Como fazer uma gestão estratégica de vendas eficaz

gestão estratégica de vendas

Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante fazer a aplicação de uma gestão estratégica de vendas para aumentar o seu faturamento e garantir o sucesso a longo prazo.

Esse gerenciamento faz com que você tenha um bom planejamento de tudo o que acontece dentro da sua empresa e consiga pensar e agir de maneira estratégica. Assim, você consegue atingir seus objetivos e superar suas metas!

A gestão de vendas, além de afetar diretamente as áreas de marketing e atendimento ao cliente, requer que as demais áreas da empresa estejam integradas e conversem para que o objetivo seja atingido. 

Neste post, separamos diversas dicas para te ajudar no processo de implantação e continuidade da gestão de vendas. Boa leitura.

 

O que é gestão estratégica de vendas?

Gestão estratégica de vendas se refere ao gerenciamento dos processos e ferramentas do setor comercial.

O objetivo é atingir as metas por meio de um conjunto de ações, além da manutenção de recursos por meio de diferentes técnicas de vendas e de gestão.

Ou seja, o principal objetivo de uma gestão estratégica de vendas é o crescimento e melhora do seu negócio, otimizando seus recursos, tanto financeiros quanto humanos.

Ao implantar uma gestão estratégica de vendas na sua empresa, você consegue criar um plano de ação. A partir disso, é possível melhorar o funcionamento dos processos, fazendo com que você tenha um destaque competitivo, estratégias mais eficientes e redução de custos.

Assim, você aumenta a produtividade e garante o sucesso da empresa. Isso porque, além de entender como o processo funciona e integrar as diferentes áreas, você consegue ter uma visão ampliada e identificar onde estão as dores da empresa e os pontos de melhoria.

Gestão estratégica de vendas e a geração de dados

A partir da gestão estratégica de vendas, sua equipe consegue tomar decisões tendo como base dados verdadeiros, além de usar os seus recursos da melhor forma possível, usando todo o potencial de cada uma das suas áreas e incentivando a colaboração entre diferentes setores.

Assim, você aumenta a sua força de vendas e cria uma base sólida para o seu negócio.

Para ajudar você, separamos algumas das principais vantagens de adotar um sistema de gestão estratégica na sua empresa e como ela pode ajudar as marcas a atingir suas metas e objetivos. Confira!

Melhor uso de recursos pré-existentes 

Aqui, o principal objetivo é um melhor ROI. Ou seja, é o desenvolvimento de práticas e uso de recursos aplicados que ajudarão a obter mais lucro e ter melhores resultados. E como fazer isso?

Por meio da criação de relatórios, planilhas e análises que ajudarão no direcionamento e no entendimento de como utilizar esses recursos de forma mais eficiente.

Tomada de decisões mais eficazes

Ao ter acesso a ferramentas de acompanhamento e análise de negócio, são identificados os pontos fortes e as fraquezas da empresa e dos processos de venda.

Assim, é possível entender o que está acontecendo internamente e no cenário do mercado, de forma a definir prioridades. Você passa  a ter um entendimento micro e macro da sua empresa  e consegue priorizar decisões a partir do seu conhecimento.

Se o seu objetivo é se tornar uma empresa consolidada no mercado e ter destaque no seu setor de atuação, fazer a gestão de vendas irá te proporcionar ferramentas para atingir esse objetivo. 

E o melhor: isso funciona em todas as etapas do processo.

Setores integrados

A integração entre os setores é uma oportunidade para se destacar e ter um diferencial. Pode ser um dos maiores desafios que você irá enfrentar no quesito organização, mas acredite, é um dos mais benéficos.

Ao desenvolver uma metodologia para integração e colaboração de diferentes setores da sua empresa, os processos passam a fluir de forma mais natural e orgânica. E também torna seu negócio escalável.

Previsibilidade

Ao ter todas as informações e indicadores importantes para seu negócio, fazer uma gestão estratégica facilita a prevenção de riscos e problemas que podem vir a acontecer

A gestão torna a sua gestão menos arriscada e eficiente e seus processos mais assertivos. Ou seja, a aplicação de uma gestão estratégica de vendas te proporciona diversas vantagens competitivas.

