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Estratégias para Escalar Venda

texto persuasivo de vendas

Texto persuasivo de vendas: dicas para vender todo dia

A persuasão é um dos fatores mais importantes no universo das Vendas, afinal, essa é a arte de convencer o seu lead a fechar negócio. Por isso, um bom texto persuasivo de vendas faz toda a diferença na agilidade da negociação e na satisfação do seu prospect com o produto ou serviço adquirido. Preparamos um conteúdo que vai ajudar você a aprimorar sua abordagem comercial a partir de técnicas certeiras de persuasão. Continue a leitura e entenda a importância de ter boas cartas na manga para ganhar a confiança do seu lead já no primeiro contato! Aqui vai um breve resumo das dicas que trouxemos neste conteúdo: Saiba com quem você está falando Utilize sempre a voz passiva Compreenda as etapas do seu funil Utilize a inteligência emocional Aposte nos gatilhos mentais Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   Por que utilizar textos persuasivos de vendas? Não adianta oferecer um produto diferenciado no mercado se você não consegue convencer as pessoas de que vale a pena investir na sua solução. Nessas horas, o texto persuasivo deve ser prioridade na negociação, de modo a cativar o seu lead assim que ele adentra o funil comercial. Afinal, mesmo que o lead já conheça os benefícios e funcionalidades da solução, muitas coisas ele só vai compreender a fundo depois de receber informações mais específicas ou depois de uma conversa empática com o consultor de vendas. Por isso é tão importante construir um texto baseado em números, cases de sucesso e outras evidências que atestem o valor agregado do produto ou serviço que a sua empresa oferece. Com essa estratégia de persuasão, o vendedor consegue tocar o lead em diversos pontos de carga emocional, por exemplo:  Reciprocidade: os leads percebem o interesse do vendedor em solucionar aquele problema; Empatia: os leads tendem a confiar mais nas equipes que buscam compreender o lado deles; Compromisso: a honestidade e o cumprimento dos acordos são aspectos fundamentais para que o lead feche negócio; Autoridade: quando o lead consegue perceber o valor agregado da solução, a marca ganha mais autoridade e credibilidade no mercado. Quer estreitar de vez os laços com seu prospect? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e entenda como funciona o ataque multidirecional, um hack de prospecção capaz de turbinar as suas vendas! Texto persuasivo: 5 dicas para vender todo dia  Vamos agora às principais dicas para elaborar um bom texto persuasivo de vendas, seja para uma cadência de e-mails ou para utilizar no roteiro da negociação em si. 1. Saiba com quem você está falando O primeiro passo para fazer uma abordagem persuasiva é conhecer bem as suas personas. Por meio dessa análise, o vendedor consegue saber quais são os objetivos e as necessidades mais urgentes que estão em jogo. Assim, poderá trabalhar melhor os argumentos para construir um texto compatível com os desejos da persona. Dessa forma, as chances de o seu lead se identificar de imediato com o que está escrito é muito maior, pois ele perceberá logo no início que aquela mensagem se destina a resolver o problema dele. Inclusive, quanto mais claro isso estiver já nas primeiras linhas, melhor, pois evita que o lead crie objeções de venda. 2. Utilize sempre a voz passiva A voz passiva é algo importantíssimo na construção de um texto persuasivo de vendas. A ideia por trás desse recurso é fazer com que o lead seja o protagonista da narrativa. Ele precisa ser visto como o tomador da ação, isto é, quem recebe passivamente a mensagem. Um jeito fácil de utilizar a voz passiva nas abordagens de venda é substituindo o “eu” por “você” no discurso. Por exemplo, um discurso na voz ativa seria desta forma: “Eu vou te mostrar como você pode vender mais utilizando um software de qualificação de leads e quais as vantagens envolvidas”. Transformando o seu lead no protagonista da narrativa, o trecho ficaria assim: “Você descobrirá como vender mais com um software de vendas e terá uma série de vantagens nesse processo!” 3. Compreenda as etapas do seu funil Entender a divisão do seu funil comercial também é imprescindível para criar textos persuasivos que estejam alinhados com cada etapa da negociação. Especialmente em Vendas B2B, desenvolver estratégias de conversão por etapa é o que permite enxugar o funil e acelerar as decisões de compra. Além de definir muito bem essas estratégias, as equipes devem ajustar os argumentos dos textos conforme a fase em que o lead se encontra. Caso contrário, ele pode acabar perdendo o interesse na solução porque não foi suficientemente nutrido com bons conteúdos ao longo da jornada de prospecção. 4. Utilize a inteligência emocional A racionalidade é sim muito importante na elaboração de texto persuasivo de vendas. Mas a inteligência emocional também é uma grande aliada nesse tipo de discurso, pois possibilita que o lead se identifique com a solução por meio de gatilhos que despertam sentimentos específicos. Esses sentimentos podem ser desde o desejo e a ambição por determinado produto até o medo e o receio de sair no prejuízo. O vendedor pode explorar essas emoções em sua abordagem de vendas para que o lead se sinta totalmente seguro com a solução e avance naturalmente pelo funil. 5. Aposte nos gatilhos mentais O uso dos gatilhos mentais tem tudo a ver com a inteligência emocional em vendas que falamos no tópico anterior. Embora essa técnica já seja utilizada pelos vendedores há muito tempo, nem todos sabem aplicá-la no momento certo. Isso pode acabar gerando desconfiança no lead em vez de atraí-lo para a negociação. Portanto, utilize esse recurso com sabedoria, para não parecer que você está empurrando um produto para o seu lead ou tentando convencê-lo a qualquer custo. Avalie também o contexto do seu lead para saber qual gatilho faz mais sentido no momento. O gatilho da prova social, por

