A persuasão é um dos fatores mais importantes no universo das Vendas, afinal, essa é a arte de convencer o seu lead a fechar negócio. Por isso, um bom texto persuasivo de vendas faz toda a diferença na agilidade da negociação e na satisfação do seu prospect com o produto ou serviço adquirido.
Preparamos um conteúdo que vai ajudar você a aprimorar sua abordagem comercial a partir de técnicas certeiras de persuasão. Continue a leitura e entenda a importância de ter boas cartas na manga para ganhar a confiança do seu lead já no primeiro contato! Aqui vai um breve resumo das dicas que trouxemos neste conteúdo:
- Saiba com quem você está falando
- Utilize sempre a voz passiva
- Compreenda as etapas do seu funil
- Utilize a inteligência emocional
- Aposte nos gatilhos mentais
Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.
Por que utilizar textos persuasivos de vendas?
Não adianta oferecer um produto diferenciado no mercado se você não consegue convencer as pessoas de que vale a pena investir na sua solução. Nessas horas, o texto persuasivo deve ser prioridade na negociação, de modo a cativar o seu lead assim que ele adentra o funil comercial.
Afinal, mesmo que o lead já conheça os benefícios e funcionalidades da solução, muitas coisas ele só vai compreender a fundo depois de receber informações mais específicas ou depois de uma conversa empática com o consultor de vendas.
Por isso é tão importante construir um texto baseado em números, cases de sucesso e outras evidências que atestem o valor agregado do produto ou serviço que a sua empresa oferece. Com essa estratégia de persuasão, o vendedor consegue tocar o lead em diversos pontos de carga emocional, por exemplo:
- Reciprocidade: os leads percebem o interesse do vendedor em solucionar aquele problema;
- Empatia: os leads tendem a confiar mais nas equipes que buscam compreender o lado deles;
- Compromisso: a honestidade e o cumprimento dos acordos são aspectos fundamentais para que o lead feche negócio;
- Autoridade: quando o lead consegue perceber o valor agregado da solução, a marca ganha mais autoridade e credibilidade no mercado.
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Texto persuasivo: 5 dicas para vender todo dia
Vamos agora às principais dicas para elaborar um bom texto persuasivo de vendas, seja para uma cadência de e-mails ou para utilizar no roteiro da negociação em si.
1. Saiba com quem você está falando
O primeiro passo para fazer uma abordagem persuasiva é conhecer bem as suas personas. Por meio dessa análise, o vendedor consegue saber quais são os objetivos e as necessidades mais urgentes que estão em jogo. Assim, poderá trabalhar melhor os argumentos para construir um texto compatível com os desejos da persona.
Dessa forma, as chances de o seu lead se identificar de imediato com o que está escrito é muito maior, pois ele perceberá logo no início que aquela mensagem se destina a resolver o problema dele. Inclusive, quanto mais claro isso estiver já nas primeiras linhas, melhor, pois evita que o lead crie objeções de venda.
2. Utilize sempre a voz passiva
A voz passiva é algo importantíssimo na construção de um texto persuasivo de vendas. A ideia por trás desse recurso é fazer com que o lead seja o protagonista da narrativa. Ele precisa ser visto como o tomador da ação, isto é, quem recebe passivamente a mensagem.
Um jeito fácil de utilizar a voz passiva nas abordagens de venda é substituindo o “eu” por “você” no discurso. Por exemplo, um discurso na voz ativa seria desta forma:
- “Eu vou te mostrar como você pode vender mais utilizando um software de qualificação de leads e quais as vantagens envolvidas”.
Transformando o seu lead no protagonista da narrativa, o trecho ficaria assim:
- “Você descobrirá como vender mais com um software de vendas e terá uma série de vantagens nesse processo!”
3. Compreenda as etapas do seu funil
Entender a divisão do seu funil comercial também é imprescindível para criar textos persuasivos que estejam alinhados com cada etapa da negociação. Especialmente em Vendas B2B, desenvolver estratégias de conversão por etapa é o que permite enxugar o funil e acelerar as decisões de compra.
