Ferramentas para vendas: integre soluções e facilite sua operação

ferramentas para vendas

Trabalhar com ferramentas para vendas é um pré-requisito na era da transformação digital. Integrá-las é outra necessidade para as empresas que buscam otimizar processos e reduzir custos operacionais. Afinal, a integração de soluções possibilita controlar com mais praticidade e agilidade tudo o que diz respeito ao processo comercial.

No caso das vendas complexas, contar com esses recursos é ainda mais importante. Como, de forma geral, se trata de um funil comercial mais longo, ter acesso facilitado aos dados comerciais envolvidos na operação é o que vai tornar a rotina de trabalho mais fluida e impulsionar a taxa de conversões.

Neste artigo, mostraremos como você pode fazer isso, na prática, integrando sistemas inteligentes para qualificação de leads, organização do fluxo de trabalho e gestão facilitada das equipes. Continue a leitura e entenda como funciona!

E se você se interessou pelo assunto e quer ter leads mais qualificados para melhorar seus resultados em vendas, nós podemos ajudar sua empresa! Depois de aproveitar o conteúdo, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.


Tempo de leitura: 9 min

Você vai ler sobre:

  • Por que investir em ferramentas para vendas?
  • A integração de sistemas via plataformas de APIs
  • Os diferenciais de uma ferramenta LRM para vendas

Por que investir em ferramentas para vendas?

Os avanços tecnológicos revolucionaram as rotinas de trabalho nos mais diversos segmentos de operação. Em Vendas, não seria diferente. 

Esse setor é um dos que mais se beneficia das tecnologias da Inteligência Artificial para tornar os processos mais eficientes e confiáveis.

Por isso, investir em ferramentas inteligentes se tornou algo obrigatório para as empresas que buscam crescer de forma escalável. 

Com o auxílio desses recursos, todas as tarefas corporativas passam a ser executadas de forma estratégica. Isto é, a partir de metodologias minuciosamente desenvolvidas para alcançar resultados específicos.

Tudo isso, é claro, de forma automatizada e sem que sua equipe precise perder tempo operacional gerenciando um mar de informações que muitas vezes não leva a lugar algum. 

Nesse sentido, o que as ferramentas para vendas fazem é justamente estruturar todos os dados envolvidos em um processo comercial para identificar os smart leads, acelerar as cadências e aprimorar as abordagens.

O Exact Spotter, da Exact Sales, é um exemplo de software de qualificação de leads que trabalha com inteligência de mercado para otimizar as operações comerciais do início ao fim, desde o planejamento estratégico até a gestão dos colaboradores.

O Spotter consegue identificar, por exemplo, que “x”% dos leads que fecharam negócio com a empresa responderam de determinada maneira, sinalizando assim certos padrões de abordagem que podem ser replicados na prospecção para acelerar a taxa de conversões do seu time. 

Assista este vídeo com nosso CEO Théo Orosco e saiba mais sobre como encontrar leads similares ao seu histórico de sucesso! 

As vantagens de investir em ferramentas inteligentes resumem-se em economia de tempo e dinheiro. 

Esses aspectos, por si só, representam o que há de mais valioso em um processo comercial. Especialmente em vendas complexas, tempo é um artigo de luxo. 

Por isso, acelerar conversões e ainda reduzir o CAC implementando estratégias mais assertivas significa um crescimento sólido, consistente e sustentável.

 


A integração de sistemas via plataformas de APIs

Para explorar ao máximo as vantagens das ferramentas para vendas, é preciso que as soluções inteligentes utilizadas pela equipe operem de forma integrada

Ou seja, elas devem possibilitar o compartilhamento de dados e o acesso ágil por meio de uma interface que se retroalimenta conforme cada solução vai sendo atualizada.

As tecnologias de APIs (Application Programming Interface) viabilizam esse processo, permitindo a integração de diversos softwares para uma interpretação facilitada dos dados e uma alimentação do sistema em tempo real.

Nessa interface na qual os sistemas interagem simultaneamente, as tarefas ficam automatizadas de acordo com os fluxos pré-definidos pela gestão.

Dessa forma, sempre que determinada informação for obtida em uma das soluções, o sistema automaticamente dá início às outras ações que vão complementar o processo. Isso é fundamental para acelerar os follow-ups e cadências.