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Técnicas de copywriting

5 técnicas de copywriting para vendas

As técnicas de copywriting já se tornaram indispensáveis no universo das Vendas, especialmente no contexto da transformação digital e da prospecção de clientes pela internet. Nesse sentido, espera-se que o profissional copywriter elabore o “copy” (texto) da maneira mais persuasiva possível para atrair os leads certos. O copywriting para vendas também está relacionado à abordagem comercial em si, naquele momento em que o vendedor já está em negociação com o cliente e precisa ser consultivo o bastante para convencê-lo a fechar negócio. É disso que falaremos neste conteúdo, trazendo 5 técnicas certeiras que vão ajudar seu time a converter mais e em menos tempos! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   O que é copywriting para vendas? O copywriting para vendas é um tipo de estratégia comercial que tem como objetivo atrair leads para o negócio. Na maioria das vezes, essa estratégia é aplicada por meio do Inbound Marketing, a partir de textos que despertem nas pessoas o interesse em conhecer determinado produto ou mesmo cadastrar-se para receber uma newsletter da marca. Podemos dizer que, com os avanços da era digital, os anúncios tradicionais perderam espaço para o copywriting, que acaba encurtando o caminho dos leads até a marca. Ou seja, hoje é o usuário que chega à empresa, graças às técnicas de copywriting que fazem com que esse usuário se identifique com o produto ou serviço que está ali em jogo.   Por que o copywriting é importante para os negócios? A utilização de textos persuasivos é uma estratégia importante não só para estimular a atração de potenciais clientes para o negócio, mas, também, para permitir que a empresa conheça melhor os leads que estão chegando à sua base. Trata-se, portanto, de uma via de mão dupla, pois assim a marca consegue atualizar constantemente o seu Perfil de Cliente Ideal conforme os índices de conversão proporcionados pelas técnicas de copywriting. Resumimos as vantagens desse processo a seguir: Atrai os leads certos Quando o copywriting é bem feito, as chances de a empresa captar leads qualificados é muito maior. Afinal, eles vão se identificar de imediato com o que está sendo proposto no texto e, dessa forma, serão atraídos para a negociação. É por isso que conhecer de antemão a sua persona faz toda a diferença para um copywriting de sucesso, pois assim você conseguirá atingir em cheio os pontos de dor dessa persona para que ela encontre no seu produto ou serviço a solução para o problema que está enfrentando. Potencializa sua base de dados Os textos de copy sempre vêm acompanhados de uma chamada para ação – as conhecidas Call To Action (CTA). Essa chamada é uma das grandes responsáveis por estimular o seu lead a estreitar laços com a empresa de alguma forma, seja baixando um material, seja solicitando um orçamento, seja se inscrevendo em um trial, por exemplo. Uma das vantagens dessa técnica é gerar informações para retroalimentar a base de dados da empresa, de modo que o time comercial tenha acesso ao contato telefônico, e-mail e outros informes da pessoa que está interessada naquele material.  Essa é mais uma das formas de encurtar o caminho até o lead, para então avaliar se ele tem mesmo fit com o negócio e, assim, dar sequência à prospecção. Permite entender melhor a persona A partir dos dados gerados por um copywriting bem feito, as equipes de Pré-Vendas e Vendas poderão compreender mais a fundo as dores daquele potencial cliente. Isso ajuda a desenvolver melhor as características do Perfil de Cliente Ideal (ICP) da empresa, de modo que as prospecções se baseiem nessas particularidades para captar leads cada vez mais quentes. Precisando atrair leads mais qualificados? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como encontrar as melhores oportunidades de negócio com base no histórico de sucesso da sua empresa!   5 técnicas de copywriting para vendas Vimos que a prática do Inbound Marketing é uma das técnicas de copywriting mais conhecidas em Vendas. No entanto, essas técnicas também podem ser trabalhadas durante a abordagem dos pré-vendedores na qualificação ou dos vendedores na negociação em si.  Por isso, listamos 5 dessas técnicas a seguir: 1. Saiba ao certo com quem você está falando Conhecer bem as personas do seu negócio é primordial para fazer um copywriting eficiente. No momento da negociação, por exemplo, você precisa saber ao certo com quem está falando, até para ter certeza se aquela pessoa tem mesmo o poder de decisão de compra. Caso contrário, nem vale a pena dar continuidade ao processo. Ser empático ao pensar no roteiro de abordagem também ajuda bastante a compreender sua persona. Procure se colocar no lugar do lead para avaliar se de fato aquele produto ou serviço tem utilidade para ele. Isso significa ser honesto e não cair na armadilha de “empurrar” um produto para o lead, o que acabaria gerando insatisfação e detratores para a sua marca. 2. Mostre ao lead que você é capaz de resolver o problema dele Quando um lead já está em estágios mais avançados do funil de Vendas, todo cuidado é pouco para não perdê-lo. Nesses momentos, concentre-se em priorizar o valor-agregado da solução que você está oferecendo, pois é isso que fará o prospect perceber que seu produto ou serviço resolverá o problema dele. Essa técnica é especialmente útil no segmento de vendas complexas, nas quais o funil tende a ser longo e o ticket médio mais elevado. Isso significa que se o prospect não tiver certeza quanto às funcionalidades e benefícios da solução, ele dificilmente fechará negócio.  Além de valorizar os diferenciais do seu produto, aproveite o momento para mostrar ao lead como essas características se aplicam no contexto dele. 3. Aprenda a utilizar os gatilhos mentais na hora certa Quem trabalha com Vendas sabe da importância dos gatilhos mentais para acelerar as decisões de

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planejamento de metas de vendas

