Business Analytics e Dashboards: visão analítica para sua estratégia comercial

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Um dos principais erros que você pode cometer na gestão de vendas da sua empresa é acreditar apenas no seu feeling. Obviamente, a experiência e a percepção de um bom gestor são fundamentais para que a área caminhe bem. 

Contudo, não podem ser os únicos elementos a guiar a sua estratégia comercial. 

Acompanhar de perto a performance da equipe responsável pela Pré-venda e suas métricas também é essencial para alcançar resultados escaláveis. Esse acompanhamento auxilia os gestores em nível estratégico, tático e operacional. Isso ajuda a reproduzir práticas que dão certo e eliminar aquelas que são nocivas ao seu negócio.


Tempo de leitura: 5 min

Você vai ler sobre:

  • Como acompanhar as métricas da sua equipe de vendas;
  • Quais as principais ferramentas para implementar o controle de processos;
  • Como o Exact Spotter é capaz de impulsionar a sua estratégia comercial. 

 


 A ação das métricas sobre a estratégia comercial

Saber o quanto foi vendido é uma necessidade óbvia para qualquer gestor comercial, certo? Mas a verdade é que métricas de vendas vão muito além. Especialmente, quando o assunto é Pré-venda, acompanhar o desempenho de cada profissional, o funil e também o controle de processos pré-definidos é de extrema importância. 

Dessa forma, você organiza melhor seu time; e sua empresa ganha previsibilidade sobre os gargalos, evitando comprometer os resultados do seu negócio. Além de reproduzir, com mais precisão, aquelas táticas que têm maior taxa de sucesso. 

Dados como: 

  • a origem dos leads, 
  • o motivo das perdas, 
  • o volume de ligações, 
  • o tempo de negociação 

são apenas algumas das métricas que você pode acompanhar. Elas ajudam o seu time a encontrar os melhores argumentos e canais de Marketing, além de saber qual a hora de descartar uma oportunidade ou insistir um pouco mais. 

O impacto chega em todas as áreas, mas principalmente na atividade de Pré-venda e nos vendedores, que fazem contatos assertivos e guiados por informações sólidas. Além disso, a produtividade dos times tende a subir, com um acompanhamento próximo dos resultados e decisões mais focadas. 

Para acompanhar tudo o que acontece na área comercial, muitas empresas usam sistemas próprios ou as clássicas planilhas do Excel. Mas a verdade é que esse tipo de ferramenta, geralmente, depende de que alguém alimente-as. Isso custa tempo e qualquer dado inserido de maneira incorreta pode comprometer todo o esforço realizado até então. 

Quando a empresa cresce, o número de dados que precisam ser manipulados torna insustentável o uso de planilhas. É neste momento que você precisará de um software. 

Por isso, fazer o acompanhamento das suas métricas e de seus dados com uma ferramenta especializada é o ideal. O Exact Spotter, por exemplo, é um software de vendas que auxilia a colocar em prática a sua estratégia comercial. Descubra como ele pode ajudar a sua empresa

Como o Exact Spotter pode ajudar no controle de processos?

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O Exact Spotter é o software das empresas que mais crescem no Brasil. Ele potencializa a análise de dados da sua empresa, monitora as interações com o lead e sugere ações. Isso tudo aumenta a produtividade dos vendedores e até diminui o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do seu negócio. 

Por meio de funcionalidades como o Business Analytics e os Dashboards, você pode acompanhar tanto a performance de cada profissional quanto do time, de maneira geral. Além de oferecerem insights valiosos para direcionar uma tomada de decisão com mais confiança e insumos técnicos. 

Desse jeito, é mais fácil convencer os gestores e diretores da empresa das suas escolhas, assim como explicar as decisões para toda a equipe. 

Deseja entender como processos de vendas estruturados e relatórios eficazes gerados com o Spotter podem auxiliar um negócio? Então, conheça o case de sucesso da Delivery Much, que aumentou seus resultados em 120% após adotar o sistema. 

A inteligência comercial do Business Analytics

Uma das maiores funcionalidades do Spotter é a automação do Business Analytics, uma análise inteligente da sua estratégia comercial. Ela traz relatórios pontuais e mais densos para uma verificação profunda dos processos de vendas, com o cruzamento de dados variados do seu negócio. 

O Business Analytics auxilia os gestores no acompanhamento de métricas e performance, principalmente na hora de identificar gargalos, criar ações corretivas e embasar uma nova estratégia. 

Ele faz uma análise profunda de tudo o que já deu certo antes e pode ser replicado no futuro!

Com essa ferramenta, você pode receber e-mails periódicos com os resultados atualizados, além de salvar aqueles que são mais relevantes nos favoritos para acessá-los facilmente. Os relatórios são personalizáveis – e o acesso a cada um deles também!

Dashboards de acompanhamento em tempo real

Outra funcionalidade do Exact Spotter que pode auxiliar na sua estratégia comercial são os Dashboards. Eles trazem acompanhamento em tempo real, são mais objetivos e focados na performance e na produção do pré-vendedor.

No Spotter, existem dois tipos de Dashboards. Um deles é voltado para o gestor, mais detalhado e com o controle de processos de cada pré-vendedor. O outro é para o próprio profissional, que pode acompanhar suas ações, metas e listagem de tarefas pendentes. 

No segundo caso, as métricas são mais voltadas para a produtividade e ajudam o pré-vendedor a otimizar seu tempo e suas atividades. 

Assim, o gestor consegue fazer um planejamento mais eficiente, e cada profissional tem a sua rotina organizada e centralizada em apenas um lugar. 

Para entender melhor como isso impacta na rotina dos gestores e colaboradores, conheça o case de sucesso da MediaPost, que cresceu 28% em um ano após utilizar o Exact Spotter.

Contar com ferramentas que potencializam a inteligência corporativa e estratégia comercial é algo essencial para as empresas que querem alavancar suas vendas. No caso do Exact Spotter, a tecnologia é uma aliada da atividade de pré-venda, ajudando gestores e profissionais a melhorar a produtividade e os resultados como um todo. 

Com um acompanhamento próximo de cada etapa das vendas, o gestor pode guiar melhor os seus profissionais. Assim, é mais fácil apontar o que pode ser melhorado, com exemplos claros do que funciona ou não. 

As métricas também ajudam o coordenador da equipe a valorizar os SDR e os vendedores com melhor performance, estimulando a colaboração e o aprendizado do time em geral. 

E, além de contribuírem com Business Analytics e Dashboards atualizados, as funcionalidades do Spotter incluem a configuração de filtros no funil de vendas e a derivação de perguntas e respostas, que guiam o controle de processos. 

 Além de reunir – em um só lugar – todas as informações de cada possível cliente e fazer integrações com outras ferramentas bastante conhecidas no mercado, o software também consegue ainda detectar o fit de negócios dos leads e segmentá-los por lead scoring, agilizando o processo de organização de oportunidades. 

Tudo isso, junto de uma metodologia de qualificação única, é capaz de otimizar seus processos e garantir resultados excepcionais para a sua empresa. Conheça melhor o Exact Spotter e converse com um consultor para tirar suas dúvidas. Não deixe a desorganização e a falta de dados atrapalhar o crescimento do seu negócio! Fale com um consultor fazendo o cadastro no formulário abaixo. 

 

 


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Equipe Exact

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