O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo e muita gente está utilizando essa ferramenta para vender. Mas será que utilizar o WhatsApp para vendas pode dar certo quando se trata do mercado B2B?
Antecipando a resposta, sim!
O WhatsApp, quando implementado em uma estratégia de abordagem de vendas, traz resultados significativos, mas é preciso ter atenção, pois esta ferramenta deve estar sempre aliada ao uso da Cold Call. Na cadência de atividades, a prioridade para uma primeira abordagem é Cold Call, antes mesmo de iniciar o contato via WhatsApp.
Assim, fazendo esta junção, o ciclo de vendas ganha agilidade e dinamismo na comunicação, isso conta a favor e a interação mais próxima com o lead também. Esses fatores contribuem para acelerar a negociação e reduzir o CAC.
Neste artigo, vamos ver o que considerar antes de adotar o WhatsApp no processo de vendas e daremos algumas dicas para ter sucesso. Vamos lá!
- Por que vender pelo WhatsApp?
- Qual o impacto do WhatsApp em vendas B2B e vendas complexas?
- Qual a melhor forma de entrar em contato com o lead?
- Veja 3 dicas práticas de como vender pelo WhatsApp em vendas B2B
- O que podemos tirar desses insights?
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Por que vender pelo WhatsApp?
Vender pelo WhatsApp pode ser uma estratégia precisa, pois é uma ferramenta que permite uma comunicação mais personalizada com os clientes e que possibilita um atendimento mais dinâmico.
Segundo a matéria da Revista Piauí, o Brasil é um dos países que mais utiliza o serviço de WhatsApp, com o tempo médio de 28 horas por mês conectado ao aplicativo, sendo quatro vezes maior do que nos Estados Unidos, por exemplo.
Ou seja, o público vê uma necessidade do público por conveniência, o WhatsApp se torna uma ferramenta essencial para atender às demandas dos consumidores de forma rápida e direta.
O uso recorrente do WhatsApp pelas pessoas torna a plataforma um canal eficaz para alcançar e engajar o público-alvo de maneira eficiente. A possibilidade de enviar fotos, vídeos e áudios pelo WhatsApp facilita a demonstração de produtos e serviços, tornando as vendas mais atrativas.
Além disso, a integração de pagamentos e transações dentro do WhatsApp simplifica o processo de compra, tornando-o mais conveniente para os clientes.
Nesse sentido, vender pelo WhatsApp pode ser muito promissor, já que o aplicativo se popularizou a ponto de ser uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade.
Veja também qual o momento certo de ligar para o seu lead sem arriscar perder a atenção dele. Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e acerte o timing da ligação!
Qual o impacto do WhatsApp em vendas B2B e vendas complexas?
A questão acima é cada vez mais frequente em Vendas B2B. Afinal, praticamente todo mundo utiliza o aplicativo no dia a dia, seja para trocar mensagens com a família e amigos, seja para o trabalho.
Então, se tanta gente se comunica pelo WhatsApp, por que não vender por lá também?
O aplicativo tem o potencial de agilizar o contato, facilitar o follow-up e acelerar a conversão. Isso sem falar no baixo custo das vendas pelo WhatsApp e na interação mais próxima com o potencial cliente.
É claro que aí está uma excelente oportunidade para vendas. As pessoas estão ligadas no aplicativo o tempo inteiro, a troca de mensagens é muito ágil e a comunicação é muito pessoal. Isso é tudo o que qualquer vendedor deseja, não é? Tanto é que há uma versão do aplicativo específica para negócios, o WhatsApp Business.
Mas como alcançar um equilíbrio entre interagir com o cliente e não parecer invasivo? É disso que falaremos no próximo tópico.
Qual a melhor forma de entrar em contato com o lead pelo WhatsApp?
Ao entrar em contato com um lead pelo WhatsApp, é essencial adotar uma abordagem personalizada e respeitosa. Iniciar a conversa de forma amigável e profissional, identificando-se claramente e explicando o motivo do contato, pode aumentar a receptividade do lead.
Um ponto de atenção, é respeitar o horário adequado para enviar mensagens, evitando períodos muito cedo ou tarde, para não incomodar o lead.
Outra estratégia é utilizar mensagens curtas e diretas, transmitindo a mensagem de forma clara e objetiva.
Dentro de vendas B2B, existem maneiras de prospecção, sendo preciso adequar a abordagem conforme o funil de entrada do lead.
Então, confira as dicas de especialistas em prospecção ativa e passiva da Exact Sales, e aprenda o passo a passo de como a abordar um lead, tanto prospecção passiva (Inbound) e prospecção ativa (Outbound):
Atendimento a leads vindos da prospecção passiva
No contexto do inbound marketing, a melhor forma de entrar em contato com o lead pelo WhatsApp é oferecendo conteúdo relevante e personalizado, de forma não invasiva.
Iniciar a conversa com uma mensagem que desperte o interesse do lead e que o incentive a interagir é fundamental. Mantenha a comunicação transparente e focada nas necessidades do lead, buscando estabelecer um relacionamento de confiança desde o primeiro contato.