Planejamento de metas de vendas para 2023

Certamente, o planejamento de metas de vendas é um dos caminhos mais eficientes para vender de forma inteligente. Afinal, quando planejamos as nossas ações, aumentamos a possibilidade de obter sucesso. A competitividade do mercado requer uma antecipação nos processos de vendas. E, para que uma empresa se prepare para enfrentar a concorrência, é necessário planejar os passos para materializar e tornar as vendas reais. Dada a importância dessa estruturação de objetivos, elaboramos este artigo sobre planejamento de metas de vendas. Vamos falar para que serve esse planejamento, daremos dicas para o ano de 2023 e mostraremos a relação com a inteligência de dados. Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   Para que serve um planejamento de metas de vendas? Para começar, é importante termos em mente que o planejamento consiste em coordenar ações para atingir objetivos específicos. Nesse caso, os objetivos são as metas de vendas.   Portanto, o planejamento de metas de vendas é a organização dos objetivos a serem seguidos e alcançados pela empresa no ano que segue. Ela serve para  promover a prospecção de leads certos para o seu negócio e impulsionar o fluxo de vendas. Como fazer planejamento de metas de vendas em 2023? Quando nos aproximamos de um novo ano, aumentamos as expectativas de que o que está por vir será melhor. Ficamos até mesmo mais motivados tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Mas, para que as melhorias aconteçam, é necessário que as metas sejam estruturadas de forma estratégica e organizadas em ações.  Para que a sua organização consiga tirar as metas do papel, algumas dicas podem ajudar no planejamento de metas de vendas: comece no ano anterior, ou no início do ano; use a tecnologia em vendas; determine os produtos que pretende vender; personalize o produto segundo o público-alvo; trace a estratégia de marketing; calcule os custos envolvidos no planejamento; tenha um plano B; apresente o planejamento; treine o time de vendas. Comece no ano anterior A liderança que começa o planejamento de metas de vendas no ano anterior, ou no início do ano, consegue obter algumas vantagens, como:  mais tempo para definir as suas tomadas de decisão; refletir os resultados alcançados; traçar ou manter novos procedimentos; sair na frente dos concorrentes. Além disso, essa atitude de antecipação, ajuda a garantir a continuidade do fornecimento de produtos e serviços oferecidos, principalmente, nos primeiros meses do ano.  Um dos motivos disso é que, em alguns casos, determinados fornecedores entram em recesso coletivo e param a produção, podendo assim faltar recursos como matéria-prima. Mas, se por algum motivo, não conseguir providenciar o planejamento de metas de vendas com antecedência, não deixe de fazê-lo. O importante é se preparar de forma inteligente, mesmo que haja atrasos. Use a tecnologia em vendas Durante a elaboração do planejamento de metas de vendas use e abuse dos recursos que a tecnologia de vendas oferece. A inteligência artificial (IA) e a automação vieram para ficar e nos ajudar em nossas atividades. Para isso, busque a ferramenta ideal para o seu negócio. Determine os produtos que pretende vender Se você fornece mais de um produto ou serviço, determine quais pretende vender no ano de 2023. Inclusive, pode ser que inclua mais alguns ou até mesmo retire aqueles que considera que não agregam mais valor para o seu estabelecimento. Para isso, analise as vendas de 2022, verifique quais são as tendências do mercado. Acompanhe os feedbacks dos seus clientes nas suas pesquisas de satisfação e nas redes sociais. Esses locais são ideais para conhecer a dor do seu público e ajudar a criar insights. Personalize o produto segundo o público-alvo Adaptar os produtos que podem ser personalizados durante a elaboração do planejamento de metas de vendas ajuda a sua empresa a ter um diferencial no mercado. Isso porque, nesse processo, é possível contactar com os departamentos de desenvolvimento e produção para analisar a possibilidade de personalização. Tenha em mente que todos, enquanto clientes, gostam de se sentir únicos. E, se o cliente souber que tem algum produto construído para atender às suas necessidades, a possibilidade de fidelidade com a empresa é certa. Trace a estratégia de marketing de vendas Para você traçar a estratégia ideal de marketing de venda, sugerimos que comece pela identificação do perfil do cliente. Isso é o que chamamos de Ideal Customer Profile (ICP). Fazendo isso, você encurtará o seu caminho para atingir o esperado no planejamento de metas de vendas, pois conseguirá captar e atingir o público certo para concretizar os negócios com o seu empreendimento. Calcule os custos envolvidos no planejamento O custo dos objetivos traçados no planejamento de metas de vendas é uma das primeiras perguntas que se deve responder para os diretores e acionistas. Afinal, eles querem resultados, mas não querem fugir do orçamento e prejudicar a saúde financeira do empreendimento. Portanto, faça orçamento de todas as ações previstas no seu planejamento, programando os investimentos para executar cada atividade. Tenha um plano B e seja flexível Tenha um plano B quando elaborar o planejamento de metas de vendas. Por exemplo, o cenário do mercado pode sofrer alguma alteração que force sua empresa a  mudar alguns objetivos. Desse modo, seja flexível e aberto a novas ideias, estando sempre atento ao mercado e ao comportamento do cliente.  Apresente o planejamento Assim que tiver todas as metas traçadas e conferidas, é chegada a hora de apresentar o seu planejamento para os CEOs, investidores e demais componentes da direção do empreendimento. Para valorizar o seu trabalho, elabore um evento bem profissional. Construa slides com dados e informações relevantes. Evite exageros para não desgastar os participantes. Limite-se a convidar as pessoas certas, ou seja, que tenham influência e com capacidade de tomada de decisão nesse processo. Certifique-se de que a data, o horário e o local sejam convenientes para todos.   Treine o time de Vendas Após a

