Como as tecnologias de integração aumentam a conversão de vendas

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Tecnologia para aumentar a taxa de conversão em vendas é, felizmente, um segmento em expansão no mercado. E opções não faltam: há softwares para resolver praticamente todos os problemas do processo comercial, bem como dos demais setores de uma empresa.

Invariavelmente, essa movimentação traz maior assertividade e otimização para qualquer gestão. Os resultados em vendas aumentam, junto da produtividade dos colaboradores que atuam com as tecnologias adotadas.

Dentre todas estas vantagens, cabe destacarmos as tecnologias voltadas para a integração entre profissionais, processos e setores de uma empresa.

Estas “pontes”, criadas pela soma destes recursos tecnológicos, são essenciais para um processo unificado, robusto e confiável. Será que você já adotou algum deles em seu negócio? Se não, temos bons argumentos para fazer com que você considere esta possibilidade.

Neste post, falaremos sobre os benefícios da integração entre áreas e como a tecnologia entra em cena para auxiliar a conversão em vendas.


Tempo de leitura: 4 minutos

Você vai ler sobre:

  • Principais benefícios da integração entre as áreas;
  • Tecnologia para aumentar a conversão em vendas;
  • Aumentando a conversão em vendas com inovação;


Quais são os principais benefícios da integração entre áreas?

Uma empresa funciona a partir da reação em cadeia. Cada setor funciona como uma parte que precisa desempenhar seu papel para desencadear a próxima ação, e assim por diante.

As ações de cada uma dessas partes têm impacto direto sobre o sucesso ou falha dos demais e do todo. Por isso, é tão importante trabalhar a integração entre as áreas.

Afinal, tudo impacta na conversão em vendas. Se os leads gerados pelo Marketing não são de qualidade, o setor comercial terá dificuldades em entregar os resultados. Da mesma forma, se Vendas não estiver alinhado com o setor de Logística, também irá gerar experiências negativas junto aos clientes.

Como você pode ver, trata-se de uma série de fatores que afetam diretamente a consolidação da empresa no mercado. Além, é claro, da sua eficiência no dia a dia organizacional.

Dentre as principais consequências da falta de integração entre as áreas, podemos citar:

  • Clientes insatisfeitos com entregas que demoram;
  • Envios abaixo do padrão de qualidade exigido;
  • Queda no faturamento e nos lucros da empresa;
  • Baixa produtividade em todos os departamentos;
  • Processos desorganizados e ineficientes;
  • Aumento de gastos desnecessários e desperdício de recursos;
  • Crescimento de índices nocivos, como o turnover e o churn.

São muitos os prejuízos que impedem a eficiência da gestão. Mas eles podem ser evitados com medidas benéficas, que atuam na integração entre os setores. Os efeitos sobre o processo comercial e as taxas de conversão em vendas são positivos, tais como:

Melhora da comunicação interna e do clima organizacional

No trabalho em equipe – principalmente, entre diferentes áreas -, a comunicação é fundamental. Quando otimizada, ela traz ganhos em eficiência, já que as mensagens são compreendidas da maneira certa e distribuídas entre todos os colaboradores envolvidos.

O alinhamento entre os setores é essencial para que todos conheçam as metas e sua importância no panorama geral da empresa. Isso ajuda a engajar profissionais que vestem a camisa, já que se identificam com a cultura organizacional.

Otimização dos processos internos para vender mais

Diferentes setores compartilham uma série de dados importantes para o sucesso de suas funções. Quando não há integração entre eles, seus processos são prejudicados. O andamento do trabalho se torna mais lento. Isso acontece por:

  1. Retrabalho, quando um setor já levantou dados e o outro faz novamente o mesmo levantamento por pura falta de comunicação;
  2. Ruído na comunicação, quando há informações erradas na passagem de bastão, por exemplo.

Quando você utiliza métodos e tecnologias para otimizar os processos internos, estes problemas são minimizados. O resultado é mais assertividade no planejamento estratégico, que resulta em maior eficiência do time comercial ao garantir a conversão em vendas.

