Vá além do dashboard de vendas usando automação e inteligência

Vá além do dashboard de vendas usando automação e inteligência
Por Equipe Exact  |   18 de Junho de 2021
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Gestores experientes sabem que um bom dashboard de vendas é uma ferramenta indispensável para um processo comercial bem-sucedido. 

Mas, para que essa ferramenta cumpra com maestria sua função de organizar e controlar os processos, é preciso alimentá-la corretamente. 

Quanto mais precisos e atualizados forem os dados ali inseridos, mais o dashboard contribuirá para a aceleração dos resultados de venda. 

Contar com ferramentas de automação e inteligência comercial é a melhor maneira de otimizar o seu dashboard, mantendo-o sempre atualizado e pronto para colocar as equipes em movimento. 

Quer saber como essas ferramentas funcionam na prática? Então, continue a leitura e veja como explorar ao máximo as vantagens de um dashboard de vendas!


Tempo de leitura: 9 min

Você vai ler sobre:

  • O que não pode faltar no dashboard de vendas
  • Automação e inteligência na coleta e análise de dados
  • Como o Exact Spotter ajuda a alimentar o dashboard de vendas?

O que não pode faltar no dashboard de vendas

O dashboard tem duas funções básicas: controlar o funil de vendas e direcionar os esforços dos colaboradores em busca de resultados mais expressivos. 

Enquanto os gestores utilizam essa ferramenta para acompanhar os indicadores comerciais em tempo real, os vendedores a utilizam para encontrar as informações que precisam na condução das negociações. 

Listamos o que não pode faltar nessa plataforma:

  • Visão geral das oportunidades de negócio;
  • Previsões de vendas e compromissos de receita;
  • Relatórios individuais de performance;
  • Receita por categorias de produtos;
  • Indicadores e KPIs de venda;
  • Visão do funil de ponta a ponta, com o realizado por etapa e as conversões.

Um dashboard com esses atributos traz muito mais clareza e assertividade para as negociações, gerando insights que ajudam a corrigir eventuais gargalos e trazendo fluidez para o processo comercial. 

A seguir, falaremos o que você precisa priorizar para manter o seu dashboard de vendas sempre com boas informações.

Defina as principais métricas a acompanhar

Fazer uma gestão assertiva exige que você defina quais são as métricas mais importantes para o seu negócio, visando direcionar os esforços do seu time a esses indicadores. 

Por exemplo: se você precisa saber como a equipe de Marketing está alimentando a equipe de Vendas, mantenha a taxa de conversão de MQL em SQL ativa em seu painel. 

Outros indicadores que devem estar sempre ativos incluem:

  • Oportunidades geradas;
  • Vendas realizadas por período;
  • Taxa de conversão em venda;
  • Taxas de abandono e no-show;
  • Ticket médio envolvido;
  • Tempo médio de negociação.

Saiba quais são os seus indicadores-chave 

Métricas e KPIs de venda são coisas diferentes. Os KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores mais relevantes no planejamento estratégico de uma empresa. São eles que vão atestar o nível de efetividade das estratégias adotadas. 

Não há uma regra sobre quais KPIs priorizar. Afinal, isso dependerá das especificidades de cada negócio e do que é relevante para a gestão naquele momento. 

Mas, de uma forma geral, podemos citar o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e o Lifetime Value (LTV) como indicadores-chave para medir a eficiência das suas estratégias comerciais.

Por exemplo: quando o custo para fechar a venda (CAC) é maior do que o que será faturado ao longo do relacionamento com o cliente (LTV), esse é um indicativo claro de que não vale a pena o esforço e o investimento para captá-lo.

Mantenha o funil como elemento central

O funil de vendas deve ser um elemento primordial no seu dashboard, pois o controle desse ciclo gera insights valiosos para a correção de gargalos e para a elaboração de estratégias mais efetivas. 

Manter o funil visível no dashboard, portanto, é um jeito simples e eficaz de estar sempre monitorando o que acontece em cada etapa da jornada de compra. 