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como vender mais com inteligência comercial

5 dicas de como vender mais com inteligência comercial

A automação das operações aliada à uma qualificação aprofundada ajuda a vender mais com inteligência comercial, pois conecta os vendedores aos leads certos e permite que eles aproveitem melhor o tempo em atuação. O aparato tecnológico é indispensável nessa busca pelo uso inteligente dos dados comerciais. Só é possível fazer um trabalho eficaz com a inteligência comercial se o gestor disponibilizar as ferramentas certas para a equipe. Pensando nisso, preparamos este conteúdo que traz 5 dicas de como vender mais contando com softwares especializados e fazendo o uso estratégico dos dados comerciais. Continue a leitura e veja o que você precisa para impulsionar seus resultados! Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.   O que é inteligência comercial O conceito de inteligência comercial — também conhecida como inteligência de mercado — significa a combinação de ações estratégicas baseadas na análise de dados. Esses dados podem ser tanto as informações relacionadas aos leads em si, quanto os dados gerados pelas operações comerciais: taxa de conversão, tempo de negociação, entre outros indicadores relevantes. Vale lembrar ainda que a inteligência comercial abrange não só a análise quantitativa das informações, mas, também, a análise qualitativa, de modo que o gestor possa identificar gargalos em sua operação para além do que os números estão dizendo. Afinal, vender mais com inteligência comercial não é sobre compilar estatísticas, mas, sim, saber o que elas querem dizer e utilizá-las para guiar o planejamento estratégico. Vamos aos dados mais frequentes que podem basear seu processo de inteligência comercial B2B. Informaçoes sobre: O perfil de compra dos clientes Perfil demográfico e de consumo; Dores de mercado enfrentadas por eles; Desafios e tendências do segmento de atuação; Aspectos importantes para a decisão de compra; Grau de decisão de compra do prospect. A performance das vendas Ticket Médio do produto ou serviço; Custo de Aquisição por Cliente (CAC); Tempo médio de negociação; Lifetime Value (LTV); Taxa de conversão; Taxa de churn; Índice de satisfação dos clientes. As soluções da empresa Desempenho de cada produto; Características, funcionalidades e diferenciais; Valor agregado das soluções; Aplicabilidade da solução no contexto dos leads.   5 dicas para vender mais com inteligência comercial Vamos agora às dicas práticas para utilizar a inteligência comercial no dia a dia das operações, considerando-se, sobretudo, a automação de tarefas e o uso correto dos indicadores-chave. 1. Automatize as operações comerciais A sobrecarga de trabalho é um dos problemas mais frequentes em empresas que precisam gerenciar uma base de leads ampla. A automação de tarefas minimiza bastante esse problema porque permite que as equipes utilizem melhor o tempo operacional.  Atividades como follow-ups para manter o fluxo de cadência podem ser automatizadas, assim como a própria qualificação dos leads, de modo a otimizar a rotina de trabalho. A filtragem automática dos leads, por exemplo, é fundamental para enxugar a base de contatos e possibilitar que os vendedores trabalhem somente com chances claras de negócio.  