Dica de abordagem por um especialista da Exact Sales
Para uma primeira abordagem pelo WhatsApp, você precisa:
- Abertura cordial;
- Identificação, quem fala e de onde está falando;
- Informar o motivo pelo qual o SDR está entrando em contato;
- Informar seu objetivo de conversa, quando for uma ligação, apresente o tempo aproximado da conversa.
– Mauricio Oliveira, Líder de SDRs na Exact Sales.
Atendimento a leads vindos da prospecção ativa
No Outbound, a abordagem pelo WhatsApp deve ser mais direta e objetiva, respeitando sempre as políticas de privacidade e evitando mensagens em massa.
É importante personalizar a mensagem conforme as informações disponíveis sobre o lead e demonstrar de forma clara o valor que sua empresa pode oferecer.
Ao utilizar a prospecção ativa, é crucial manter a comunicação assertiva e estar preparado para responder às dúvidas e objeções do lead de maneira precisa, focando na geração interesse para conduzir o lead pelo funil de vendas estrategicamente.
Dica de abordagem por um especialista da Exact Sales
Na prospecção ativa, comece sua abordagem com a Cold Call, antes mesmo do envio da mensagem pelo WhatsApp, depois mande a mensagem pelo Whats relacionando com a ligação, assim você oferece mais originalidade e rapport no contato.
– Karen Paiva, Especialista em prospecção ativa na Exact Sales.
Convertendo leads com o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma ferramenta que, quando utilizada de forma correta, pode ser decisiva para converter leads em clientes.
Para isso, é preciso estabelecer um processo de comunicação clara com os leads. E, uma abordagem personalizada e atenciosa pode fazer toda a diferença.
Ao interagir com os leads, é importante ser proativo, responder rapidamente às mensagens e oferecer informações relevantes sobre os produtos ou serviços da empresa.
Uma tática que pode ser um diferencial é a utilização recursos como mensagens automatizadas, mas personalizadas com respostas rápidas para agilizar o processo de conversão. Essas ferramentas podem ajudar a manter o contato com os leads de forma consistente e rápida, fornecendo informações importantes no momento certo.
Um ponto de atenção é segmentar os leads com base em seus interesses e necessidades, para oferecer um atendimento mais personalizado e direcionado.
Por fim, acompanhe de perto o desempenho das interações e conversões pelo WhatsApp Business. Monitore métricas como taxa de resposta, tempo de resposta e taxa de conversão pode fornecer insights para otimizar a estratégia de conversão de leads.
Veja 3 dicas práticas de como vender pelo WhatsApp em vendas B2B
O ponto-chave para atingir o máximo de eficiência em vendas com WhatsApp é aliá-la com ferramentas de prospecção, como o Exact Spotter, com recursos de chatbot, como o RD Station conversas por Tallos, você pode criar um fluxo de atendimento mais dinâmico e centralizado.
Dessa forma, listamos as principais dicas que facilitam a venda B2B pelo WhatsApp:
1ª Dica: integre o WhatsApp com uma solução de Sales Engagement
Ao deixar o WhatsApp Business junto à sua solução de Sales Engagement, você garante o foco da sua equipe comercial, uma vez que tudo está no pipeline.
-> Confira como o Whatsapp integrado funciona prática, assista nossa demonstração prática.
2ª Dica: automatize tarefas para agilizar o processo de vendas, com respostas rápidas e automáticas
Na prática, seu vendedor/pré-vendedor consegue encaminhar essa mensagem diretamente da plataforma de Sales Engagement (nesse caso o Exact Spotter):
-> Veja em detalhes como agilizar processo de abordagem e conversão de leads ativos em nossa demonstração gratuita!
3ª Dica: segmente e personalize sua abordagem
Além dos templates que vimos na dica anterior, é crucial que sua equipe possa personalizar a abordagem com o lead.
O que podemos tirar desses insights?
Percebeu como o WhatsApp integrado a uma ferramenta de Sales Engagement pode encurtar seu ciclo de vendas significativamente, além de facilitar o processo de vendas?
Por isso, o ideal é ter uma ferramenta integrada ao aplicativo de mensagens, para que nenhuma informação se perca e o vendedor possa acompanhar o andamento da negociação em um só lugar com facilidade. Mas, se não for possível, também dá para ter um bom nível de organização no WhatsApp Business ou complementando as informações no CRM manualmente – embora isso exija mais esforço e dedicação do vendedor.
Por meio de abordagens consultivas e organização, é possível alcançar ótimos resultados em sua estratégia de vendas pelo WhatsApp. O importante é ter em mente que o contato deve fazer sentido para o potencial cliente e, como em qualquer outro canal, entregar valor.
Vendas complexas também podem se beneficiar desse canal de vendas (e muito), acelerando as conversões e diminuindo o ciclo de vendas por um custo bem baixo, sobretudo se integradas a um CRM e a outras ferramentas inteligentes, como destacamos acima.
O WhatsApp é a interação mais próxima que se pode ter com um lead hoje em dia. Desde que se tome os cuidados que mencionamos aqui, o uso dessa ferramenta tem impacto muito positivo no relacionamento com os leads e, consequentemente, nos resultados de vendas.
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