Ferramenta de geração de leads: conheça as principais

ferramenta geração de leads

Os avanços trazidos pela revolução digital alteraram significativamente o fluxo de trabalho em vendas. Sobretudo no universo B2B, ter o apoio de recursos inteligentes se tornou algo indispensável para gerenciar o dia a dia das equipes e qualificar as oportunidades de negócio. Nesse sentido, podemos dizer que uma ferramenta de geração passiva de leads deve ser prioridade no processo comercial.

Com esse tipo de suporte tecnológico, o time de Vendas consegue chegar mais rapidamente aos leads com prontidão de compra. Isso acelera todo o fluxo de trabalho, desde a Pré-Venda até o fechamento. 

Além de diminuir o Custo de Aquisição (CAC), a empresa que vende para o lead certo garante também a satisfação do cliente, o que naturalmente aumenta a credibilidade da instituição.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que traz 6 ferramentas de geração de leads para você otimizar seu processo comercial. Continue a leitura, entenda por que  esse investimento vale a pena e saiba quais são os benefícios envolvidos!

Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.


Neste artigo você verá:


O que é uma ferramenta de geração de leads?

Uma ferramenta de geração de leads é um dispositivo tecnológico que tem como principal objetivo atrair potenciais clientes para o seu negócio. Embora esse tipo de ferramenta seja mais aplicado às primeiras fases de um funil comercial, o ideal é que o gestor invista em um software robusto, que contemple todas as fases do ciclo. Assim, os ganhos serão mais evidentes.

Uma ferramenta que atua na qualificação de leads, mas também favorece a construção de roteiros consultivos e facilita a gestão das equipes é, sem dúvida, mais interessante do que um software que opera apenas em uma das fases do funil.

É claro que a escolha dependerá das necessidades e particularidades de cada negócio, mas, em linhas gerais, são estes os aspectos que devem ser considerados na hora de escolher uma ferramenta de geração de leads:

  • Variedade de recursos e funcionalidades da plataforma;
  • Grau de Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Possibilidade de integração com outros sistemas de venda;
  • Usabilidade da ferramenta (tendo em vista que ela deve funcionar bem mesmo para os profissionais que não dominam códigos e programações).

 

6 ferramentas de geração de leads para a sua estratégia

A seguir, apresentaremos 6 ferramentas que podem ser úteis à sua estratégia comercial, ajudando a estruturar melhor os fluxos de trabalho e favorecendo a captação de leads quentes.

1. Hubspot

O HubSpot é uma ferramenta bastante conhecida em termos de funcionalidades que automatizam tarefas de Marketing. Não à toa, essa ferramenta é muito utilizada na aplicação de estratégias de Inbound Marketing. 

Por meio dos recursos do Hubspot é possível, por exemplo, aprimorar o desenvolvimento de conteúdos para blogs, otimizar a cadência de e-mails, gerenciar redes sociais e atrair leads via formulários e landing pages

2. Optin Monster

Muitos gestores consideram o OptinMonster como uma das ferramentas mais completas para geração de leads. O dispositivo foi criado com foco nos profissionais de Marketing e proprietários de e-commerces e pequenas empresas. Seu objetivo principal é facilitar a geração de leads.

Para tanto, o software permite a criação de formulários e outras páginas de captura de leads que podem ser elaboradas com poucos cliques na plataforma. O OptinMonster possui, ainda, mecanismos como redirecionamento de usuários para as páginas mais populares do site da instituição, além de favorecer fluxos de engajamento para que determinados visitantes se tornem recorrentes.

Falando em fluxos de engajamento, como anda a passagem de bastão entre os departamentos do seu time comercial? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como avaliar o fornecimento de oportunidades pela Pré-Venda!

3. Sharpspring

Esse dispositivo de automação de marketing facilita a gestão de redes sociais e dos leads que chegam ao funil de uma empresa. Além disso, o Sharpspring reúne outros recursos clássicos como disparo de e-mails e calendário de ações, de modo a agilizar o fluxo de trabalho das equipes e evitar sobrecarga com tarefas que antes eram manuais.

Importante destacar que o Sharpspring permite a integração com o Customer Relationship Management (CRM), facilitando a gestão de dados comerciais entre os departamentos de Marketing e Vendas. A ferramenta é indicada tanto para pequenas e médias empresas, quanto para instituições de grande porte.

4. Leadfeeder

O Leadfeeder é uma ferramenta inteligente que faz o rastreamento dos visitantes para auxiliar na geração de leads em vendas B2B. Trata-se de um software que trabalha de forma integrada ao Google Analytics, indo além da mensuração da taxa de cliques, custo por cliques e métricas de conversão. 