Pontuamos alguns dados que você pode extrair desse processo:

  • O tempo médio que os prospects permanecem em cada etapa do funil;
  • A etapa em que os prospects permanecem por mais tempo;
  • A porcentagem de prospects que fecham negócio após uma demonstração;
  • A taxa de churn, que corresponde a quantos clientes estão cancelando.

Cuide do visual do dashboard de vendas

A estruturação dos dados é primordial neste contexto. Isso porque pouco adianta encher o seu dashboard de dados comerciais se eles não estiverem organizados de alguma maneira. 

Um bom dashboard de vendas deve ser limpo, dinâmico e fácil de interpretar. Caso contrário, em vez de funcionar como um guia para sua equipe, essa plataforma pode atrapalhar com um excesso de informações desencontradas.

Uma paleta de cores harmoniosa, dados exibidos em gráficos, abas bem divididas e notificações em tempo real são alguns recursos que vão deixar o seu dashboard mais intuitivo e com uma navegação agradável – o que é essencial para garantir a fluidez das operações e a interpretação correta dos dados ali disponibilizados.

 

Automação e inteligência na coleta e análise de dados

Sem uma boa coleta de informações fica difícil construir  seu dashboard de vendas. Mais do que buscar por estes  dados comerciais, é preciso estruturá-los para saber o que eles realmente querem dizer e, então, utilizá-los a favor do seu planejamento estratégico. 

Como são muitas informações, é difícil manter tudo em ordem sem o auxílio da automação. Há uma série de ferramentas capazes de coletar e analisar dados comerciais com velocidade, racionalizando seu processo comercial com a confiabilidade das estatísticas. 

Um exemplo é o Exact Spotter, solução de qualificação de leads da Exact Sales, que atua em nível administrativo e operacional para otimizar as operações.

O Spotter analisa dados técnicos e situacionais que influenciam uma jornada de compra, fazendo com que somente cheguem à sua base de leads aquelas oportunidades que têm fit com a sua empresa, ou seja, que representam chances claras de negócio. 

Além disso, o Spotter disponibiliza análises rápidas ou aprofundadas dos resultados de vendas e desempenho da equipe para que o gestor tenha total controle do processo comercial.

Como o Exact Spotter ajuda a alimentar o dashboard de vendas?

A partir do cruzamento de dados comerciais e da avaliação precisa para diferentes níveis de usuários, o Spotter ajuda a manter o seu dashboard de vendas sempre alimentado, o que possibilita tomar melhores decisões em nível operacional e em nível tático e estratégico. 

Com os indicadores do time comercial em mãos, o gestor poderá fundamentar os feedbacks repassados ao grupo e direcionar melhor os treinamentos.

Os colaboradores, por sua vez, terão um fluxo de trabalho mais detalhado e organizado, o que impede que falhas humanas – como distrações e esquecimentos – atrapalhem a prospecção. 

Assim como o workflow de atividades, os dados dos leads e o registro de interações com a empresa também ficarão sempre disponíveis para os vendedores, facilitando a construção da abordagem e da argumentação de vendas.

Quando as operações estão devidamente mapeadas, o time comercial consegue direcionar o foco para o que mais importa, que é a comunicação consultiva com o lead e a conversão da venda. 

Veja a seguir algumas características e diferenciais do Exact Spotter que ajudam a estruturar o dashboard, otimizando a tarefa de prospecção:

  •  Automatização de processos com definição de playbooks de atividades;
  • Dashboards específicos por nível de usuário;
  • Cruzamento de dados para geração de inteligência mercadológica;
  • Relatórios personalizáveis, com múltiplas opções de gráficos e envio automático;
  • Derivação de perguntas em roteiros dinâmicos de abordagem;
  • Histórico de interação com leads e registro de ligações;
  • Transferência de leads guiada por dados coletados;
  • Gestão de agendamentos de oportunidades com potencial de vendas;
  • Canal de feedback entre pré-vendedores e vendedores com base em qualidade de entrega.

Se você deseja dar aquele upgrade no seu dashboard e acelerar as vendas com uma ferramenta inteligente, agende um diagnóstico gratuito e veja o Exact Spotter em ação!

 
Equipe Exact



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