Software de sales engagement: tudo o que você precisa saber

software de sales engagement

O software de Sales Engagement vem se consolidando no universo B2B como uma tecnologia essencial para guiar a interação com os leads ao longo de todo o ciclo de Vendas. Enquanto o clássico CRM organiza e registra as interações com os leads, o  Software de sales engagement vai além e sugere as melhores ações comerciais a partir de dados ricos e estruturados.

É por isso que trabalhar com esse tipo de ferramenta traz uma série de vantagens já em curto prazo para a empresa, a começar pela fluidez na rotina corporativa e aumento da produtividade das equipes. A identificação dos leads certos é outro grande diferencial, pois a qualificação refinada que é feita pelo software evita que seu funil fique poluído com leads desinteressados.

Pensando na importância desse software para as vendas complexas, preparamos este conteúdo que explica as funcionalidades da ferramenta e como explorar ao máximo os benefícios de uma plataforma de sales engagement. Continue a leitura e entenda como essa tecnologia de ponta ajuda a transformar sua equipe em uma máquina de vendas!

Se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.


Tempo de leitura: 8 minutos.

Neste artigo você verá:


O que é um software de Sales Engagement?

O software de Sales Engagement é uma ferramenta inovadora muito utilizada nas vendas complexas no mercado B2B. Seu objetivo principal é promover o engajamento entre as partes do processo de vendas, considerando-se sobretudo a atuação dos pré-vendedores. Afinal, o fluxo de engajamento começa já na Pré-venda.

O conceito de sales engagement, portanto, abrange todas as interações com os leads, desde o momento em que ele é abordado por um pré-vendedor até o fechamento do negócio com um vendedor consultivo.

É importante ressaltar que esse processo é uma via de mão dupla, ou seja, o software de Sales Engagement opera tanto nas atuações do seu time comercial quanto nas ações do seu lead durante a negociação.

Isso porque uma das funções da ferramenta é manter o lead engajado por meio de follow-ups bem construídos e cadências automatizadas para que o contato nunca se esfrie. Assim, durante o tempo de espera por uma reunião de vendas, por exemplo, o software faz a nutrição desse lead com materiais ricos que vão reforçar o interesse dele no produto ou serviço que a empresa oferece.

 

Benefícios do software de Sales Engagement

Já compreendemos que o software de Sales Engagement possibilita vivenciar a jornada do seu lead do início ao fim, antevendo os comportamentos de compra para, assim, colocar em prática estratégias de conversão compatíveis. Isso só é possível devido ao rigoroso trabalho com a inteligência de dados guiado pela ferramenta.

É esse trabalho analítico que permitirá conhecer a fundo seu lead e elaborar um roteiro consultivo que o fará estabelecer um laço de confiança para seguir adiante no funil.

Podemos então resumir da seguinte forma os principais benefícios de uma plataforma de sales engagement:

 

Racionaliza a análise dos dados comerciais

Já faz algum tempo que o trabalho com Business Intelligence se tornou um grande pilar em Vendas, especialmente no mercado B2B, no qual o funil tende a ser mais longo. Racionalizar a análise de BI é algo decisivo para entender o que esses dados querem dizer e, assim, obter os insights que vão guiar as interações do pré-vendedor com o lead. Isso evita sobrecarga de trabalho e o uso equivocado dos dados comerciais.

Você sabe como utilizar os dados da Pré-Venda a favor da sua estratégia comercial? Aproveite esta dica do nosso CEO Théo Orosco e veja como aproveitar melhor as conversas com seus prospects!

 

Aprimora os processos decisórios

Os softwares de sales engagement sugerem ações com base em dados, como dissemos anteriormente. Dessa forma, a tomada de decisões fica mais assertiva não só para o gestor no momento de corrigir gargalos no processo comercial, mas, também, para os colaboradores na hora de abordar o lead e saber ao certo o que dizer para que ele não abandone a negociação.

 

Permite encontrar os leads certos

Encontrar os leads certos é o caminho mais curto para uma taxa de conversão acelerada. Afinal, trabalhando com uma base de clientes potenciais e sabendo conduzir uma abordagem consultiva, você dificilmente perderá negócios.

O Software de sales engagement é imbatível também nesta tarefa, pois automatiza a qualificação dos leads e a torna mais refinada, identificando os leads que têm fit com seu negócio para que sua equipe não perca tempo tentando converter oportunidades pouco maduras.

