Spotter em suas principais frentes de atuação. Geração e enriquecimento de leads: gere oportunidades de vendas de forma precisa para a sua empresa Funcionalidades: Searching: recurso que identifica os leads que têm fit com seu negócio a partir da funcionalidade de Big Data do Exact Spotter; Plugin Linkedin: recurso que ajuda a prospectar pelo LinkedIn com um plugin que importa os contatos da rede social. Com ele, você obtém todas as informações cadastrais direto para a plataforma; Buscador de contatos: recurso que permite identificar o nome e o LinkedIn dos decisores de compra a partir do nome da empresa e do cargo que você deseja prospectar; Validador de e-mails: recurso que permite identificar o e-mail da pessoa que você deseja prospectar. Ele também avalia se um e-mail que já está em sua base de fato existe. Conexão e Ativação da base: comunicação multicanal, automatizada e eficiência comercial Funcionalidades: Webphone: recurso que permite realizar chamadas diretamente pelo Exact Spotter. Com a ferramenta, as informações de ligação (como a gravação de chamada e o tempo de duração) são armazenadas automaticamente; WhatsApp Business: recurso que agiliza o seu atendimento via WhatsApp por dentro do Exact Spotter. Assim, é possível manter o controle das interações com os leads em apenas um lugar e os registros de conversa na timeline do lead; Cadência de e-mail: recurso que permite que o time comercial se conecte com o lead e garanta escalabilidade no fluxo de trabalho. Ele faz isso a partir de listas específicas e campanhas segmentadas, com templates padrões e variáveis; Workflow: recurso que padroniza e automatiza as tarefas e ações do playbook de atividades do pré-vendedor. A ferramenta permite a criação de uma cadência de contato para ampliar o potencial de sucesso da ativação de sua base. Qualificação de leads: melhor performance para a sua equipe comercial Roteiros de abordagem: recurso que ajuda a alinhar a comunicação, permitindo que o time comercial tenha o mesmo nível técnico nos contatos realizados, com roteiros dinâmicos de abordagem que guiam o

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