Com esse recurso, você conseguirá saber quais clientes potenciais clicaram nas suas campanhas e qual o percurso deles pelo seu site.

5. Unbounce

A ferramenta de geração de leads Unbounce é mais voltada para as landing pages. O objetivo do software é favorecer a experiência do usuário ao apresentar a melhor versão de cada landing page. Assim, o site consegue atrair um número maior de clientes potenciais.

Vale lembrar ainda que o Unbounce é uma ferramenta mais recomendada para agências e e-commerces, tendo em vista que o recurso favorece o planejamento de Marketing de pequenas e médias empresas com foco no Retorno Sobre o Investimento.

6. RD Station

A plataforma inteligente RD Station potencializa a geração de leads por meio de funcionalidades que conectam seu time comercial às oportunidades certas. O sistema avalia de forma automática os contatos por meio de determinadas características ou interações, de modo a segmentar as chances mais claras de negócio. Além disso, com o RD Station é possível otimizar a comunicação com os leads por meio de mensagens personalizadas e fluxos de automação 24h para engajar o prospect no momento exato.

 

Gerencie seus leads com o Exact Spotter

Vimos que o foco das principais ferramentas de geração de leads é a conversão de visitantes do site, a criação de landing pages de valor agregado e a obtenção de relatórios de desempenho detalhados. No entanto, é muito difícil administrar todos esses recursos e informações se você estiver lidando com vários dispositivos ao mesmo tempo.

Nesse sentido, encontrar um software robusto e completo é o melhor caminho para gerar leads qualificados e ainda otimizar o fluxo de trabalho, estruturando uma rotina corporativa mais ágil e alinhada. É isso o que o Exact Spotter faz. Esse software de qualificação de leads foi desenvolvido com metodologia própria da Exact Sales, parceira das empresas que mais crescem no Brasil.

O Spotter é hoje o maior software de Sales Engagement da América Latina, funcionando como um LRM inteligente (Lead Relationship Management) para qualificar leads B2B em profundidade, estruturar os dados comerciais de ponta a ponta e gerenciar as equipes por meio do monitoramento criterioso dos indicadores de performance.

Com esse tipo de ferramenta, o gestor consegue abranger todos os recursos necessários para a aceleração de Vendas B2B em um único software. Além disso, o Spotter se integra facilmente com outras ferramentas de automação de Marketing e CRM para que os colaboradores tenham total controle do funil comercial.

Dessa forma, as equipes conseguem prever o comportamento de cada lead pelo ciclo de vendas e, então, definir estratégias de conversão mais compatíveis com cada fase do funil. Sem falar na possibilidade de ajustar o ciclo sempre que necessário, sem precisar empreender grandes esforços para os redirecionamentos, pois os colaboradores estarão mais alinhados e os gargalos serão facilmente identificados.

Uso do Spotter para geração ativa de leads

Por meio de um trabalho acurado com a inteligência de dados, o Spotter possibilita uma gestão mais assertiva, um fluxo de trabalho mais produtivo e a geração de leads qualificados em tempo recorde. Afinal, o software opera com recursos diferenciados para identificar com exatidão qual o grau de prontidão de compra de cada lead que chega ao seu funil, aumentando o nível de confiabilidade no processo de geração ativa de leads.

Esses recursos de destaque são o lead scoring e o score de similaridade, que pontuam os leads mais propensos a fechar negócio e identificam aqueles semelhantes ao histórico de sucesso da empresa. Outra vantagem é o registro unificado dos dados comerciais desde a Pré-Venda, de modo que os vendedores possam utilizar esse banco de dados para elaborar roteiros mais completos, consultivos e personalizados.

Além disso, o Spotter conta com outros recursos que potencializam a geração ativa de leads, como o gerenciamento de ligações e os mecanismos de buscas avançadas por meio do plugin do LinkedIn. Essa feature é de grande utilidade, por exemplo, para que sua equipe possa se certificar de que o lead é de fato o decisor da compra. 

Contando com esses recursos, fica muito mais fácil contornar possíveis objeções e tocar direto nas dores mais latentes de cada lead, o que acelera as decisões de compra e garante o nível máximo de satisfação, já que a solução de fato resolverá o problema dele. Com isso, a taxa de fidelização da empresa também aumenta. 

Portanto, se você está procurando a ferramenta certa para gestão de leads, sabe por onde começar!

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Equipe Exact

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