O mercado é acirrado, competitivo e você sabe disso. As empresas concorrentes estão disputando a todo momento o foco de atenção das personas. Para isso, um curso de Vendas pode ser um grande diferencial que a sua equipe terá para aprender técnicas a fim de se destacar no mercado.
A qualidade do produto ou serviço, o valor agregado à marca e a efetividade das estratégias de marketing são de extrema importância. Entretanto, de que adianta ser bom nisso tudo e perder o lead no fechamento?
No cenário de vendas complexas, caracterizadas por serem consultivas, o vendedor que contar apenas com o bom relacionamento será passado para trás.
Neste post, falaremos sobre treinamento em Vendas, abordando a importância em oferecer aos profissionais a oportunidade de realizar cursos na área para o aprimoramento de skills.
Tempo de leitura: 6 min
Você vai ler sobre:
- Qual a importância de acompanhar o avanço das técnicas de vendas em tempo real
- De que forma escolher o curso de técnicas de Vendas mais adequado para a equipe
- Dicas de curso de técnicas de Vendas para recomendar aos colaboradores do time
O papel do curso de Vendas na performance do setor comercial
O mundo corporativo está cada vez mais bem instruído. Existem muitas possibilidades de capacitação. Seus competidores estão em busca de técnicas para faturar e seus leads têm entendimento o suficiente para exigir um alto nível de atendimento.
Como resultado disso, temos uma melhora notável nas taxas de conversão em vendas, pois pré-vendedores e vendedores estarão melhor preparados para enfrentar qualquer situação. Em um curso de técnicas de Vendas, eles podem aprimorar:
Habilidades de comunicabilidade e trato social
Há meios de desenvolver técnicas e habilidades de comunicação e, além disso, com o conhecimento técnico da solução aprofundado, o vendedor irá se sentir confiante em seu discurso.
Oferecendo um curso de Vendas para desenvolver esses aspectos, você consegue ter diferentes perfis dentro de uma mesma equipe. O que é bastante positivo, pois o lead se engaja quando sente identificação com o vendedor.
Busque um treinamento em Vendas que ensine como e quando falar. E que garanta um conhecimento profundo da solução que será oferecida, assim como das possíveis dores que os leads estão buscando sanar. Sobretudo, faça entender que as informações dadas pelo lead serão a base para o desenvolvimento da argumentação.
Técnicas de Vendas e controle de objeções
Um curso de Vendas voltado ao desenvolvimento de técnicas é bem importante. Afinal, é preciso conhecer as estratégias que você tem à disposição. Quanto maior o repertório, mais fácil será desbancar um concorrente.
É um modo de treinar a equipe comercial tanto para o ataque, quanto para a defesa. Com uma boa dose de confiança e a técnica mais adequada para implicar a dor de cada lead, é possível fazer o movimento ideal. Escapar de objeções e se sobressair diante de um concorrente é a grande jogada.
Por mais que os pré-vendedores alimentem o time de Vendas com dados ricos, as técnicas de contorno de objeções, por exemplo, ensinam como utilizá-los para obter êxito.
Em um treinamento em Vendas de caráter mais técnico, é necessário apresentar diferentes modos de fechamento para que o profissional encontre o que funciona melhor. Ele precisa conhecer diferentes rumos e combiná-los a fim de traçar um mapa da abordagem, guiando o lead até o sucesso.
Conhecimento mais amplo sobre o campo das Vendas
Um bom curso de técnicas de Vendas traz, para os profissionais do departamento comercial, conhecimentos gerais sobre a dinâmica da área. Compreendendo a importância dos processos, o colaborador passa a valorizá-los e toma um maior cuidado em realizar suas atribuições.
Desse modo, vendedores e pré-vendedores tornam-se aptos a:
- Acompanhar o desenvolvimento de suas atividades;
- Registrar informações para a análise dos resultados;
- Gerir melhor o seu próprio tempo;
- Organizar-se conforme as suas demandas;
- Identificar pontos que precisam ser melhorados.