Assim, nem a Pré-Venda nem o departamento de Vendas ficam sobrecarregados com atividades manuais. Além disso, o risco de erros por falhas humanas ou distrações passa a ser consideravelmente menor. Como anda a passagem de bastão entre pré-vendedores e vendedores na sua empresa? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como avaliar o fornecimento de oportunidades pela Pré-venda.   2. Priorize a qualificação aprofundada Sabemos que há muitas prioridades na hora de definir um planejamento de Vendas B2B. No entanto, antes de se preocupar em ajustar o funil e definir estratégias de conversão por etapas, os gestores devem priorizar a qualificação aprofundada dos leads. Como vimos no tópico anterior, é isso que permite entregar aos vendedores oportunidades concretas de negócio. Assim, ao trabalhar leads maduros, as equipes conseguirão conduzir os prospects com mais facilidade pelo funil, aproveitando melhor o tempo em atuação e garantindo uma jornada de compra satisfatória para o cliente. 3. Trabalhe com dados ricos e centralizados Lendo até aqui, você já compreendeu que o uso estratégico dos dados é a melhor forma de vender mais com inteligência comercial. No entanto, é praticamente impossível ser bem-sucedido nessa tarefa se você trabalhar com uma base descentralizada e que contenha apenas informações superficiais. Nesse sentido, quanto mais profundos forem os dados a respeito dos leads – dores de mercado, principais objeções, orçamento disponível etc. – mais facilidade o vendedor terá para elaborar um roteiro personalizado e consultivo. Assim, o lead se identificará de imediato com o produto ou serviço em questão e terá mais segurança para fechar o negócio. 4. Saiba quais são os indicadores-chave Falamos sobre a importância de unificar a base de dados da empresa para que todos os colaboradores tenham acesso às informações sobre perfil de compra dos leads e, também, sobre os resultados do processo comercial em si. Dentro dessa vasta gama de indicadores, alguns tendem a ser mais relevantes. Esses são os chamados indicadores-chave, os quais estão totalmente relacionados ao planejamento estratégico da empresa. Acompanhá-los de perto é essencial para validar os esforços do seu time, identificando quais estratégias devem ser aprimoradas e quais estão trazendo os resultados previstos. Pode ser que um tempo de negociação elevado, por exemplo, sinalize gargalos no seu funil de venda. Do mesmo modo que um CAC alto indica que pode haver falhas na qualificação. Ficar atento a esses indicadores é a melhor maneira de corrigir essas falhas e aprimorar o processo comercial de ponta a ponta. 5. Conte com o software certo Todas as dicas que listamos anteriormente podem ser facilmente aplicadas se você conta com ferramentas inteligentes na sua operação. Softwares de qualificação de leads B2B, por exemplo, aceleram as vendas porque atuam já na filtragem das oportunidades para que o time comercial consiga identificar os leads certos de forma confiável. Essas ferramentas atuam também na organização do fluxo de tarefas, de modo que os colaboradores sigam o passo a passo da