 

Impulsiona a produtividade das equipes

Todos os benefícios citados nos tópicos acima convergem para o aumento da produtividade das equipes. Isso porque, com uma qualificação aprofundada, uma base de leads quentes e um roteiro estruturado, os colaboradores conseguem otimizar as interações com os prospects e encurtar o funil comercial. Dessa forma, seu time poderá bater metas cada vez mais promissoras e manterá a motivação lá no alto.

 

Software de Sales Engagement é o mesmo que CRM?

Não. Embora seja comum dizer que o software de Sales Engagement funciona “tipo” um CRM, as duas ferramentas têm funções diferentes. O CRM (Customer Relationship Management) é o recurso que armazena e registra informações e histórico de contatos com os leads.

O software de Sales Engagement, por sua vez, é mais voltado para acelerar as demandas da prospecção, com foco na abordagem consultiva e no conhecimento prévio do perfil de cada lead. Isto é, enquanto o CRM registra o histórico de dados, o software de Sales Engagement utiliza essa base para sugerir os próximos passos da cadência.

 

Preciso ter os dois?

Sim. Podemos dizer que o CRM e o software de Sales Engagement se complementam muito bem no sentido de conhecer a fundo o lead e saber como abordá-lo para não perder a venda. Se, por um lado, o CRM trabalha de uma forma mais “mecânica” no registro de dados comerciais, o software de Sales Engagement supre a lacuna do fator humano possibilitando uma abordagem mais personalizada e empática com os leads.

 

Por que contratar um software de Sales Engagement?

Ao longo do conteúdo, já demos várias pistas do quanto um software de Sales Engagement é fundamental para a fluidez e assertividade do processo de Vendas B2B. Se você quer um motivo principal para contratar esse tipo de ferramenta, podemos destacar a qualificação aprofundada dos leads, que permite separar o “joio do trigo” para que seus vendedores trabalhem somente as chances claras de negócio.

Um software como o Exact Spotter, plataforma de Sales Engagement da Exact Sales, detecta o fit de negócios dos leads para identificar qual o grau de prontidão de compra envolvido. Dessa forma, sua equipe saberá quais são as oportunidades mais quentes a partir de um sistema de pontuação baseado na confiabilidade das estatísticas e no histórico de sucesso da sua empresa.

Além disso, o software reúne diversas outras vantagens que aprimoram o planejamento estratégico por meio da correção de gargalos e gestão otimizada dos indicadores do negócio.

Isso permite manter o funil sempre ajustado e com estratégias de conversão definidas por etapas, de um modo totalmente alinhado com as expectativas e a jornada do seu perfil de cliente ideal.

 

Como a Exact Sales ajuda as empresas?

A Exact Sales é parceira das empresas líderes de vendas no mercado. O Exact Spotter, ferramenta de aceleração de vendas B2B da Exact, é hoje o maior software de Sales Engagement da América Latina. Desenvolvido com metodologia própria, essa ferramenta faz uma análise estruturada dos fatores técnicos e situacionais que influenciam a jornada de compra.

É isso que permite identificar quais os leads certos para o seu negócio e quais as melhores estratégias para convertê-los, sempre com foco em um roteiro de abordagem dinâmico e personalizado.

A combinação entre qualificação assertiva, gestão guiada por indicadores sólidos e equipes munidas de dados ricos resulta em conversões aceleradas e clientes sempre satisfeitos.

A seguir, pontuamos os principais recursos e diferenciais do software de Sales Engagement da Exact Sales:

  • Coleta de dados ricos e análise das métricas e KPIs do negócio;
  • Qualificação profunda com lead scoring e score de similaridade;
  • Features de derivação de perguntas e cadências automatizadas;
  • Controle das etapas do funil e identificação de gargalos;
  • Gestão otimizada das equipes e ajuste inteligente de metas;
  • Dashboards por nível de usuário e organização do fluxo de trabalho;
  • Automatização de processos com definição de playbooks de atividades;
  • Registro do histórico de interações com os leads e gravação das chamadas.

Todos esses recursos permitem uma atuação mais estratégica e certeira em Vendas B2B, de modo que sua equipe consiga explorar ao máximo os dados comerciais para gerar inteligência de mercado e replicar cada vez mais padrões de sucesso.

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Equipe Exact

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