Por exemplo, o Spotter da Exact Sales tem integração nativa com alguns softwares de CRM, e outros sistemas para agenda, e-mail e automação de marketing, além de outras interações possibilitadas por APIs. 

Vale destacar que uma integração nativa é definida pela incorporação de dois softwares planejados e programados pelo mesmo fornecedor. É feita com base em rotinas internas, utilizando um mesmo banco de dados, evitando, assim, a duplicidade de informações ou uma falha de funcionamento em caso de alguma mudança de protocolo.

Já a integração via API permite conectar dois sistemas de fornecedores diferentes, permitindo que dois softwares conversem entre si sem a necessidade de intervenção de um usuário. Isso facilita 

Portanto, ao contar com essas integrações, nativa ou via API, todos os dados, registros e acontecimentos estarão funcionando como um sistema unificado, e não mais divididos em pequenas partes que dependem da ação humana para se conectarem. 

É por isso que ferramentas para vendas que operam de forma integrada são a chave do sucesso para o seu negócio, garantindo o retorno sobre o investimento e mantendo seu time engajado por completo.

 

Os diferenciais de uma ferramenta LRM para vendas

Os softwares LRM (Lead Relationship Management) são ferramentas que se integram perfeitamente ao CRM e outras ferramentas de automação para o controle total da jornada do cliente. O Exact Spotter, que falamos acima, é atualmente o único software LRM nacional.

A solução opera a partir de metodologia própria para qualificar leads em profundidade e sugerir ações com base em dados

Assim, o time comercial passa a trabalhar com a confiabilidade das estatísticas em todas as fases da negociação. Do mesmo modo, o gestor ganha segurança para avaliar a performance de seu grupo, por meio de indicadores sólidos que geram insights valiosos sobre as operações de vendas.

Isso é possível graças à inteligência artificial que comanda as features do Spotter, como o sistema de qualificação baseado em lógica booleana e lead scoring, que indica o grau de maturidade dos leads que chegam à empresa. 

Em relação à coleta de dados e levantamento de métricas e KPIs de venda, o Spotter também é imbatível, estruturando todas as informações relevantes para que o gestor saiba ao certo o que aqueles números querem dizer.

Esses aspectos naturalmente se refletem na produtividade dos colaboradores. Primeiro porque, com o auxílio do software, eles estarão trabalhando somente as oportunidades claras de negócio. Segundo, porque o sistema integrado manterá sempre à mão os dados que o vendedor precisa para prospectar com segurança e assertividade. 

A seguir, pontuamos as funcionalidades do Spotter conforme suas principais frentes de atuação.  

Qualificação aprofundada dos leads

  • Pré-configuração de filtros de qualificação de leads;
  • Estímulo à coleta de dados ricos ao gerar interesse dos leads;
  • Detecção de fit de negócios com base em lógica booleana;
  • Segmentação de leads por sistema de pontos (lead scoring).

Produtividade e alinhamento das equipes

  • Automatização de processos com definição de playbooks de atividades;
  • Derivação de perguntas em roteiros dinâmicos de abordagem;
  • Histórico de interação com leads e registro de ligações;
  • Transferência de leads guiada por dados coletados;
  • Gestão de agendamentos de oportunidades com potencial de vendas;
  • Canal de feedback entre Pré-vendedores e Vendedores com base em qualidade de entrega.

Gestão facilitada do time comercial

  • Dashboards específicos por nível de usuário;
  • Cruzamento de dados para geração de inteligência mercadológica;
  • Relatórios personalizáveis, com múltiplas opções de gráficos e envio automático;
  • Gamificação da operação de Pré-vendas para metrificação da produtividade e cálculo de bonificação;
  • Controle de metas e bonificação do time de Pré-vendas;
  • Direcionamento da abordagem comercial para maior poder de persuasão em Vendas.

São tantas as possibilidades das ferramentas para vendas que, muito provavelmente, você já se convenceu da importância de contar com essas soluções o quanto antes, impulsionando os resultados da sua empresa e otimizando o tempo operacional da sua equipe.

Está decidido a acelerar suas vendas e entrar pro ranking das empresas que mais crescem no Brasil? Então agende um diagnóstico gratuito e veja o Exact Spotter em ação!

 


software vendas exact sales

Equipe Exact

Compartilhe

Você pode também se interessar por:

Ei, onde você vai?
Não perca nossas nossas condições especiais para março!
Agende uma demonstração agora mesmo!