Você sabe o que é um CRM de vendas? E para que serve? Quando se fala na rotina comercial, sabemos que existem muitos processos necessários para que os bons resultados sejam alcançados, não é? Afinal, para que uma venda seja concluída, é preciso que anteriormente um importante trabalho seja feito.
Isso significa que um processo comercial começa muito antes da conclusão de uma venda e, se você quer vender mais e melhor, precisa garantir o sucesso das outras etapas do processo de venda. Por isso, é fundamental conhecer a importância e os benefícios que o CRM de vendas oferece à sua operação comercial.
Para entender melhor como potencializar o andamento dos seus negócios com essa solução tecnológica, continue a leitura deste artigo e saiba mais!
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*Este guest post foi produzido pela Ploomes.
Mas, afinal o que é um CRM de Vendas?
Para começar, vamos entender o que é um CRM de vendas. O CRM (Customer Relationship Management) é um software que garante a Gestão de Relacionamento com os Clientes.
Mas o auxílio dessa ferramenta vai muito além da contribuição para as equipes de vendas, na verdade, o CRM se trata de uma solução completa para as áreas de vendas, marketing e relacionamento.
Isso porque, com ele, é possível analisar e monitorar toda e qualquer interação feita por um cliente, entender melhor suas necessidades e desejos para, então, atendê-las.
Além disso, a solução garante a organização e o controle de todo o processo comercial, em tempo real, permitindo uma visão muito mais assertiva de todas as etapas da negociação.
Importância do CRM de vendas nas etapas de prospecção e qualificação
Naturalmente, para que as vendas sejam possíveis, é preciso investir tempo e recursos para encontrar oportunidades que sejam convertidas em vendas, chamamos esse processo de prospecção.
Essa etapa do processo de venda é direcionada aos potenciais clientes de uma empresa, ou seja, os leads que preenchem as características necessárias que compõem o PCI (Perfil de Cliente Ideal) do determinado negócio.
Com o CRM de vendas, as equipes têm a oportunidade de identificar esses padrões de comportamento e também de compra nos possíveis clientes. Dessa forma, muito tempo é poupado, afinal aqueles que não se encaixam no perfil ideal não ocuparão o tempo dos vendedores.
É importante mencionar que ações como essa, apesar de se tratarem de algo simples, possuem grande impacto se pensarmos no volume de negociações que as empresas precisam lidar diariamente.
E, como você deve saber, essa etapa é fundamental para o sucesso de uma estratégia de vendas, afinal, as demais fases dependem dela. Por isso, recursos disponíveis no CRM, como o acesso aos históricos de interação, a possibilidade de segmentação de bases e também de análises dos dados, contribuem com o desempenho e a continuidade das negociações.
Mas como o CRM garante resultados melhores no fechamento das vendas?
Até aqui já entendemos que, para que as vendas sejam concretizadas, é preciso de um processo muito bem estruturado. E, para que as etapas da venda aconteçam da melhor maneira possível, a tecnologia precisa ser uma grande aliada das equipes de vendas. Por isso, precisamos falar sobre os benefícios que a utilização de um CRM de vendas oferece aos usuários. Aqui, vamos listar os 5 principais motivos para contratar um CRM, confira:
Controle das vendas
Garantir o controle dos pedidos e vendas realizadas é fundamental para entender como está o desempenho da sua estratégia e, principalmente, para entender o comportamento do público. Assim, é possível fazer abordagens mais assertivas e estratégicas.
Com o CRM de Vendas também é possível entender a frequência de compra dos seus clientes, permitindo uma melhor gestão de estoque. Além disso, a utilização da solução garante a consulta e análise de todos os dados gerados, possibilitando que novas estratégias de vendas sejam definidas.
Controle de propostas comerciais
Quando falamos de vendas, naturalmente, falamos também de propostas comerciais. E um dos grandes benefícios da utilização de um CRM de vendas no dia a dia é justamente o auxílio no controle das propostas geradas e das cotações emitidas.
