Quer uma nova tática para gerar leads no seu negócio? Então, o networking em eventos é algo para colocar nos seus planos o quanto antes. Essa prática pode abrir muitas portas para um crescimento sustentável.
Mas, como tudo na vida profissional, existem táticas mais precisas para tirar o melhor proveito dessas ocasiões. Isso porque o networking não se trata apenas de sair distribuindo seu cartão de visitas à primeira pessoa que encontra pela frente. Saber ouvir é tão importante quanto o que você fala.
Neste post, mostraremos o que é networking e para o que serve, além de 10 dicas de como agir em cada situação
Você verá respostas sobre:
- O que é networking?
- Como o networking em eventos impulsiona carreiras e negócios?
- Como fazer networking em eventos? Veja 10 dicas
- Já pensou no networking em eventos próprios?
O que é networking?
Networking é a troca de informações ou serviços entre indivíduos ou instituições e, mais especificamente, representa a prática de cultivar relações produtivas para a carreira e os negócios. Essa é a definição que o dicionário Merriam-Webster nos oferece a respeito.
Ainda podemos elaborar esse conceito, definindo como uma forma de criar conexões relevantes entre pessoas com interesses em comum, sobretudo os profissionais. Essas conexões geralmente atuam para o mútuo benefício das partes envolvidas por meio do acesso a novas ideias, oportunidades e parcerias.
Já empresas, o networking em eventos é uma parte importante do outbound marketing, em especial no marketing B2B. Muitas empresas aproveitam essas ocasiões para fazer a prospecção ativa e apresentar as soluções delas a potenciais clientes.
Como o networking em eventos impulsiona carreiras e negócios?
Um conhecido provérbio diz que se você deseja ir rápido, vá a sós. Mas, se pretende chegar longe, vá em companhia.
Essa é uma das lições mais antigas na história da humanidade. Sobreviver e prosperar, seja como espécie, seja como profissional, exige a troca de conhecimentos e a cooperação para que se possa evoluir.
No nível pessoal, o networking em eventos é uma boa maneira de se apresentar ao mercado. Quanto mais alguém é capaz de expandir seu círculo profissional e de mostrar que traz valor àquilo que faz, mais oportunidades surgem. É claro, algumas pessoas são naturalmente mais sociáveis e extrovertidas, encarando essa tarefa com facilidade. Mas todo mundo pode desenvolver as capacidades necessárias para fazer networking.
Já para as empresas, o networking em eventos é um impulso à geração de leads e às vendas. Em tais ocasiões costuma estar o perfil de consumidor ideal, ou ICP, desses negócios. Então, aí surge uma boa chance de causar uma impressão direta no público-alvo e apresentar soluções a contatos decisores.
Como fazer networking em eventos?
Quer tirar o máximo proveito das oportunidades que aparecem e se destacar na multidão? Siga as dicas abaixo para que sua participação seja um sucesso.
1. Pesquise o público antes do networking em eventos
Cada evento corporativo atrai um tipo de público e você precisa estar atento a isso. As pessoas presentes lá compartilham dos mesmos interesses que você? Existe alguém ou alguma empresa em específico que espera encontrar? Qual é a melhor maneira de iniciar esse contato? Tente responder essas questões e se prepare de acordo.
2. Estude a proposta e a programação do evento
Outra pergunta importante a se fazer é: se a programação do evento permitirá um momento de confraternização. Analise a agenda com cuidado para saber quando ocorrerão essas brechas.
Além disso, alguns eventos ainda permitem diferentes oportunidades de networking por meio de condições especiais, seja como patrocinador, seja com um ingresso diferenciado que permita um encontro mais próximo com os palestrantes.
3. Tenha um objetivo e uma estratégia
Não saia por aí comprando ingressos ou investindo em patrocínios sem ter uma estratégia bem definida.
Em primeiro lugar, você precisa de um objetivo. Se não sabe o que deseja do networking em eventos, dificilmente colherá bons frutos. Ter essa visão clara e um plano para alcançá-la permitirá que se comunique mais claramente com os outros participantes.
4. Prepare seu pitch
O tempo de confraternização costuma ser curto, no intervalo de um café ou na duração de um happy hour. Outras chances de networking em eventos são ainda mais breves, entre palestras, oficinas e visitas a estandes.