É fundamental que ambos saibam como operar o software escolhido para trazer inteligência ao processo comercial. Para mais detalhes sobre isso, temos um post sobre como aumentar sua taxa de conversão com um software de vendas.
5 dicas sobre palestra e curso de Vendas gratuitos para manter-se atualizado
Há inúmeras opções digitais e gratuitas para um curso de Vendas, o qual pode ser oferecido ao time sem sair do lugar. Desse modo, cada um organiza o seu momento de formação conforme for mais conveniente em sua própria agenda – e todos evoluem juntos. Fique com estas 5 dicas para treinamentos em Vendas:
1- Curso de Vendas do Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vale a pena ser acompanhado por quem está no ramo de Vendas. A entidade possui diversos programas, cursos e eventos para o desenvolvimento de novos negócios.
Dentro do projeto Varejo Fácil, é oferecido um curso de 15h para o treinamento em Vendas. Nele, são abordados temas como:
- Técnicas de relacionamento e Vendas;
- Engajamento e fidelização de clientes;
- Preparação para enfrentar objeções.
2- Curso de Vendas do SENAC
Semelhante ao Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) possui uma série de políticas para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor no Brasil. Em seu catálogo, há mais de 20 cursos para todos os níveis. Alguns podem até oferecer bolsas de estudo e opções presenciais ou a distância.
Dentre os cursos oferecidos, existem:
- Graduação em Tecnologia de Gestão Empresarial;
- Pós-Graduação em Gestão do Relacionamento com o Cliente;
- Pós-graduação em Gestão de Varejo;
- Cursos livres para Marketing em geral.
3- Webinar com o expert Theo Orosco
Tão importante quanto cursos, são as palestras e os momentos em que grandes nomes em Vendas se propõem a dividir os seus conhecimentos. Theo Orosco é um especialista no assunto e fundador da Exact Sales. Os métodos idealizados por ele já atenderam mais de mil clientes em apenas 3 anos. São empresas que aprimoraram suas práticas comerciais e conquistaram excelentes resultados, como você pode ver no menu de cases da Exact.
Devido ao sucesso de sua gestão, a Exact cresceu 80% no ciclo de 2017 e conquistou um faturamento de 7 milhões, mesmo em meio a crise daquele ano. Orosco não guarda segredos sobre a experiência no ramo de Vendas e disponibiliza uma série de materiais gratuitamente, nos quais expõe as suas visões.
Indicamos, aqui, um webinar lançado por ele, no qual aborda especificamente a dinâmica de Vendas em eventos B2B.
Acesse o material, clicando aqui.
4- Curso de vendas da Prime
A Prime Cursos é uma plataforma especializada em ensino a distância e referência em e-learning no Brasil. Seus cursos abrangem diversas áreas de conhecimento, inclusive treinamento em Vendas.
Selecionamos o curso de técnicas de Vendas diretas, que possui uma carga horária de 40h. Nele, são abordados conceitos básicos da área e operações, tais como estabelecimento de metas e objetivos, preparação para Vendas, rapport, dentre outros.
Acesse ao curso de Vendas da Prime.
5- Curso de Vendas da Universidade de Michigan (EUA)
Nossa última sugestão é um curso online de uma das melhores faculdades do mundo. A universidade de Michigan disponibiliza o treinamento no portal educacional Coursera, no qual é possível achar uma série de oportunidades de e-learning por preços acessíveis ou gratuitos.
No caso do curso “Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais”, você pode acessar o conteúdo gratuitamente, mas participa como aluno ouvinte. Para obter o certificado, é preciso pagar. Caso você não tenha recursos e queira o certificado, é possível solicitar um auxílio financeiro. Todas as informações relativas ao programa e aos valores estão disponíveis no site do curso. Apesar de ser um conteúdo originalmente criado em inglês, está traduzido para o português. Que tal esse certificado no seu currículo?
Essas dicas de treinamento em Vendas dão bastante material para começar um programa de instrução do departamento comercial. Contudo, nunca pare de buscar novas alternativas e tendências para o seu time.
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