Vender está entre as responsabilidades do CEO? E entre as suas? Se a sua empresa faz negócios B2B, os papeis nem sempre são claros. Reunimos aqui as dores – e as estratégias de vendas consultivas – para cada membro da sua equipe.
Tempo de leitura: 3 minutos Você vai ler sobre:
- Vendas complexas
- Estratégia comercial
- Processos comerciais
O texto é antigo, mas muito bom. O indiano Ashtoush Bijoor reuniu nesta apresentação as dores e necessidades de cada stakeholder no processo de vendas B2B. Traduzimos elas para você melhor alinhar suas estratégias de vendas consultivas. Salve este link entre os seus favoritos: essa é a nossa pequena biblioteca de referência de vendas B2B. Para cada item, uma sugestão de aprofundamento: seja diagnóstico ou solução.
Alta gestão: CEO, COO, CXO, CIO, CFO…
As responsabilidades do CEO variam de empresa para empresa, de acordo com o porte. Mas a Diretoria, como um todo, define as estratégias de vendas consultivas. A base está nos interesses institucionais: este grupo assume a definição de objetivos, planejamento, organização, direção e controle. A alta gestão faz o planejamento estratégico de toda a organização: é genérico, sintético e abrangente. O foco de atuação está em objetivos de longo prazo… tais como atingir 30% de market share em 5 anos. Dores:
- Longos ciclos de venda
- Baixa taxa de conversão
- Equipe inexperiente com poucas competências de vendas
- Produtos comoditizados
- Demanda imprevisível e estocagem excessiva
Soluções:
- Acelerar o ciclo de vendas
- Aumentar a taxa de conversão
- Melhorar aproveitamento das competências disponíveis
- Analisar mercado para melhor resiliência e adaptação a cenários de crise
- Forecast centralizado para a previsão de demanda com base no funil de vendas
- Organização de estoque e produção para entrega imediata
Executivos em geral
Os gerentes definem as táticas (planos de ação) e asseguram sua execução, de modo que as estratégias de vendas consultivas saiam do papel. A capacidade analítica destes profissionais é aplicada para articular diferentes hierarquias e stakeholders. Executivos se responsabilizam por planos detalhados e com metas de médio prazo. Cada unidade do negócio é abordada separadamente. Para atingir 30% de market share em 5 anos, focaria em desenvolver e lançar um novo produto em 1 ano, por exemplo. Dores:
- Poucas oportunidades de negócio
- Demanda imprevisível
- Longo espaço de tempo entre geração de demanda e entrega da solução
Soluções:
- Estabelecimento de SLAs entre as equipes para a nutrição e qualificação de leads
- Compartilhamento de dados ricos da base para todos os gestores, viabilizando planejamento realista
- Gestão de suprimentos e estoques facilitada por dados de intenção de compra
Gestão de vendas
O gerente comercial é o principal especialista em vendas, dentre os executivos – ou seja, é o principal agente de implantação das estratégias de vendas consultivas. Neste exemplo em que um novo produto está sendo desenvolvido, ele organizará a equipe de pré-vendas e vendas para dar latência às dores dos leads. Deste modo, a demanda já estaria gerada para uma rápida conversão no momento de lançamento. Dores:
- Grande volume de leads
- Alto custo de aquisição de clientes
- Pouca receita gerada por cliente
- Equipe ineficiente
Soluções:
- Rastrear a transferência de leads ao longo do funil de vendas para identificar gargalos
- Usar estratégias de argumentação e aceleração de vendas
- Estruturar relação com parceiros para aumentar alcance e reduzir custos de aquisição
- Munir equipe de Vendas com informações essenciais
Implementação e apoio ao cliente
Supervisores, consultores, pessoal administrativo. Todos executam as tarefas e operações que dão suporte às estratégias de vendas consultivas. São pré-vendedores, vendedores, pós-vendedores e equipes de suporte técnico e sucesso do cliente. De nível operacional, tem planos detalhados e específicos, para execução de curto prazo. Cada tarefa é abordada individualmente. Digamos: identificar leads, prospectá-los, qualificá-los, nutri-los e convertê-los. Dores:
- Pedidos, contratos e especificações técnicas incompletas, inconsistentes ou inviáveis
- Cadastros com conflitos de informação
- Descontos excessivos
- Implementação não-satisfatória
- Adiamentos, abandono e churn
Soluções:
- Monitorar leads por viabilidade técnica e comercial, para discernir intenção e potencial de compra
- Definir responsáveis por criar e personalizar ofertas
- Disponibilizar para a equipe de Vendas informações de perfil e contato
Empresas clientes, parceiros e fornecedores
A rede de parceiros é especialmente importante para empresas que trabalham com nichos. É o caso da venda de máquinas e equipamentos: (a) quando falta matéria-prima, prazos de entrega se tornam inviáveis e (b) indicações de clientes são porta de entrada para outras oportunidades B2B. Dores:
- Processo de vendas de fornecedores não condiz com processo de compras da empresa
- Lentidão no processo de vendas
- Itens indisponíveis no estoque
- Longas esperas até a entrega da solução
Soluções:
- Alinhamento de expectativas desde o começo do processo
- Priorizar fornecedores com base em capacidade de resposta
- Estabelecer canais de feedback
Torcemos para que você tenha, agora, melhor noção das responsabilidades do CEO e dos demais profissionais da empresa. Contate um de nossos consultores para saber como alinhar a estratégia da sua empresa a um melhor desempenho em vendas.