Nesse ponto, surge a necessidade de ter uma apresentação curta na ponta da língua, o famoso “pitch de elevador”, resumindo como você ou sua empresa agregam valor ao mercado.
5. Demonstre interesse nos demais participantes
Fazer networking em eventos exige presença, e não só física. Esse é o momento de deixar o celular de lado e focar no que acontece ao seu redor. Esteja presente e preste atenção no que as outras pessoas dizem, tanto os palestrantes quanto os demais participantes. Ouça antes de falar. Inclusive, para os mais introvertidos, comentar as falas de outras pessoas é uma boa forma de quebrar o gelo nas conversas.
6. Ofereça uma ideia enriquecedora
Aqui falamos de ideias enriquecedoras para a mente, mas tanto melhor se forem as do tipo financeiro. Ao ouvir os participantes do evento, procure responder oferecendo um insight, uma experiência, uma dica de livro, podcast, ou post como este que possa ajudar em uma dificuldade específica. Esse é o segredo para pegar o contato de pessoas qualificadas — para enviar a informação — e elas ainda agradecerem por isso.
7. Traga sua bagagem pessoal
Networking é sempre feito entre pessoas, em vez de CNPJs, por mais que haja um interesse de negócios por trás. Às vezes, outras atividades e competências que você exerça além do trabalho podem ser úteis para puxar assunto ou estreitar laços com desconhecidos. Não tenha receio de trazer essa bagagem pessoal se acredita que ela ajudará.
8. Considere levar materiais para o networking em eventos
Ter um cartão de visitas a postos é interessante. Melhor ainda se conter um QR code conectando com seu endereço virtual ou suas redes sociais. Em alguns casos, também vale a pena levar um pequeno folder ou material impresso que possa mostrar rapidamente as soluções propostas. Apenas tenha cuidado com a distribuição de materiais no evento, pois isso pode ser proibido pela organização se não for uma marca patrocinadora.
9. Dê continuidade ao contato no pós-evento
O que você faz com o endereço de e-mail, o número de telefone ou a conexão no LinkedIn no pós-evento é tão importante quanto o evento em si.
Nesse momento, procure contextualizar quem é você e como foi a conversa, afinal, cada participante deve ter falado com várias pessoas diferentes. Então avance o diálogo em uma direção interessante para ambas as partes. Em duas palavras: faça follow-up.
10. Dica extra para fazer networking em eventos on-line
É difícil estar sempre em todos os eventos da sua área, por questões de agenda apertada, orçamento restrito ou dificuldade geográfica. Porém, hoje os eventos on-line ou híbridos procuram reproduzir a experiência de um encontro no mundo real.
Então, aproveite essas oportunidades, ouça o que os outros têm a dizer e mande mensagens individuais para os membros na própria plataforma do evento ou nas redes sociais para iniciar a conversa.
Já pensou no networking em eventos próprios?
Existem diferentes maneiras de entrar nesse mundo do networking em eventos: como participante, como palestrante, como marca patrocinadora e, claro, como organizadora.
A organização de eventos, por sinal, é um dos pilares do marketing B2B de grandes empresas. A própria Exact Sales realiza o Exact Network e o Sales Summer, por exemplo. Assumir esse papel permite que o negócio ofereça muito mais que um evento, e sim uma experiência completa ao público. Experiência essa que pode traduzir muito melhor o propósito de uma marca.
Além disso, a organização de eventos possibilita que uma empresa faça networking com todos os participantes ao mesmo tempo, em vez de ir atrás de contato a contato.
Se sua empresa topar o desafio, vale a pena investir nesse tipo de ação de marketing, especialmente se sua região é carente de eventos do gênero. Promover um café ou happy hour já pode ser um bom início. Para os demais casos, é mais fácil participar dos eventos já existentes. Comece a praticar o networking em eventos da forma que puder, mas faça isso o quanto antes. Há muitas oportunidades à sua espera.
Este post foi produzido pelo Negócios SC, o portal de marketing e vendas da NSC. Descubra agora com a maior concentradora de audiência em Santa Catarina tudo o que precisa para melhorar sua comunicação e aumentar os seus resultados.