Para se manter relevante em um mercado competitivo, as empresas precisam estar atentas às tendências de vendas que estarão presentes para moldar o cenário de vendas do próximo ano.
A transformação digital, acelerada nos últimos anos, trouxe mudanças significativas, e as tendências para 2025 mostram que a personalização, a automação e a capacidade de se adaptar rapidamente às incertezas serão essenciais para o sucesso.
Neste post, vamos explorar como ajustar suas práticas de vendas e garantir que sua empresa esteja preparada para prosperar em um futuro mais ágil, conectado e centrado no cliente.
Você verá neste post 7 tendências de vendas para 2025:
- Interação omnichannel;
- Continuidade da IA integrada em vendas;
- Hiperautomação;
- Experiência do cliente e personalização;
- Análise de dados baseada em informações reais;
- Marketing Baseado em Contas (ABM);
- Ferramentas de Vendas;
- Como a Exact Sales ajuda sua empresa estar à frente dessas tendências de vendas?
Onde sua empresa quer chegar em 2025? Seja qual for sua resposta, um planejamento estruturado é fundamental para orientar sua empresa a atingir seus objetivos.
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Interação omnichannel
Em poucas palavras, a estratégia omnichannel é a integração entre canais, para atender dois objetivos: presença digital e as demandas dos consumidores modernos.
O que é esperado dessa tendência para 2025?
Conforme a Gartner, a expectativa é que 80% das interações entre fornecedores e os compradores em vendas B2B ocorram em canais digitais. Ou seja, se sua empresa está fora de uma presença digital completa, ela está perdendo potenciais oportunidades de vendas.
Com a integração de todos os pontos de contato: e-commerce, redes sociais e plataformas de atendimento, as empresas oferecem uma jornada de compra fluida e com vários pontos de conversão.
A cada ano, os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam encontrar informações e experiências coerentes em todos os canais de interação com a marca.
Assim, integração multicanal permite que as empresas atendam a essa expectativa, garantindo a consistência da marca, das promoções e das informações de produtos em todos os pontos de contato.
Como aproveitar essa tendência de vendas na sua estratégia?
- Invista em plataformas de Sales Engagement integradas para centralizar interações de diferentes canais.
- Capacite as equipes para personalizar o atendimento em múltiplos canais com consistência.
- Explore novas tecnologias, como chatbots e assistentes virtuais, para otimizar a jornada do cliente.
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Continuidade da IA integrada em Vendas
Em 2025, a Inteligência Artificial continua sendo uma peça-chave, e traz benefícios como personalização de vendas e otimização de interações. Isso aponta que as empresas podem entender melhor o que os consumidores precisam para oferecer produtos e serviços mais alinhados.
Por que a IA continua sendo uma das tendências de vendas?
- Automatiza processos repetitivos, economizando tempo para as equipes de vendas.
- Oferece insights para prever comportamentos e personalizar ofertas.
- Melhora a experiência do cliente, proporcionando respostas rápidas e precisas
Além disso, a IA possibilita prever o comportamento dos consumidores, o que ajuda as empresas a tomarem decisões mais estratégicas. Com essas análises preditivas, as empresas podem antecipar tendências e se destacar no mercado de forma mais eficaz.
Com a IA se tornando cada vez mais presente, as empresas estão descobrindo novas maneiras de aumentar seus lucros e se manterem competitivas.
Como se preparar?
- Integre soluções de IA e Sales Engagement para análise de dados mais eficiente.
- Invista em ferramentas de automação para otimizar processos e aumentar a produtividade.
- Fomente uma cultura de dados dentro da empresa para aproveitar ao máximo a IA.
Hiperautomação
A hiperautomação nos negócios é uma das grandes apostas para 2025. Um estudo da Momentum Data mostrou que representantes de vendas gastam cerca de 6 horas por semana atualizando manualmente registros de plataformas de vendas como CRMs – algo que poderia ser automatizado.
Por isso, essa é uma das tendências de vendas em alta, pois simplifica processos complexos e decisivos e faz sua operação comercial ganhar tempo.
Isso significa que as equipes comerciais podem se concentrar em atividades estratégicas mais valiosas, como criar novas estratégias de vendas e melhorar o relacionamento com os clientes.
Dessa forma, a hiperautomação reduz significativamente o tempo gasto em tarefas operacionais e administrativas, permitindo que as equipes sejam mais produtivas e eficientes. Outro benefício da hiperautomação é a eliminação de erros humanos, o que garante processos mais precisos e confiáveis.
Com respostas mais rápidas e precisas, as equipes comerciais podem atender melhor às demandas dos clientes e tomar decisões informadas, resultando no aumento da eficiência e satisfação do cliente.
Como se preparar?
- Adote soluções automações de processos de vendas para automatizar tarefas repetitivas.
- Invista em plataformas de integração de dados que conectem suas ferramentas de vendas e marketing.
- Monitore e otimize processos automatizados para garantir o máximo desempenho.
Experiência do cliente e personalização
A experiência do cliente e a personalização já são recursos fundamentais, especialmente em um cenário em que os consumidores buscam ofertas e interações que atendam às suas necessidades específicas. Empresas que oferecem uma experiência mais personalizada tem vantagem competitiva.
Segundo a E-comerce Brasil, 71% dos clientes de hoje buscam por interações personalizadas. Portanto, é fundamental que as empresas invistam em tecnologias de recomendação de produtos, algoritmos de ação personalizada e programas de nutrição baseados em pontuação de leads (como o lead scoring), para atender a essa demanda por personalização.
Para as equipes de vendas B2B, a experiência do cliente e a personalização são componentes essenciais para o sucesso. Esse enfoque está diretamente ligado a abordagens como vendas consultivas e Customer Centric Selling, que colocam as necessidades do cliente no centro das estratégias.