Aumento na qualidade do atendimento ao cliente

Aproveitando o gancho do item anterior, a facilidade no tráfego de informações entre os departamentos influencia também na experiência do cliente. Não existe algo mais desagradável para um prospect do que repetir as mesmas informações em cada etapa da abordagem. Especialmente no caso de vendas complexas, no qual a negociação é mais longa e pode envolver diversos profissionais até o fechamento.

Por outro lado, quando as informações estão integradas, você surpreende o cliente em potencial pela eficiência. Resultado: causando uma excelente impressão e dá a percepção de um atendimento diferenciado e exclusivo.

Os tópicos que abordamos acima fazem toda a diferença nas taxas de conversão da empresa. Logo, é fundamental que você busque medidas para integrar os setores em prol de um processo mais eficiente.

A seguir, descubra as tecnologias que podem ajudar você a cumprir com esse objetivo.

A tecnologia para maior eficiência na conversão em vendas

Há métodos analógicos e automatizados para gerar integração entre as áreas. Contudo, à medida que a empresa vai crescendo, torna-se extremamente difícil dar conta da gestão analógica, feita por meio de planilhas, por exemplo.

Por isso, o potencial está na tecnologia e inovação voltadas para empresas.

Nas últimas décadas, os softwares evoluíram em uma velocidade impressionante. De modo que, hoje, já existem soluções tecnológicas para quase todas as necessidades de um negócio.

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Estes programas, aliados aos dados armazenados em nuvem, garantem que a transmissão entre os profissionais seja mais fácil. Tanto que, muitas vezes, não é preciso sequer um clique. Os processos podem ser automatizados para que se atualizem em tempo real e, assim, entreguem os dados para os demais setores.

No fim, além de ganhar confiabilidade da passagem de bastão, a equipe também ganha tempo para atuar em ações mais relevantes.

Isso acontece porque todo o esforço que seria dedicado à sistematização e transferência desses dados pode ser revertido num estudo mais aprofundado deles.

Isso gera estratégias mais eficientes tanto no planejamento dos gestores, quanto na abordagem dos vendedores. Tudo ainda mais facilitado pela organização de relatórios eletrônicos e intuitivos que podem ser compreendidos por qualquer membro da equipe.

O ideal, portanto, é investir em soluções que tenham integração entre si. São exemplos:

  • os ERP;
  • as ferramentas de automação de marketing;
  • LRM
  • CRM.

Cada uma dessas ferramentas é voltada para funções específicas. E, quando integrados, permitem um processo coeso e otimizado.

É justamente este o caminho pelo qual a integração beneficia a conversão em vendas. As informações do lead são adicionadas e aprimoradas desde a automação de Marketing.

Assim, os dados que entram nos formulários ficam registrados para que possam ser conferidos pela equipe de Pré-vendas.

Uma vez transferidos para o LRM, o pré-vendedor pode aplicar os filtros de qualificação e validar as informações disponibilizadas em formulários e listas. Utilizando o Exact Spotter, por exemplo, suas funções são ainda mais abrangentes. É possível manter um histórico de interações com o lead, no qual constam:

  • Respostas dos filtros de qualificação;
  • Gravações das ligações feitas;
  • Históricos de e-mails enviados;
  • Registro de feedbacks personalizados.

Esses dados, por sua vez, são transferidos para o CRM e, então, chegam às mãos do vendedor. O profissional estuda todas as informações coletadas para planejar uma abordagem eficiente e que aumente a conversão em vendas.

Percebe a otimização de um percurso coerente ao longo do funil de vendas? Este é apenas um exemplo. Existem várias outras combinações que podem ser feitas para as mais diversas finalidades. O ideal é sempre aprimorar a comunicação interna dentro do processo comercial.

Estude as necessidades do departamento e invista na tecnologia necessária para pavimentar seu caminho até o sucesso. Agora, cabe a você escolher as ações que melhor atendem às suas demandas e trazer todos estes benefícios para a sua empresa.

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Boas Vendas!


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Equipe Exact

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