 

Como fazer uma gestão estratégica de vendas em 6 passos

Até aqui você já entendeu o que é uma gestão estratégica de vendas e quais são os benefícios da sua aplicação. Agora, vamos continuar a mostrar o que precisa ser feito para implantá-la de maneira efetiva. 

1. Faça uma análise do seu negócio

A sua empresa pode ser de pequeno, médio ou grande porte, ainda assim, é necessário entender o cenário por completo. Faça uma pesquisa sobre o mercado atual e avalie como você conduz o seu negócio agora, tanto interna quanto externamente.

Dessa forma, você conseguirá dar continuidade no processo de maneira mais segura, pois irá entender os pontos fortes e dores da sua empresa, dos seus colaboradores e dos seus clientes.

Uma dica para esse processo é fazer uma análise SWOT. Assim, você entende o lugar que a sua empresa realmente está e quais são as suas oportunidades. A análise SWOT também auxilia na prevenção de riscos e no direcionamento estratégico e dos seus recursos financeiros.

2. Estude a concorrência

Após entender todos os seus pontos fortes e onde você precisa melhorar, é necessário estudar seus concorrentes.

Quais são as empresas mais bem sucedidas no seu ramo? Como elas chegaram lá? O que fizeram que não deu certo? O que é possível replicar na sua empresa? O que pode  melhorar?

Ao fazer isso, você já consegue prever possíveis erros e acertos.

3. Defina suas metas e objetivos

Assim como as outras, esta é uma parte essencial na sua gestão estratégica de vendas. É preciso que suas metas e objetivos sejam definidos logo no início do processo, para que a eficácia da implementação possa ser medida com mais precisão.

4. Integração entre as áreas

O ideal é que a integração entre as diferentes áreas da sua empresa seja estimulada ainda no período de planejamento. Assim, no momento da implantação, as equipes já estarão mais aptas e acostumadas com o processo.

Mostre para seus colaboradores como o trabalho deles é importante, alinhando as metas e objetivos para que todos estejam na mesma página, conversando sobre a gestão de leads etc. Dessa forma, eles vão conseguir fazer mais vendas.

Lembre-se que uma empresa precisa funcionar de forma cíclica e sistêmica, ou seja, com todos os setores e estratégias conectados para um objetivo maior.

5. Acompanhamento de indicadores

É muito importante estar atento aos seus resultados e quais são os indicadores mais valiosos para que você consiga acompanhar o processo.

Identifique onde você precisa focar para definir quais são os KPIs que precisa acompanhar. Para facilitar o processo, é importante contar com tecnologias e ferramentas inteligentes.

6. Uso da tecnologia

Atualmente, existem diversos serviços que auxiliam a ter um melhor controle de indicadores, como para criar relatórios, aumentar o seu resultado, a integração entre áreas e o seu controle financeiro. 

Pode parecer um pouco assustador em um primeiro momento, mas acredite. Sem a tecnologia, fica muito mais difícil automatizar processos e expandir as suas vendas.

Pronto! Agora você já entendeu como a gestão estratégica te ajuda a crescer e evoluir de maneira rápida e prática.

 

Uso de dados para garantir a gestão estratégica 

Ter uma gestão estratégica de vendas e manter histórico de tudo o que é feito na sua empresa é muito importante para aumentar a sua base de leads e o seu mapa de oportunidade.

É dessa forma que você conseguirá ter uma gestão mais eficiente do seu negócio.  

Mas qual é a melhor ferramenta para te ajudar nisso?

O Exact Spotter é o maior software de Sales Engagement da América Latina e nosso principal objetivo é te ajudar a fazer esse gerenciamento, otimizar as suas vendas, adquirir uma estratégia mais assertiva e melhorar seus resultados.

Acesse o nosso Guia de gestão de vendas complexas guiada por dados e veja a transformação acontecer no seu negócio.

Agende um diagnóstico gratuito e surpreenda-se com o que o Exact Spotter é capaz de fazer pelo seu negócio!

 

software vendas exact sales

Equipe Exact

Compartilhe

Você pode também se interessar por:

DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
Aprenda a vender mais com nossos especialistas tirando todas as suas dúvidas sobre nosso software para vendas