Em 2025, espera-se que a continuidade das tecnologias baseadas em inteligência artificial e automação de processos auxiliem ainda mais na entrega de uma experiência personalizada.
Como se preparar?
- Invista em tecnologias de análise de dados para entender as preferências dos clientes. Saiba o que são dados conversacionais e como eles podem ser úteis nessa estratégia.
- Treine suas equipes para criar interações mais personalizadas com base nas informações coletadas.
- Adote uma abordagem centrada no cliente em todas as etapas do funil de vendas.
Dados, Análises e IA
O uso de dados e ferramentas de tecnologia de vendas está transformando as decisões comerciais, agora baseadas em algoritmos e automação. A gestão de processos de vendas em múltiplos canais dependerá cada vez mais de ferramentas baseadas em inteligência artificial.
Diferentemente do modelo tradicional, onde o crescimento das vendas era linear (mais vendedores = mais vendas), os ganhos baseados em decisões e interações automatizadas são exponenciais.
O limite não está mais nos recursos humanos, mas na qualidade dos dados e algoritmos. De acordo com a Gartner, nos próximos 5-10 anos, as capacidades de dados e automação serão o principal diferencial entre vencedores e perdedores no mercado.
Outro dado relevante é que empresas orientadas por dados têm um retorno sobre investimento (ROI) de 5 a 8 vezes maior do que aquelas que não priorizam a análise de dados, constando a importância dessa prática nos resultados.
No entanto, apesar do potencial dos dados, muitos profissionais ainda subutilizam essa ferramenta, indicando a necessidade de maior integração da análise de dados nas estratégias de negócios.
Assim, para se manter à frente em 2025, as empresas precisam focar em cinco áreas-chave para obter sucesso:
- Fortalecer a base de dados;
- Priorizar os casos de uso corretos;
- Dominar estratégias multicanal;
- Adotar o engajamento contínuo por parte dos times;
- Estabelecer processos estruturados.
Como se preparar?
- Treine suas equipes para interpretar dados e tomar decisões mais informadas.
- Use a análise preditiva para antecipar as necessidades dos clientes e ajustar suas ofertas.
Marketing Baseado em Contas (ABM)
O Marketing Baseado em Contas (ABM) já é uma estratégia crescente no marketing B2B nos últimos anos, pois nada mais é que campanhas personalizadas e customizadas, que fortalecem o relacionamento com grandes clientes.
Ao focar em contas-chave, o ABM aumenta as taxas de conversão em 14% em comparação com esforços mais amplos, de acordo com um estudo da Gartner.
Além disso, o ABM inverte o funil de vendas tradicional, priorizando contas-chave e identificando decisores que mais precisam dos produtos ou serviços oferecidos, permitindo mensagens altamente direcionadas desde o início.
Essa é uma das tendências de vendas, que se destaca pela capacidade de encurtar os ciclos de vendas e aumentar as taxas de retenção de clientes. Ao segmentar as bases de clientes em pequenos clusters, as empresas podem oferecer campanhas altamente direcionadas que aumentam significativamente seu ROI.
Essa estratégia permite um atendimento altamente personalizado, tratando cada conta como um mercado individual e resultando em uma colaboração mais eficaz entre as equipes de marketing e vendas para alcançar resultados mais assertivos.
Como se preparar?
- Identifique as contas-chave para sua empresa e desenvolva estratégias personalizadas para cada uma delas, conforme seu ICP.
- Integre marketing e vendas para criar uma abordagem coordenada.
- Invista em ferramentas de ABM para gerenciar e personalizar a jornada de cada cliente.
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Ferramentas de Vendas
A utilização de Softwares de vendas é uma das tendências crescentes devido ao seu papel considerável em aumentar a produtividade das equipes comerciais: automatizando tarefas repetitivas e melhorando a comunicação entre vendas e marketing.
Para 2025, a importância das ferramentas de vendas será decisiva, devido à necessidade aceleração da produtividade nas conversões de vendas.
Como existe a previsão de que 80% das interações de vendas B2B ocorram em canais digitais até 2025, existe a necessidade de uma estratégia de vendas digital que acompanhe a mudança dos compradores para o ambiente online.
Além disso, os dados e insights apresentados em relatórios destacam que equipes de vendas bem-sucedidas em 2025 serão aquelas que aproveitarem a tecnologia, os dados e as informações para otimizar cada ação. Assim, as empresas podem realinhar suas estratégias para aproveitar as oportunidades e se destacar no mercado.
Como se preparar?
- Invista em plataformas de Sales Engagement que integrem todos os pontos de contato com o cliente, que permitem abordagens personalizadas;
- Escolha ferramentas que possibilitem a análise de dados em tempo real e a colaboração entre as equipes.
- Faça capacitação em vendas para maximizar o uso de ferramentas tecnológicas em todas as etapas do processo de vendas.
Como a Exact Sales ajuda sua empresa a estar à frente dessas tendências de vendas?
Com o Software de vendas da Exact Sales, como o Exact Spotter, pode posicionar as empresas à frente das tendências de vendas para 2025 ao integrar análise de dados, personalização, IA para vendas, interação omnichannel e hiperautomação.
O Spotter guia a atração e qualificação de leads, oferecendo cadências de prospecção, segmentação de leads, atividades centradas em uma tela e dashboard intuitivo.
Ao adotar o Sales Engagement com o Exact Spotter, as empresas podem automatizar tarefas, utilizar tecnologias para eficiência das vendas, rastrear interações, gerenciar tarefas e agendar follow-ups de forma organizada. Isso reduz o ciclo de vendas e fortalece a relação entre comprador e vendedor, com o apoio do marketing para responder às necessidades dos clientes de forma personalizada.
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