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venda consultiva outbound

Venda consultiva: use as informações da pré-venda para convencer (e vender)

As empresas que adotam a venda consultiva outbound para fechar negócios reconhecem algo de valor no método: a importância de dispor de boas informações sobre o lead antes de abordá-lo.Ou seja, uma venda consultiva outbound oferece suporte para a conversão do lead. Mas isso só é possível com o uso de boas informações obtidas pelo pré-vendedor. Mais que isso, também sabemos que a comunicação e a passagem de bastão entre os times de Pré-venda e Venda são, muitas vezes, pontos de atenção. Por isso, decidimos dar uma força!  A seguir, vamos abordar o papel da Pré-venda em uma venda consultiva. Também comentaremos os processos que um bom pré-vendedor deve aplicar para o engajamento do lead.  Nós acreditamos no poder da área de Pré-vendas, pois ela pode transformar os resultados do processo comercial com uma dose de assertividade. Quer entender como o vendedor deve receber informações da Pré-venda e o que extrair delas para ser mais assertivo? Acompanhe o texto e veja como tornar as abordagens mais efetivas, aumentando a conversão em vendas.   Como realizar uma venda consultiva outbound?  Outbound é uma técnica ativa de prospecção. Ou seja, a venda consultiva outbound acontece quando os vendedores vão em busca do lead, fazendo a busca ativa por potenciais clientes.  Isso é o contrário de estratégias inbound, onde é feita a atração dos leads até os seus canais, como blog, site e redes sociais, por exemplo.  A venda consultiva outbound pode gerar resultados muito positivos, porém requer estratégias e processos muito bem alinhados. Caso contrário, estará somente tomando o tempo e recursos de vendedores — ou ganhando fama de empresa que aborrece o cliente. Um dos primeiros passos para realizar a venda consultiva outbound é a cold call. Ou seja, o primeiro contato que é feito somente baseado em pesquisas que o pré-vendedor realizou. Esse é o momento que você pode atrair ou afastar o cliente em potencial.  Saiba mais | O momento perfeito para ligar   O papel do pré-vendedor na venda consultiva  O aumento de oportunidades através de ferramentas digitais não significa conversão em vendas. Isso porque a crescente dificuldade de se conectar com os compradores e o tempo escasso (e caro!) dos vendedores podem prejudicar os resultados da empresa.  Por isso, a necessidade de aumentar o rendimento das equipes de Vendas levou a dois fatores. São eles a especialização e a divisão de tarefas dos times. Para garantir um aumento imediato de até 7% na taxa de fechamento de negócios, conforme pesquisas confirmam, essas equipes têm sido repensadas e divididas. Os Inside Sales Representatives, vendedores, agora contam com o apoio dos Sales Development Representatives (SDRs), os pré-vendedores. A atuação desses profissionais visa solucionar pontos críticos para quem adota o método de venda Inside Sales ou Field Sales. Chamamos eles de produtividade e assertividade. É o que um estudo da empresa Vorsigth atesta.  