Além de definir muito bem essas estratégias, as equipes devem ajustar os argumentos dos textos conforme a fase em que o lead se encontra. Caso contrário, ele pode acabar perdendo o interesse na solução porque não foi suficientemente nutrido com bons conteúdos ao longo da jornada de prospecção.
4. Utilize a inteligência emocional
A racionalidade é sim muito importante na elaboração de texto persuasivo de vendas. Mas a inteligência emocional também é uma grande aliada nesse tipo de discurso, pois possibilita que o lead se identifique com a solução por meio de gatilhos que despertam sentimentos específicos.
Esses sentimentos podem ser desde o desejo e a ambição por determinado produto até o medo e o receio de sair no prejuízo. O vendedor pode explorar essas emoções em sua abordagem de vendas para que o lead se sinta totalmente seguro com a solução e avance naturalmente pelo funil.
5. Aposte nos gatilhos mentais
O uso dos gatilhos mentais tem tudo a ver com a inteligência emocional em vendas que falamos no tópico anterior. Embora essa técnica já seja utilizada pelos vendedores há muito tempo, nem todos sabem aplicá-la no momento certo. Isso pode acabar gerando desconfiança no lead em vez de atraí-lo para a negociação.
Portanto, utilize esse recurso com sabedoria, para não parecer que você está empurrando um produto para o seu lead ou tentando convencê-lo a qualquer custo. Avalie também o contexto do seu lead para saber qual gatilho faz mais sentido no momento.
O gatilho da prova social, por exemplo, pode ser mais interessante do que o gatilho da escassez, caso o lead precise do “aval” de outros clientes para ter certeza de que aquele investimento trará o devido retorno.
Exemplos de texto persuasivo para vender mais
Além das dicas para aprimorar o discurso de vendas com textos persuasivos, trouxemos também alguns exemplos de grandes marcas para você entender melhor como a persuasão ocorre na prática.
Netflix
O tom persuasivo dos anúncios da Netflix prevalece em todo o site da operadora de streaming, a começar pelo destaque da página inicial. O principal argumento utilizado pela Netflix é a possibilidade de assistir aos conteúdos de qualquer lugar que a pessoa estiver.
Junto disso, a operadora facilita também o cancelamento para que o usuário não se sinta intimidado com a proposta: “Assista onde quiser. Cancele quando quiser.”
Apple
Outra gigante do mercado, a Apple também apresenta um forte tom persuasivo em seus textos publicitários, focando na repetição de palavras-chave e na exaltação dos diferenciais da marca.
Trabalha-se também um discurso voltado para a exclusividade, de modo a ressaltar que os produtos da Apple “não são para qualquer um”, transmitindo a ideia de um “estilo de vida”. Alguns slogans mais conhecidos são:
- iPhone 13 Pro. É todo Pro.
- iPhone 13, seu novo superpoder.
- Studio Display, paixão à primeira vista.
Dropbox
O Dropbox, serviço para armazenamento e partilha de arquivos, também é um exemplo de persuasão bem-sucedida. Mesmo o público-alvo do Dropbox sendo mais vasto, a marca consegue transmitir uma comunicação efetiva, amigável e repleta de empatia para diversos perfis de compra, como podemos ver neste anúncio:
“Mesmo que o seu computador tenha um colapso ou o seu telefone ‘decida’ ir nadar, suas coisas estarão sempre seguras no Dropbox e poderão ser restauradas em um piscar de olhos!”
Nesses exemplos, podemos notar a presença das técnicas de texto persuasivo de vendas que citamos neste conteúdo, sobretudo o conhecimento sobre as personas, o aprofundamento nas demandas do público-alvo e o uso da inteligência emocional para estreitar os laços com os clientes.
Quem trabalha com Vendas precisa estar por dentro dessas técnicas, além de contar com softwares especializados que ajudem a compreender melhor as dores dos leads para que as equipes possam formular discursos cada vez mais certeiros.
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