Isso é possível já que o CRM disponibiliza relatórios que permitem que os vendedores acompanhem de forma fácil e rápida as negociações e entendam em que estágio de compra cada cliente se encontra.
Entendendo também os verdadeiros motivos pelos quais algumas vendas não são concretizadas. Assim, ações corretivas podem ser feitas e as taxas de conversão não saem prejudicadas.
Controle das prospecções
O momento de prospecção é fundamental para o desenvolvimento de uma negociação, por isso é tão importante que haja um controle dessa operação. Afinal, controlar a carteira de clientes não é uma tarefa fácil e é nesta etapa que é possível avaliar se existem chances reais de efetivação do prospect.
E como a prática da prospecção é uma atividade diária, o CRM de vendas aparece como um grande aliado para definir métodos e tarefas que contribuam para alcançar bons resultados. Além disso, o uso da solução oferece recursos muito mais intuitivos do que o controle quando feito por planilhas, por exemplo.
Criação de tarefas oriundas ao processo comercial
Como já citamos anteriormente, para que uma operação comercial funcione da melhor maneira possível, muitas tarefas precisam ser executadas. E novamente o CRM de vendas aparece como uma excelente solução para automatizar tarefas e permitir a realização de follow-ups.
E ações como essa são de extrema importância para que a rotina de vendas aconteça da maneira prevista. Por isso, a criação de tarefas é fundamental para o funcionamento das negociações e, principalmente, para não deixar que a rotina intensa seja um motivo para que as tarefas não sejam feitas.
Gestão e controle de tempo
Para que as vendas sejam feitas, os profissionais precisam dedicar muito tempo com tarefas secundárias, porém importantes. E isso reforça ainda mais a necessidade de controlar e gerir melhor o tempo.
Por isso, as funcionalidades do CRM de vendas são tão importantes para garantir a produtividade das equipes comerciais e a maior percepção da carteira de clientes.
Afinal, com um conhecimento maior sobre os clientes e a otimização de tarefas manuais pouco estratégicas, os profissionais podem direcionar melhor suas ações e garantir resultados mais estratégicos.
Ou seja, de forma rápida podemos perceber que o uso do CRM de Vendas traz aos gestores e demais profissionais, um controle maior sobre todas as etapas do processo de vendas. Contribuindo desde o lembrete de tarefas importantes para a rotina da operação comercial, até a construção de um bom relacionamento com quem mais importa, os clientes.
Buscando esses resultados muitas empresas procuram por inúmeras alternativas no mercado, enquanto o CRM de vendas se mostra como a ferramenta ideal para unir todas essas informações de forma simples e rápida, garantindo a agilidade de processos de qualificação, pré-vendas e fechamento dos negócios.
Afinal, empresas que contam com uma solução de CRM podem utilizar os dados e informações obtidas para avaliar a compatibilidade e as características dos leads, garantindo que as etapas de prospecção e qualificação sejam mais assertivas.
Naturalmente, quanto mais alinhados estiverem os setores responsáveis pela geração de demanda do seu negócio – desde o marketing até as vendas – maior será a qualidade dos leads no fundo do funil de vendas.
Conte com o CRM para tornar seu processo de vendas mais eficiente
Então, se você deseja potencializar a geração de resultados e novas oportunidades, não esqueça que é preciso olhar para todo o seu processo de vendas e além disso, há muito trabalho a ser feito.
A boa notícia é que o CRM de Vendas é uma excelente ferramenta para te ajudar a gerenciar todo esse processo. As ferramentas mais robustas do mercado oferecem inclusive recursos como a possibilidade de contar com um próprio gerador de propostas comerciais.
E agora que você já conhece todos os benefícios que o CRM pode oferecer para as empresas, faça uma boa pesquisa antes e encontre um estabelecimento que consiga oferecer tudo o que o seu negócio precisa.
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Este é um guest post escrito pela Ploomes, uma das principais empresas de CRM no Brasil. A empresa fornece o Ploomes CRM, um sistema nacional que oferece infraestrutura robusta, intuitiva e personalizável, aliada a serviços consultivos, revolucionando o mercado B2B.