A adaptação do processo otimizou os contatos com os leads. E, além disso, liberou os vendedores para conversas com alto potencial de conversão. Confira os dados: Número de ligações para o lead avançar no funil de vendas: 22,5, em média; Número de conversas com o lead avançando no funil até o agendamento com um vendedor: 3, em média. Ou seja, para que um SDR agende uma reunião do lead com um vendedor, ele precisa realizar em média 23 ligações de prospecção! Já imaginou quanto tempo ele precisa dedicar para essa atividade para gerar 3 oportunidades por dia? Será que os vendedores conseguiriam bater as metas caso tivessem de prospectar? Daí, a importância do pré-vendedor. Os pré-vendedores assumiram a responsabilidade de abordar o lead. Analisando perfis e entendendo o processo da jornada de compra. Mais do que isso, eles obtêm informações mais genéricas, porém importantes para criar um rapport.  Esses dados são ricos para que, quando o SDR conclua as etapas do processo – ou seja, quando o vendedor conversar com o lead –, ele esteja munido de informações que o ajudem a converter em vendas. E quais são essas informações? Segundo Eduardo Martins (CEO da Exact Sales), há uma prática simples a ser aplicada. Antes de pensar nos dados para a qualificação de leads, estabeleça no setor um processo de venda consultiva.  Para isso, algumas boas práticas são:  Converse com clientes potenciais e descubra o que eles precisam saber para comprar sua solução; Construa um banco de dados com seus melhores resultados em vendas e encontre padrões de perfil, padrões comportamentais de seus leads ao longo da jornada de compra; Crie um roteiro baseado nos filtros de vendas.  Além disso, para ter sucesso nessa iniciativa, você precisa garantir que o principal produto desta ação terá qualidade e estará bem protegido: a informação coletada. Se necessário, adapte seus recursos para investir em ferramentas que facilitem a coleta e a troca de informações entre Pré-vendas e Vendas e na gestão de vendas, como um todo.  Os softwares de LRM com replicação de conhecimento podem ser excelentes aliados! Dando conta disso, é hora de estruturar a qualificação.   Filtros de qualificação para uma venda consultiva outbound Cada organização deverá pensar em quais são os dados fundamentais para realizar a venda consultiva B2B, independente da área ou do segmento.  No entanto, é primordial que, dentre elas, apareça a identificação da dor do lead. Segundo a Impact Communications, 70% das pessoas tomam decisões a fim de sanar problemas. Apenas 30% o fazem pensando em ganhos. Portanto, essa é a principal pergunta que o pré-vendedor deve responder ao vendedor: qual a dor de cada lead? A partir dessa resposta, é possível filtrar o perfil dos leads. Trabalhando apenas com aqueles que têm real necessidade da solução oferecida. Outras informações importantes para a filtragem: Dados não obtidos em conversões de landing pages, sites institucionais, LinkedIn etc; Dúvidas obtidas através da comunicação com os leads; Estágio do funil em que eles se encontram; Complicações que os impedem de fechar negócio. Porém apenas identificar a dor pode não ser o suficiente. Empresas e pessoas têm diferentes procedimentos ao cumprir com objetivos. Algumas são mais cautelosas,

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x hacks para venda complexa saiba como superar os desafios

Hacks para venda complexa: saiba como superar os desafios

Só quem trabalha com vendas complexas sabe o sufoco e quanto esforço é necessário para chegar ao tão almejado fechamento da venda. Preparar os vendedores, compreender o nicho, acompanhar cada passo da venda… Tudo parece uma dor de cabeça imensa, mas com alguns hacks de vendas complexas sua vida ficará mais fácil e seus resultados muito mais satisfatórios!

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